Com certeza você já ouviu falar sobre marketing, e talvez até tenha uma ideia do que é, já que ele é vital para a indústria e o comércio. Marketing é um conjunto de estratégias e técnicas usado para melhorar a imagem de um produto para o mercado. Dito isso fica fácil concluir que marketing pessoal é o uso e aplicação dessas técnicas à uma pessoa, não mais a um produto.
Ser bem visto pelos colegas de profissão, pelos clientes e pelo mercado, em geral não é fácil. Não se trata apenas de construir uma boa imagem ao longo dos anos de carreira, com um bom marketing pessoal é destacar-se logo no início. Mas para isso não basta apenas divulgarmos nossos serviços e habilidade, é preciso primeiro construir uma imagem pessoal, e a partir daí “reforça-la” e “vendê-la” todos os dias.
A maneira como você se veste, a maquiagem que usa, o perfume, a forma como fala com as pessoas (ao vivo e nas redes), seu estilo de vida, seu escritório, tudo isso forma a sua marca pessoal, e se bem trabalhado, e conectado aos seus objetivos pode ajudá-la a avançar na carreira.
Neste artigo vamos falar sobre a importância do marketing pessoal para advogados em uma estratégia de sucesso de marketing jurídico.
A importância do marketing pessoal para o advogado?
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, marketing pessoal passa a não ser mais uma escolha, mas uma obrigação de todo profissional, independente da área. Na advocacia não seria diferente, com um número cada vez maior de profissionais no mercado os advogados se veem hoje perante uma acirrada competição por cliente, e erra quem pensa que o valor dos honorários é o único fator de escolha do cliente.
Ao escolher um advogado o cliente procura saber o histórico, a trajetória do profissional, e um fator de identificação com ele, algo que gere confiança. Neste momento, boas técnicas de marketing pessoal podem fazer toda diferença.
Se o profissional consegue, através do seu modo de vestir-se, portar-se e comunicar-se passar uma imagem de confiança, consegue deixar o cliente seguro quanto a sua habilidade e conhecimento para o caso, é provável que o cliente te escolha. Terá mais chances ainda se seu escritório, seu cartão, seu site e suas redes sociais forem coerentes com a imagem que você passou a ele.
Um escritório de advocacia leva no título o nome do profissional, a marca de um escritório é o próprio profissional, portanto, a ideia, bastante trabalhada no marketing pessoal, de que você é sua própria marca, se aplica literalmente aos profissionais de advocacia. Torna-se então evidente a importância de um advogado ter um bom marketing pessoal para que possa vender seus serviços de maneira mais eficiente.
Como aplicar a metodologia SWOT no marketing pessoal?
Análise SWOT é uma técnica de marketing criada por Albert Humphrey, conhecida no Brasil também como Análise FOFA nela se avaliam os pontos fortes (strengths), fracos (weakeness), as oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) de um projeto a fim de que se possa planejar melhor as estratégias de marketing a serem seguidas.
Assim como as estratégias de marketing podem ser aplicadas em nível pessoal, a análise SWOT também pode. Através dela o profissional pode ter uma ideia mais clara do cenário em que se encontra e focar em como superar as ameaças através de seus pontos fortes. A intenção é identificar seus pontos fortes e de melhoria, para definir então quais ações deve tomar a fim de transpor obstáculos e dificuldades, aproveitando melhor as possibilidades em campo e tornando as metas mais acessíveis e os sonhos realizáveis. A SWOT permite que o profissional reconheça seus talentos e dessa forma possa evidenciá-los em sua estratégia de marketing.
Para fazer uma boa análise SWOT é importante que você analise profundamente o cenário em que se encontra ao pensar em cada item chave da análise, abaixo listamos algumas questões que podem levá-la a construção de uma boa análise, mas é importante que você faça também outras questões que concluir pertinentes a sua situação.
Para encontrar seus pontos fortes você pode começar se questionando
· O que mais se destaca em mim? Qual o meu diferencial?
· Quais são os valores essenciais para mim?
· Quais são meus talentos? Qual a minha maior qualidade?
· O que me torna especial, única?
· Como uso minhas habilidades em prol do meu crescimento?
Para encontrar seus pontos fracos você pode começar se questionando:
· Como eu saboto meu sucesso?
· O que faço que prejudica meu crescimento?
· Que atitudes minhas me impedem de ser próspera?
· Por que me sinto desconfortável comigo mesma?
· Quais minhas motivações para lutar por meus projetos?
Para encontrar suas oportunidades você pode começar se questionando:
· Quais habilidades me diferenciam dos demais?
· Quais minhas chances reais de crescimento profissional?
· Estou aberta a mudar de carreira?
· Quais as oportunidades ao redor neste momento?
· O que o mercado tem para mim no próximo ano?
Para encontrar suas ameaças você pode começar se questionando:
· Tenho as habilidades que preciso para crescer?
· Sou proativa e tenho disposição para aprender coisas novas?
· Estou aberta a mudanças?
· Que dificuldades enfrento neste momento?
· Minha personalidade pode afetar negativamente meu trabalho?
· O que atrapalha diretamente meu sucesso profissional?
· O que tem sabotado minha felicidade?
Com as respostas em mãos preencha a matriz Swot de acordo com a figura apresentada acima e cruze as informações, você será capaz de visualizar como seus pontos fortes poderão te ajudar a superar as ameaças e como trabalhar suas fraquezas a fim de que possa desfrutar das oportunidades que o mercado apresenta. Poderá também determinar quais características e habilidades devem ser ressaltadas no seu marketing pessoal, e terá uma ideia mais precisa daquilo que é preciso melhorar em sua imagem, em seu branding. Além, é claro, de poder definir com maior precisão qual o seu propósito, qual sua meta, este é um passo importante pois o propósito orientará as ações estratégicas a serem tomadas para que ele seja alcançado com maior rapidez.
Marketing pessoal em diferentes canais
Como dissemos anteriormente o marketing pessoal passa pela construção da imagem da marca, a construção da imagem do profissional em questão, e isto vai muito além de uma simples propaganda em um outdoor, site ou revista, isto significa manter uma coerência, um padrão estético e de ações em todas as áreas da vida e em todos os lugares possíveis. Não adianta ter um belo site, um belo escritório e se portar educadamente perante o cliente se suas redes sociais mostrarem exatamente o contrário, se revelarem alguém mal-educado e com hábitos questionáveis.
Fazer marketing pessoal hoje em dia é amplamente mais complexo do que há 10 anos atrás. Hoje é necessário que o profissional esteja em todas as redes sociais importantes, que produza conteúdo, que frequente eventos da área e que mantenha uma identidade visual.
É imprescindível que o profissional mantenha suas redes sociais atualizadas, com conteúdos interessantes e úteis para os seguidores. É preciso que ele participe das redes ativamente, respondendo a comentários, curtindo postagens e postando com certa regularidade. A produção de um site e um blog também são importantes pois mostram ao público segurança e conhecimento naquilo que se faz. O conteúdo do blog e a coerência do site podem levar o cliente a desenvolver maior confiança no trabalho, pois pode ver o conhecimento e a expertise do escritório nas redes.
A participação em eventos da área e a divulgação disso nas redes é capaz de mostrar ao cliente a iniciativa do profissional em manter-se sempre atualizado e em constante processo de aprendizagem. Passando a imagem de um profissional que não pára no tempo, que busca sempre avançar, melhorar sua capacidade e performance.
Outro ponto importante e já citado aqui é a construção e manutenção de uma identidade visual. E isso vai muito além da identidade do cartão de visitas. A identidade visual escolhida deve ser capaz de apresentar-se em todos os meios utilizados pelo profissional, seja analógico ou digital. Seu cartão de visitas, sua foto no whatsapp, suas redes sociais, seu site e seu blog devem apresentar uma ligação visual, uma estética coerente, que apresente claramente a sua identidade visual. Não faz sentido ter um blog predominantemente azul marinho, um cartão rosa, e um blog verde. A identidade visual não é formada apenas pela sua logomarca, mas pelas diferentes formas de aplicação dela e por uma paleta de cores previamente determinada e alinhada com seu propósito profissional.
Networking e o marketing pessoal
O Marketing pessoal pode ser essencial na hora de fazer networking, não são apenas os clientes que buscam os profissionais de sucesso, ou aqueles que passam mais confiança e mostram mais conhecimento. Ao fazer uma parceria, também buscamos os melhores profissionais, aqueles que têm o diferencial que precisamos.
Por isso, a aplicação da análise Swot e o uso de estratégias que evidenciem seus pontos fortes é também importante para a construção de um networking de qualidade, aquele que realmente te trará oportunidades e fará com que você prospere em sua carreira.
O papel do marketing pessoal na captação de clientes e divulgação do trabalho do advogado
Um advogado não pode fazer uso direto da publicidade para anunciar seus serviços, e por isso o marketing pessoal se faz tão importante nessa área. É preciso conquistar o cliente, é preciso construir uma imagem forte que chegue no cliente por vias diferentes das que a publicidade usa.
A indicação de um antigo cliente, de um amigo, familiar ou até mesmo de uma empresa só acontecerá se você já tiver conquistado essas pessoas, através do marketing pessoal, através da exposição daquilo que faz você e seu trabalho se diferenciarem dos demais.
Seja a eficácia, a rapidez, o número de causas ganhas, o conhecimento teórico e prático, ou seja, apenas pela simpatia e boa educação, o fato é que é importante apresentar seus pontos fortes na hora de conquistar um cliente. Vender um serviço de advocacia é também vender um profissional, com toda a sua bagagem e formação.
Como trabalhar o marketing pessoal com clientes
É preciso trabalhar o marketing de forma que o cliente consiga identificar no profissional aquilo que é divulgado. Por exemplo, se o procurou pois soube através de suas redes sociais ou mesmo por um ex-cliente que você é um profissional que está sempre atualizado, frequentador de congressos e eventos da área então é preciso que estas informações estejam presentes também em sua fala. Apresente para o cliente informações, cases e novidades que aprendeu nos eventos.
Para um advogado a recomendação de um cliente a outro é um fator chave para o sucesso, então a satisfação do cliente é uma das bases para a conquista de novos clientes. Garanta que seu cliente sairá satisfeito e que te recomendará aos demais pelas características que você tem trabalhado em seu marketing pessoal.
Não tente inventar uma qualidade, use o que você tem melhor a seu favor. De nada adianta ser excelente no tocante a teoria mas horrível no trato com as pessoas. Faça a sua análise SWOT, determine seus pontos fortes e construa sua imagem a partir desses pontos. Inventar ou forçar uma qualidade pode comprometer sua imagem, pois, caso o cliente não identifique tal qualidade em você, ele sairá insatisfeito, e provavelmente dirá que aquela imagem é uma farsa.
Portanto, construa seu marketing pessoal baseado em qualidades reais e mantenha-se sempre coerente com a imagem que divulga. O processo de construção de imagem é lento e trabalhoso, mas é bastante rápido e simples arruiná-la.
Como cuidar da imagem do advogado na internet?
Como dissemos acima, uma incoerência pode ser suficiente para levar todo seu marketing pessoal à ruína. Por isso é necessário cuidar da imagem construída online e offline. Isso mesmo, a imagem do profissional dentro das redes deve estar alinhada com a imagem dele fora delas.
A manutenção da imagem em todas as instâncias é cansativa e trabalhosa, mas necessária para que o cliente possa realmente acreditar na veracidade da informação. Informações desencontradas, atitudes incoerentes podem trazer desconfiança e manchar a imagem do profissional.
O ideal é contratar uma assessoria de marketing para desenhar seu branding e elencar as estratégias de marketing mais adequadas aos seus objetivos. Uma boa assessoria te auxiliará a desenvolver linhas editoriais para suas redes sócias, linhas que reforcem seu conhecimento, seus pontos fortes, que revelem sua trajetória, que ajudem na construção e fixação da sua imagem. Linhas que permitam um melhor posicionamento perante o mercado, que te destaquem.
Não basta apenas produzir posts aleatoriamente, é preciso saber onde, quando, como, e com quem falar. É preciso saber usar as ferramentas disponíveis em cada rede, para que seu conteúdo seja entregue ao maior número de pessoas possível. É preciso planejamento e constância.
Como se posicionar de maneira coerente e evitar o cancelamento?
Coerência é fundamental para a construção e manutenção da imagem pessoal. Se você quer construir uma imagem forte é preciso definir linhas de comportamentos, parâmetros de ações e escolhas, criar um código próprio e segui-lo à risca.
Supondo que sua área de atuação seja direito ambiental, e que você defenda a manutenção das atuais regras de conservação da mata ciliar, que você se pronuncie sobre o assunto com regularidade, que faça posts sobre o assunto e quem sabe até escreva artigos ou mesmo um livro defendendo tal posicionamento. Então você é visto, e fotografado, cortando árvores na beira do rio no seu sítio, como ficaria sua imagem? Quem acreditaria em você?
Certamente tal incoerência arruinaria sua imagem, e impactaria sobremaneira sua carreira. Poderia inclusive ser “cancelado” por seus seguidores e excluído de muitos grupos de trabalho, uma vez que ninguém irá querer associar a própria imagem a você.
Agora imagine que, ao invés de ser visto desmatando você é visto, e filmado, discutindo com alguém que estava cortando uma árvore na beira do rio. Tal situação reforçaria seu posicionamento por ser coerente com aquilo que você prega. Teria um impacto positivo no seu marketing pessoal e provavelmente traria mais seguidores e clientes.
O exemplo pode ter sido drástico demais, mas foi ilustrar o impacto de uma ação incoerente e o perigo do cancelamento. No entanto, uma imagem não precisa de algo tão brutal para se corromper, pequenas inconsistências, pequenas incoerências no dia a dia podem minar a imagem pessoal do profissional, provocar o esvaziamento de suas redes e até mesmo o cancelamento.
Por isso, vale aqui reforçar, construa sua imagem e trabalhe seu marketing pessoal com base em qualidades e comportamentos verdadeiros, assim não sentirá dificuldade em manter a coerência e não correrá o risco de cair em descrédito.
Podemos ajudar?
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