O Inbound marketing, ou marketing de atração, é uma estratégia poderosa que auxilia muito no processo de captação de clientes na advocacia.
Pensando na segmentação de potenciais consumidores que estão ativos na internet, os escritórios de advocacia investem em marketing jurídico seguindo as regras impostas por essa categoria profissional.
O desenvolvimento de um site institucional é o primeiro passo para que esteja em contato com clientes e possíveis clientes que procuram soluções na internet, como um profissional especializado em ramos distintos, entre os quais:
- Cível;
- Criminal;
- Empresarial;
- Família;
- Previdenciário;
- Trabalhista.
A apresentação de textos interessantes pode ser um ponto de partida para aqueles que procuram por informações de fonte confiável.
Por isso, o conteúdo abordado nas páginas de um site de qualquer escritório de advocacia precisa contar com informações úteis, como os profissionais que estão à disposição, a área de atuação e dados como telefone, e-mail e endereço.
No entanto, é importante evitar palavras que não sejam de uso comum, ou com muita formalidade, bem como explicá-las mais detalhadamente, visto que o público precisa entender o material de forma integral e a linguagem pode espantar quem procura um serviço.
A seguir serão apresentadas algumas estratégias que podem ser aplicadas no mundo virtual, sempre respeitando as diretrizes propostas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Metas e objetivos apontam direção a seguir
Os profissionais que trabalham na área jurídica precisam saber quais caminhos devem trilhar para que possam investir em um Marketing direcionado à captação de novos clientes na advocacia, estreitando o seu relacionamento ou até mesmo buscando a expansão dos negócios.
Assim, primeiramente, é preciso entender que o investimento em publicidade aprovada pela OAB é essencial para todos os profissionais que atuam na área de Direito.
Dentre as principais diretrizes está a divulgação moderada e com finalidade de informar e educar o público acerca dos temas de atuação do escritório/profissional, o que inclui o patrocínio de palavras-chave nas mídias e buscadores, bem como campanhas voltadas para o processo educacional dos usuários, como e-books.
As mídias tradicionais podem ser implementadas dentro de uma campanha de marketing, mas são as ferramentas digitais que estão em voga, principalmente a partir da geração dos anos 2000.
A virada do século promoveu uma revolução digital e mudou os hábitos de consumo desde então. Por isso é preciso garantir a presença em mídias eletrônicas como computadores, tablets e celulares, assim como nas redes sociais disponíveis nesses veículos.
Portanto, as metas e objetivos precisam estar de acordo com o que as mídias digitais podem oferecer como forma de alcançar um público cada vez mais conectado e imersivo nas possibilidades que a internet promove.
Construção de site com informação acessível
Com um caminho a seguir, é preciso oferecer ao público consumidor interessado em assuntos jurídicos materiais em diferentes formatos e com excelente abordagem e aprofundamento, por meio de um blog jurídico, por exemplo.
Assim, para atrair clientes em potencial é preciso investir no Marketing de Conteúdo da página, com textos e artigos atuais e comparativos.
A possibilidade de apresentar casos interessantes, que tenham um apelo público conhecido, ou então que apresente um grande diferencial pode atrair oportunidades de negócio, que podem se tornar clientes do escritório em questão.
O site deve ser responsivo, ou seja, se adequar aos diferentes tamanhos de tela; e ser intuitivo, ajudando o internauta que está a procura de informações a navegar pela página.
Além disso, o site serve como cartão de visitas, logo, os dados de contato devem estar à disposição de maneira clara e contínua.
A disposição de um formulário pode ser muito útil para a captação de dados dos leads e, assim, possibilitar o estreitamento de relacionamento entre escritório e potencial cliente, para entender como pode atender da melhor forma possível, e encaminhar campanhas mais adequadas a esse perfil.
Uso complementar das redes sociais
As plataformas digitais em forma de redes sociais são muito utilizadas pela sociedade, que passam a ter contato constante com a internet e demandar um atendimento mais próximo e humanizado.
Quando se foca em um nicho específico, pode ser interessante investir parte do orçamento de marketing em redes sociais distintas, como o Twitter Ads, uma plataforma que permite a abertura de debates em poucas palavras.
Assim, fica mais fácil disponibilizar um link direcionado ao site do escritório e isso ajuda na captação de clientes na advocacia, além de criar autoridade no assunto perante os usuários.
Canais jurídicos ajudam na divulgação
Em se tratando de nichos, os diversos ramos do Direito permitem que sejam aplicados variados processos de marketing nos meios digitais que estejam de acordo com as diretrizes da OAB.
Por isso é importante verificar como o marketing de atração, ou Inbound Marketing, pode funcionar de maneira apropriada para um escritório de advocacia.
A prática de SEO dentro dos conteúdos é uma solução eficiente e, por vezes, pode garantir muitos cliques dentro da página ou site corporativo.
Por fim, algumas dicas que podem ser utilizadas como potencializador para o acesso de clientes que procuram por serviços específicos na área de Direito é entender o que está sendo buscado na internet, como novas leis trabalhistas, dúvidas sobre demissões e contratos entre empresas e profissionais autônomos.
Também é preciso acompanhar sites e redes sociais que reúnem o público-alvo, dependendo da especialização profissional ou a concentração de processos de um escritório de advocacia.
Aliás, a contratação de profissionais que entendam sobre a aplicação de SEO (Search Engine Optimization) auxilia a aplicar as palavras-chave em mídias pagas, seja em sites de busca ou nas redes sociais, de forma mais adequada às normas e efetiva para o empreendimento.
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