A importante escolha do nicho para obter uma autoridade digital

Guilherme Barbosa

Uma dúvida muito comum entre os advogados que começam a investir em marketing digital é como escolher um nicho que tem uma demanda suficiente para o seu escritório de advocacia e como trabalhar esse nicho no universo digital. Com relação a isso, primeiro é preciso entender que Direito Empresarial, Civil e Trabalhista deixaram de ser nichos há muito tempo, pois são muito amplos.

Que tipo de empresa você atende atualmente e almeja atender em um futuro próximo? Qual é a prática que você quer focar e dentro disso quais são os problemas que você quer resolver? Você se vê atuando nesta área pelos próximos anos? Depois de responder essas perguntas você começará a “desenhar” um nicho específico para o seu escritório de advocacia.

Antigamente existiam menos advogados atuando no mercado, então um escritório de advocacia empresarial conseguia atender toda a demanda dessa área. Mas hoje temos muito advogados e diversos especialistas em áreas do direito muito específicas, como recuperação de crédito, restituição de tributos, compliance e muitas outras. 

Por isso fizemos um conteúdo sob medida com base no vídeo Como escolher um nicho para se tornar especialista, disponível no nosso canal do YouTube para te ajudar com essa missão que vai ajudar muito nos seus resultados com estratégias de marketing digital.

Dicas para encontrar o seu nicho no universo jurídico

Primeiro de tudo é importante escolher uma área que você tenha afinidade e que já tenha atuado com sucesso, idealmente que não tenha muitos especialistas. Estudar essa área a fundo e ir além da área jurídica aprendendo o problema do cliente é fundamental para entender o processo de trabalho dele.

Para atender uma indústria que tem recorrência de causas trabalhistas por excesso de hora extra ou acidentes de trabalho, é preciso entender o processo do trabalho e a lógica da empresa. Só assim você consegue conversar com o problema, resolver e negociar.

Comprar livros e entender esse processo é um bom passo para se tornar um especialista. Participe de eventos, converse com pessoas desse nicho de atuação. Procure entender os problemas comuns dessa área, para alguém que está neste mercado. Quanto mais específico melhor!

Invista em Marketing para obter uma autoridade digital

Mas aí vem um ponto importante. Depois de achar o nicho e identificar os problemas, você precisa começar a expor esse conhecimento, fazendo um trabalho de comunicação baseado em estratégias de marketing digital para advogados.

Faça uma pesquisa no seu Linkedin e conecte-se com pessoas dessa área, produza conteúdo com relação a essa área e fale sobre os problemas no dia a dia dessas empresas. Faça o mesmo no seu Instagram, Facebook e até no website do seu escritório de advocacia.

Cerque-se de pessoas inteligentes e interessantes dentro dessa área, isso leva um certo tempo, mas é sólido. Quanto mais você for visto, mais será lembrado e suas conexões vão acabar te procurando quando precisarem resolver um problema que você mostrou que tem conhecimento obtendo autoridade digital.

O marketing digital não faz todo trabalho, faça a sua parte.

Também é preciso combinar isso com um trabalho ativo. Trinta por cento do trabalho é identificar os problemas, estudar sobre uma área de atuação e mostrar o seu conhecimento. Os outros 70% são networking, ir para a rua, ligar para empresas, é o trabalho comercial mesmo, é vender o seu peixe. Mostre seu conteúdo, mande e-mails, seja humilde, mas mostre que você domina um assunto e ofereça informação relevante para os seus contatos.

Esse 100% de esforço vai ajudar o seu escritório de advocacia a decolar, mas o marketing digital por si só não faz o trabalho sozinho, uma coisa complementa a outra!

Mas o que faço com as outras áreas do escritório?

Dentro do seu site você pode deixar claro que atua em várias áreas do direito, mas também destacar que você é uma autoridade em Recuperação Judicial, por exemplo. Quando o usuário acessa o site do seu escritório de advocacia, estudos mostram que ele tem de 5 a 10 segundos para identificar que você é um especialista na área que ele procura.

Por isso é importante que você destaque em uma faixa de sua home page os problemas mais comuns identificados na sua pesquisa de área de atuação, assim quando o usuário entrar no seu site ele vai ter acesso rápido a resolução dos problemas dele. Na sequência fale sobre as outras áreas, desde que exalte a sua autoridade digital.

Não cometa o erro de fazer um site neutro para atingir todo mundo, porque todo mundo não vai acessar o seu site. Os acessos são baixos, por isso é importante conquistar o usuário que acessa e captá-lo como cliente.

Torne o site do seu escritório de advocacia objeto da sua ação de marketing digital, é um detalhe que faz toda a diferença. Lembre-se que 85% dos usuários ficam na sua home page, por isso é preciso estar nítida a sua área de atuação como especialista.Esse é um recado importante para otimizar os resultados em campanhas de marketing digital. Ficou alguma dúvida? Deixa nos comentários que vamos entrar em contato para saná-la.

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

Compartilhe
Responder
Olá, meu nome é Victor! 😊

Nós já ajudamos mais de 100 escritórios de pequeno a grande porte a construir sua autoridade.

Como podemos lhe ajudar?