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Prazos processuais e Marketing Jurídico

Advogado preocupado com prazos processuais

A contagem correta dos prazos processuais é uma das mais importantes tarefas da rotina de um advogado. 

Ao realizar um bom acompanhamento de prazos, o profissional pode ter mais segurança do bom andamento dos seus processos, bem como aumentar as chances de sucesso em uma causa. 

Apesar disso, muitos profissionais ainda não realizam uma contagem adequada e segura de seus prazos.

Por essa razão, acabam correndo sérios riscos em seus processos, sobretudo em meio a um cenário de tantas alterações em prazos pelos tribunais. 

Para além dos riscos nos processos, a gestão dos prazos processuais pode impactar diretamente no marketing jurídico do advogado.

E isso pode fazer com que a autoridade dos seus serviços jurídicos fique abalada no mercado.

Pensando nisso, a equipe Legalcloud criou um conteúdo completo para você, explicando como os prazos processuais podem afetar diretamente as suas estratégias de marketing jurídico.

Perder um prazo é um tiro no pé do Marketing Jurídico

Há um jargão no Direito que diz: “perca a piada, mas não perca um prazo”.

Isso porque perder um prazo processual pode se tornar um verdadeiro pesadelo para o advogado.

Ao perder um prazo, o advogado corre sérios riscos não só de perder a ação, como também de perder a confiança do cliente em relação ao seu profissionalismo.

E isso pode afetar diretamente o seu marketing jurídico. 

Não entendeu? Vamos explicar. 

Imagine só que você é um advogado e que acabou de perder um prazo fundamental para o  sucesso em um processo judicial. 

Certamente, essa situação será bem difícil de se explicar ao cliente. 

E, provavelmente, o seu cliente não ficará nada satisfeito com essa realidade, fazendo com que você, dificilmente, seja contratado novamente ou seja recomendado por ele.

Ou pior: fazendo os seus serviços ficarem muito mal falados no público.

Terrível, não é?

Porém, essa é uma situação que ocorre bastante no mercado de advogados.

E tem uma relação muito direta com o marketing jurídico.

Isso porque, sendo o marketing um conjunto de estratégias para aumentar a autoridade de um profissional ou de uma marca no mercado, a má gestão de prazos processuais pode acabar sendo uma grande vilã. 

A perda de um prazo pode prejudicar muito a visão do público em relação ao advogado e ao seu escritório de advocacia, caso possua. 

No entanto, caso o advogado seja 100% preocupado com o acompanhamento de seus prazos processuais, o seu profissionalismo pode ser bem reconhecido

E isso pode dar um up excelente no marketing de seus serviços jurídicos.

Como a gestão dos prazos processuais pode impulsionar o marketing jurídico?

Como explicamos, os prazos processuais podem impactar diretamente no marketing jurídico do advogado e, ou, do escritório de advocacia.

Por esse motivo, ensinaremos aqui como você pode melhorar o seu relacionamento com o público a partir da gestão de prazos processuais.

Há 2 passos essenciais para você dar um gás no seu marketing jurídico com a boa gestão de prazos processuais:

  • Você precisa ter a certeza de que os seus prazos estão sempre tempestivos.
  • Você precisa demonstrar ao cliente que está sempre dentro do prazo.

Não entendeu? Vamos explicar de maneira clara!

Passo 1# Esteja seguro de que os seus prazos estão em dia

Ter a certeza de que os seus prazos estão sempre em dia é fundamental para que você possa dar um up no seu marketing jurídico.

Para isso, é necessário realizar uma boa gestão e um bom acompanhamento de prazos processuais, o que pode ser uma tarefa bem complicada.

Em um cenário com tantas suspensões de expediente, alterações em prazos e feriados, muitos profissionais do Direito sentem grandes dificuldades em relação ao controle de seus prazos processuais.

Além disso, os sites dos Tribunais podem ser burocráticos e de complexa acessibilidade, o que pode tornar a tarefa ainda mais exaustiva.

Dessa maneira, é importante que os profissionais estejam sempre acompanhando os sites oficiais e verificando com total atenção eventuais mudanças em prazos.

Outra boa ideia é a utilização de ferramentas especializadas na simulação de prazos processuais.

Com elas, o profissional pode ter uma garantia extra de que os seus prazos estão sempre tempestivos e ter muito mais segurança na gestão processual.

Porém, o bom acompanhamento de prazos não basta para melhorar o marketing jurídico.

É preciso, também, que os clientes saibam desse esforço do profissional!

Passo 2# Demonstre aos clientes que você está de olho em todos os prazos

Para o marketing jurídico, não é preciso apenas “ser”. É preciso, também, “parecer ser”.

Os clientes de serviços jurídicos gostam de clareza e transparência na relação com o advogado – e gostam que os profissionais demonstrem isso.

É por essa razão, inclusive, que os principais métodos de marketing jurídico que surgiram nos últimos anos se preocupam tanto com essa questão.

Uma excelente maneira de ser transparente com seus clientes é demonstrando a eles que você está de olho em todos os prazos processuais.

Para isso, você pode, por exemplo:

  • Atualizar os clientes sobre o andamento processual, indicando que está sempre cumprindo todos os prazos. 
  • Sempre que realizar algum ato processual, apontar para o cliente que o fez de modo tempestivo.
  • Criar uma agenda de prazos compartilhada com o cliente.
  • Entre outras técnicas.

Infelizmente, poucos advogados estão utilizando a boa gestão de prazos processuais para demonstrar a qualidade do serviço para o público. 

No entanto, com o advento das técnicas de marketing jurídico e relacionamento com clientes, é bem provável que essa estratégia seja cada vez mais utilizada. 

Ainda tem dúvidas quanto a ela?

Vamos lá! Imagine que você não é advogado e está a procura de um profissional para requerer seus direitos em juízo. 

Qual advogado você acharia que possui um melhor atendimento:

Aquele que está em relacionamento constante com você e demonstra que está sempre dentro dos prazos ou um que não fala nunca com você?

É provável que você tenha escolhido a primeira opção!

Eu preciso melhorar a contagem dos meus prazos processuais!

Caso você tenha percebido o quanto a gestão de prazos processuais pode impactar o seu marketing jurídico, talvez queira aperfeiçoá-la. 

Para isso, há diversos caminhos. 

O primeiro deles é estar sempre de olho nos sites dos tribunais e no acompanhamento dos seus processos. 

O segundo caminho é organizar os seus prazos em calendários. Assim, você poderá visualizá-los bem e dificilmente irá perdê-los. 

Um outro caminho bem interessante é a utilização de ferramentas especializadas na contagem de prazos processuais, como a Calculadora de Prazos da Legalcloud.

Com a Legalcloud, você pode realizar a contagem de prazos com muito mais segurança e evitar riscos em seus processos judiciais. 

A Calculadora é atualizada diariamente conforme as alterações nos Tribunais e conta com mais de 18.000 eventos que possam modificar prazos cadastrados. 

Com o Plano Premium (Web) e o Plano Plus (mobile) da Legalcloud, é possível baixar publicações dos tribunais e ter uma assistente virtual que notifica sempre que houver possibilidade de alteração de prazos (apenas no Web e Android).  

Dessa maneira, você pode informar os clientes sobre alterações em prazos com muito mais facilidade, contribuindo bastante para o seu marketing jurídico.

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