Ferramentas de Inbound funcionam no marketing digital para advogados?

Guilherme Barbosa

Será que as ferramentas de inbound marketing, como RD Station, funcionam em uma estratégia de marketing digital para advogados? Muitos advogados nos perguntam se vale a pena contratar essas ferramentas de inbound marketing, para potencializar o marketing jurídico dos escritórios de advocacia e nós dizemos que dependendo da maturidade das ações do seu escritório elas não valem a pena. Veja o porque com alguns pontos simples disponíveis também no vídeo A verdade sobre Inbound Marketing Jurídico, publicado em nosso canal do YouTube.

O primeiro ponto é que muitos advogados pensam que as ferramentas de inbound vão fazer todo o trabalho de marketing digital, mas na verdade elas só fazem uma parte e para isso o advogado vai precisar alimentá-las da maneira correta, para que se obtenha resultado.

Quando se está começando uma estratégia de marketing digital para advogados e não se está muito maduro, para se obter retorno nutrindo leads, captando clientes na linguagem usada no inbound, é muito difícil e demorado. Na metodologia aplicada pela 3MIND nós não recomendamos o uso dessas ferramentas principalmente pelo fator tempo.

Estratégia de Marketing na Advocacia

Se pensarmos em uma estratégia de marketing digital para advogados em uma linha do tempo de 12 meses, por exemplo, na qual no primeiro mês você consegue nutrir 100 contatos. Esse processo tem como base uma landing page, página de ação final na qual você capta o e-mail do usuário. O exemplo mais comum de landing page são aquelas que oferecem o download de um ebook com a condição do usuário registrar seu e-mail no site. Com isso você não é totalmente agressivo a ponto de dizer que gostaria de falar com ele a respeito do tema, apenas entregar uma informação para depois gerar algum tipo de contato (após um bom tempo entregando informação de valor e aguardando pelo momento certo).

Ao final de 12 meses você conseguiu 1200 e-mails, isso em um cenário muito positivo. Nesse momento você tem que ter nutrido e alimentado todos esses e-mails conquistados com mensagens (recomenda-se uma vez por semana), torcendo para que ele esteja em um momento de compra e consumo, para que ele efetivamente contrate seus serviços com base nas informações do seu ebook e das provocações enviadas durante o período.

Mas qual é o problema de seguir essa estratégia de Inbound Marketing para advogados?

Primeiro que é muito difícil desenvolver um conteúdo de valor durante todo esse período, isso vai demandar muito tempo e investimento e você nem sabe se aquela pessoa, está efetivamente precisando dos seus serviços (pois 90% dos usuários não está prontos para contratar). Ou seja, apenas 10% dos e-mails captados pertencem a potenciais clientes, desses 120 você tem uma média de conversão de 2% a 5% com muito esforço e assertividade depois de muito tempo testando o que realmente funciona para o seu público-alvo. Todo esse trabalho, ao longo de um ano, deve gerar uma média de três contratos.

Na metodologia de marketing digital para advogados adotada pela 3MIND fazemos diferente. Ao invés de captar esses 100 e-mails todo mês, de pessoas que podem ou não estar interessadas no serviço do escritório de advocacia. Após entregar um conteúdo de valor no blog ou rede social o advogado já deixa uma mensagem direta se disponibilizando a atender uma dúvida do usuário, seja via comentários nas redes sociais ou por uma mensagem de WhatsApp.

Assim você já sabe o nível de urgência do usuário e só vai gastar tempo com àqueles que são possíveis clientes e estão efetivamente no momento de compra. Se ele não está no momento de compra e inicia um contato podemos guardar esse contato e nutri-lo em seis meses, pois nesse momento talvez ele já esteja pronto para contratar esse serviço.

Com isso você economiza tempo e dinheiro, sendo mais assertivo e falando com quem está no momento de compra certo. O seu tempo vale muito, fale com quem está qualificado e apto, mesmo que sejam apenas cinco ou seis pessoas por mês.

Claro que isso muda de figura se você já tem uma estratégia de marketing digital robusta e alcança um mailing de mais de 10 mil potenciais clientes. Aí sim as ferramentas de inbound podem te ajudar a qualificar esses leads e gerar mais contratos a partir deles. Mas se o escritório de advocacia está começando, precisa de uma estratégia de marketing jurídico mais agressiva e focada em usuários prontos para contratar seu serviço.

Esse conteúdo fez sentido para você? Compartilhe com a gente as suas experiências com ferramentas de inbound em uma estratégia de marketing digital para advogados, vamos adorar!

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

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