Conteúdos

Podcasts de advogados: os melhores de 2020

Entrevista para podcasts de advogados

Uma das melhores formas de se manter atualizado sobre o mundo da advocacia é por meio de podcasts de advogados.

Essa modalidade, que voltou com força em 2020, vem fazendo sucesso entre diversos públicos por seu caráter simples e altamente informativo, podendo ser ouvido enquanto executamos atividades do dia a dia, desde o caminho para o trabalho até o treino do dia.

Uma das vantagens dos podcasts é que dispensa a necessidade de gravar e editar vídeos, o que é muito trabalhoso, além de deixar muitas pessoas desconfortáveis em frente as câmeras.

Para te ajudar a selecionar esse conteúdo disponibilizamos aqui uma seleção de 10 podcasts de advogados para ouvir em 2020.

Salvo Melhor Juízo

Apresentado por 3 amigos (dois advogados e um professor de história), esse podcast traz temas complexos de direito e filosofia, que quando mesclados ficam mais complexos ainda, mas ainda assim compreensível por conta da linguagem acessível utilizada. Os próprios idealizadores do Salvo Melhor Juízo o definem como “um papo sobre direito sem cair em formalismo, vocabulários técnicos inacessíveis ou na mais pura chatice”.

O programa é excelente tanto para estudantes quanto profissionais experientes, sendo um dos podcasts de direito mais populares na atualidade por promover discussões sobre temas muito abrangentes, desde alterações recentes na legislação até questões mais profundas. É habitual que o podcast inclua convidados que são considerados autoridade nos assuntos abordados em cada episódio, tendo as discussões sempre em tons leves, tentando conectar o tema a questões práticas para auxiliar o ouvinte, sempre sinceros e respeitosos.

O programa é quinzenal, sendo que cada episódio dura cerca de 2 horas e pode ser acessado no próprio site ou pela plataforma SoundCloud.

Tá fazendo Direito?

Com uma proposta focada em debater temas em alta, relacionando-os com conteúdos jurídicos, Tá fazendo Direito? traz também uma série de dicas e conselhos para aqueles que pretendem entrar no mundo dos concursos públicos, sempre com uma linguagem mais informal e didática. Em cada episódio, são ponderadas eventos do dia a dia, buscando sempre uma ponte com assuntos de Direito, como por exemplo, falhas na legislação.

Quem conduz o podcast são os advogados Caio Bartine, professor e coordenador de Direito Tributário da Faculdade Damásio, José Fernando Simão, professor de Direito Civil da USP e André Figaro, procurador do Estado de São Paulo. Todos os episódios foram disponibilizados no site oficial do Tá fazendo Direito?

Páginas de Direito

Dividido em quatro séries (Novo Código de Processo Civil, Jurisdição e Processos, História do Processo Judicial e Processos Coletivos), esse podcast traz como porta vozes o antigo professor de processo civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e desembargador aposentado José Maria Tesheiner e a pós-doutora, professora de processo civil e advogada, Mariângela Milhoranza.

Das quatro séries, apenas duas ainda estão ativas, sendo uma sobre o Novo Código de Processo Civil e a outra sobre Jurisdição e Processos. As outras duas, História do Processo Judicial e Processos Coletivos, ainda que muito completas, já se encerraram, a primeira contando com 69 episódios e a segunda com 24.

Todas as séries são fontes formidáveis para aqueles que pretendem prestar concurso público e os episódios se encontram disponíveis no site oficial do podcast, com episódios curtos, variando entre 3 e 15 minutos.

Direito ao Ponto

Sendo um dos únicos podcasts com episódios diários, o Direito ao Ponto traz capítulos curtos, cada um com até 10 minutos, apresentado por ex-alunos da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, onde os tópicos abordados são os acontecimentos relevantes na política e em outras áreas diretamente correspondentes ao Direito no dia, tocando as principais decisões dos grandes tribunais do país.

Procurando sempre manter uma linguagem acessível e direta, o podcast disponibiliza seus episódios em diversas plataformas de streaming, como iTunes, Spotify e Google Podcasts.

Justificando

Uma das mais novas aquisições no mundo dos podcasts de Direito, o Justificando se restringia a um site jurídico de notícias a respeito do cenário político no Brasil, e agora conta também com seu próprio podcast, que mantém o mesmo alinhamento do site, fazendo uma leitura sobre temas contemporâneos em alta na política e que se relacionam com assuntos jurídicos, sempre inclinado a um viés progressista.

Com o objetivo de alcançar tanto os profissionais da área de Direito quanto o público mais leigo, esse podcast, assim como as opções anteriores, faz uso de uma linguagem bem acessível. Seus episódios podem ser encontrados para download em várias plataformas de streaming, como SoundCloud e Spotify.

Mamilos

Apesar do nome não convencional e de não ser considerado um podcast jurídico, esse programa de áudio oferece diferentes perspectivas em assuntos que se encaixam no mundo da advocacia, o que gera uma soma considerável no conhecimento jurídico.

As duas jornalistas que o apresentam contam sempre com o auxílio de especialistas em seus temas polêmicos, geralmente extraídos de discussões presentes na mídia e na internet, que são discutidos em um tom respeitoso, empático e bem-humorado.

Já o nome do canal deriva de um vídeo que viralizou em 2011, onde um jovem chamado Bruno Nicoletti declarava que mamilos eram polêmicos. Tamanho foi o sucesso do vídeo, com pouco menos de 30 segundos, que marcou a palavra mamilos como referência a algo polêmico.

Os episódios vão ao ar toda sexta-feira, podendo ser ouvido ou baixado em algumas plataformas de streaming como Spotify e SoundCloud.

Amo Direito

Disponível no SoundCloud, Spotify e no site oficial do Amo Direito, esse podcast reúne todo o conteúdo do próprio site, como dicas para concursos e exame da OAB, além de outros conselhos e notícias diretamente relacionados à área, contando com o auxílio de grandes nomes do Direito em seus debates. Com alguns episódios focando em assuntos mais técnicos, a apresentação fica a cargo de professores universitários de áreas variadas, mantendo o clima leve e uma duração mediana, de 20 minutos a 1 hora por episódio.

O grande diferencial desse podcast é seu formato, que permite ser transmitido ao vivo, aceitando assim, a participação de ouvintes para sugestões e esclarecimento de dúvidas pertinentes ao assunto discutido no mesmo momento.

Fala Doutor

Tendo se encerrado no seu 33º episódio, o podcast intitulado Fala Doutor contava com a apresentação do professor e advogado Renato Porto, que extraía a maior parte dos áudios de vídeos produzidos no canal do professor na plataforma de vídeo (YouTube).

O conteúdo tinha como público alvo profissionais que se dedicam a estudar e se preparar para concursos públicos (também chamados de concurseiros) e advogados em início de carreira, focando em novidades na legislação e decisões jurisprudenciais, além de dicas de estudo, aperfeiçoamento de rotina, dentre outros. Se mantendo breve, cada episódio tem cerca de 10 minutos e pode ser acessado no site do Fala Doutor ou pela plataforma de streaming da Apple, o iTunes.

Direito ADM

Nascido de uma necessidade de disponibilizar aos alunos os conteúdos passados em sala de aula (pois os mesmos não dispunham de tempo livre para ler todo o material de apoio) de forma que os estudantes pudessem estudar enquanto faziam atividades triviais do dia a dia, o Direito ADM, criado pela professora de Fundamentos de Direito Público na Universidade Mackenzie, Irene Nohara, é direcionado especialmente para aqueles que apreciam o Direito Administrativo.

A condução da professora deixa o podcast profundamente didático, o que facilita a compreensão dos assuntos, que são muito ligados às temáticas de Direito Administrativo, como questões de concursos, novidades na área de Direito e um ocasional destrinchamento e explicação de leis. Os episódios curtos, de até 15 minutos, podem ser encontrados no site da professora, onde também é possível obter as respostas para questões de concursos públicos.

3MINDCAST – Insights & Negócios para Advogados

Indispensável na lista de 10 melhores podcasts de advogados de 2020, o 3MINDCAST, podcast da 3MIND, maior agência de marketing jurídico do Brasil, conta com convidados de peso do meio jurídico. O programa tem a missão de provocar insights e ideias de novos negócios para Advogados em todas as áreas do Direito.

Com episódios semanais, o 3MINDCAST vai ao ar toda segunda-feira, sempre buscando exemplificar situações com casos práticos, afim de se conectar ao ouvinte. O conteúdo é voltado ao público com interesse na área jurídica, com dicas sobre como conseguir mais clientes e se destacar nesse ambiente universo competitivo, por exemplo. Todos os episódios podem ser acessados e baixados em diversas plataformas de streaming, como Spotify e iTunes.

Com tantas dicas de conteúdos incríveis, vai ser difícil ficar parado, mesmo quem ainda está isolado. Você concorda com a nossa seleção? Acha que faltou algum podcast de advogados na nossa lista? Deixe seu comentário que prometemos atualizar este conteúdo n futuro!

[mautic type="form" id="7"]

Receba conteúdos e estratégias atualizadas de Marketing Jurídico gratuitamente!

Sobre o autor
Compartilhe
Suporte 3MIND
Olá, como está?

É um prazer falar com você!!

Para prosseguirmos, selecione uma das opções abaixo, por favor:

1️⃣ Quero entender como funcionam as ações de marketing;
2️⃣ Sou cliente e quero falar com o departamento financeiro;
3️⃣ Quero falar sobre vagas;
4️⃣ Outros assuntos.