Guilherme Chokailo e Rodrigo Guerin compartilham insights valiosos sobre os primeiros passos da advocacia em cidades do interior (pequeno e médio porte), além de dicas de marketing digital para advogados iniciantes.
Nesse conteúdo separamos os principais insights do bate-papo disponível no 3MINDCAST.
Qual é o diferencial do advogado que atua em cidades do interior?
Em curto prazo a cidade pequena é mais fácil para o advogado iniciante, primeiro porque as despesas iniciais são menores e o networking é facilitado. Mas a longo prazo, mesmo em cidades com potencial de crescimento alto, existe uma limitação de clientes, e neste caso atuar em Cidades próximas também é fundamental.
A advocacia em cidades do interior é mais amigável, mais fácil de entrar, a cidade grande já tem escritórios de advocacia consolidados. No interior o boca a boca ainda funciona muito também, pois não existe o estigma das grandes bancas.
Advocacia generalista ou nichado: quem tem mais sucesso em cidades do interior?
Nas cidades menores é mais difícil começar um escritório de advocacia muito nichado, geralmente você começa full service e coloca um prazo para depois focar no nicho que você quer.
No interior geralmente o advogado é conhecido como o advogado da região, por isso é importante que ele seja mais generalista e atenda várias áreas. Também é possível fazer parcerias com outros advogados e isso ajuda a atender vários ramos da advocacia mantendo o cliente próximo de você.
Quais são ações mais comuns para fazer prospecção de clientes?
No início trabalhávamos muito com ações menores como multas de trânsito, com isso conseguimos segurança dos clientes para pegar ações maiores como cassação e suspensão de carteira ou embriaguez, por exemplo. Por isso é importante começar com ações menores dentro do seu nicho, para então se especializar e pegar demandas maiores.
As causas empresariais vem muito do networking e a porta de entrada geralmente são ações de cobranças e ações trabalhistas, principalmente para pequenas e médias empresas que não tem muitas ações de compliance e não seguem ações preventivas. Esse é o primeiro passo para conseguir um contrato de partido e um cliente mensalista.
Quando você ganha a confiança do cliente você passa a ser o advogado da pessoa, da família e da empresa. Uma ação leva a outra.
“Quem não é visto não é lembrado, o advogado do interior deve estar sempre vestido de advogado e se portar como tal.”
Quais são as suas estratégias de marketing digital para advogados iniciantes?
Iniciamos um podcast porque os advogados novos têm uma dificuldade grande em conseguir abertura com os advogados mais antigos. Para isso existem algumas organizações de advogados iniciantes e grupos de WhatsApp, mas muitos ainda têm medo de perguntar.
Com isso surgiu o podcast para responder os principais problemas que os advogados iniciantes tinham e que nós mesmos passamos no nosso início de carreira. Definimos os temas do podcast com base nas dificuldades do dia a dia do nosso escritório de advocacia.
Antes do processo digital a classe era muito mais unida, hoje em dia se perdeu muito esse contato. Por isso a OAB faz eventos de happy hour de integração. O podcast vem com esse mesmo objetivo, integrar a classe dos advogados e dar voz aos advogados iniciantes que querem falar e ser vistos, mas tem medo ou não sabem como fazer.
Como fazer marketing digital e quais os resultados que ele traz?
Organização é a palavra de ordem para uma estratégia de marketing digital para escritórios de advocacia, é preciso escolher a linha editorial que o advogado consegue dar conta. Não adianta começar algo muito bacana e não dar sequência. Primeiro faça um planejamento com um acervo inicial de posts interessantes e relevantes para as pessoas que vão consumir esse conteúdo.
Se o advogado vai produzir o próprio conteúdo, separe um dia para fazer só isso. A criatividade não pode ser forçada, não deixe para fazer um post por dia, separe um dia na sua agenda para fazer vários posts e ter conteúdo pronto para a semana inteira.
Confira também os perfis dos seus concorrentes, veja o que eles fazem que você gosta e com base nisso crie a sua própria identidade visual e de conteúdo.
Qual é o papel das redes sociais para escritórios de advocacia?
As redes sociais são um cartão de visita, um outdoor e apresentam o portfólio do escritório de advocacia. Por isso é importante ter foco na produção de conteúdo, mostrando a especialidade e reforçando a autoridade dos advogados na internet.
Podemos ajudar?
Somos uma plataforma de tecnologia jurídica registrada no CNPJ nº 49.165.270/0001-70. Conectamos pessoas que precisam da Justiça a advogados nas mais diversas áreas do direito.
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