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Melhores advogados do Brasil: dicas para se destacar no mercado

Melhores advogados do Brasil

Hoje no Brasil existem mais de 1 milhão de advogados inscritos na OAB e possuir um diferencial é imprescindível para de destacar em meio a tantos profissionais. Com uma conta rápida podemos dizer que a chance se tornar o melhor advogado do Brasil é a de aproximadamente 0,000001%, uma tarefa quase impossível. Mas como aumentar suas chances?

O que podemos recomendar é que o primeiro passo é a especialização em alguma área específica. Quantos advogados especializados em Direito Penal, em Direito Contratual ou Direito Societário existem no país? Com certeza será um número muito menor que 1 milhão de advogados.

Posteriormente, o advogado deve combinar esse conhecimento com outras habilidades. Soft skills como a comunicação, a liderança e a inovação, além do marketing pessoal e jurídico, podem ser combinadas para que se posicione no mercado de forma adequada.

Conheça alguns dos melhores advogados do Brasil

Confira abaixo um pouco da história de alguns dos maiores advogados do Brasil:

  1. Pierpaolo Cruz Bottini (Direito Penal)

Pierpaolo Cruz Bottini é Professor do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da USP. Com mestrado e doutorado na mesma Universidade, coordena o curso de Direito Penal do Instituto de Direito Público (Brasília – DF).

Autor de diversos livros na área de direito penal, ganhou destaque entre os advogados após conseguir a absolvição de seu cliente no processo do mensalão. O ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP) foi o único dos réus que escapou da condenação com o voto favorável do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa. 

  1. Francisco Müssnich (Operações Financeiras)

Francisco Müssnich é sócio fundador do escritório de advocacia BMA. Com bacharel em Direito pela PUC do Rio de Janeiro (1976) e mestrado pela Harvard Law School, LL. M (1979), é referência no aconselhamento estratégico de uma ampla variedade de assuntos societários e de fusões e aquisições de alta complexidade.

Francisco é reconhecido como advogado de destaque nos rankings e publicações especializadas do setor jurídico. Sua expertise com respeito a transações e disputas societárias extremamente intrincadas o faz ser constantemente consultado por advogados e escritórios de advocacia.

Seu escritório atuou nas questões jurídicas do  Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, cuidando das exigências legais e contratos do evento. 

Participou também de negociações como a venda do Banco Pactual para o suíço UBS e a venda da Brasil Telecom em 2008.

  1. Arnoldo Wald (Direito Civil)

Arnoldo Wald é sócio e fundador do Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados, criado em 1954 e consolidado como um escritório pioneiro no mundo jurídico.

Ao longo de quase 70 anos de carreira é reconhecido como um dos mais importantes juristas do Brasil e um dos nomes mais citados em decisões em cortes superiores no país. 

Foi pioneiro na introdução da arbitragem no país e ocupou dezenas de cargos de destaque, entre eles Procurador-Geral da Justiça Rio de Janeiro, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e membro do Conselho Federal da OAB por mais de 20 anos.

Wald defende a Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) na ação que corre no Supremo sobre a recuperação dos rendimentos perdidos da poupança durante os planos econômicos entre 1980 e 1990.

Também atua no caso da Varig que pleiteia no Supremo uma indenização de R$ 6 bilhões da União pelos prejuízos causados pelo congelamento de preços das passagens aéreas durante os anos 80 e 90.

  1. Jairo Saddi (Contratos Comerciais)

Doutor em Direito Econômico pela USP e pós-Doutorado pela Universidade de Oxford, Jairo Saddi é especialista em direito bancário e autor de nove livros. Seu escritório, o Saddi Advogados, atua em 

Direito Bancário, Direito Econômico e todos os ramos do direito empresarial.

Atualmente é membro do Conselho de Administração do Banco Votorantim S/A, membro do Conselho Curador da TV Cultura, membro do conselho do Núcleo de Altos Estudos do Sistema Financeiro da Fundação Getúlio Vargas – RJ e diretor financeiro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Já foi responsável por mais de 40 liquidações de bancos, a maior delas envolvendo R$ 2,7 bilhões.

  1. Ana Paula Martinez (Concorrencial e Comércio Internacional)

Mestre em Direito pela Harvard University, mestre em Direito Internacional e Doutora em Direito Penal pela USP, Ana Paula Martinez atualmente é sócia do escritório Levy & Salomão.

Ana Paula tem ampla experiência na representação de clientes em investigações por práticas anticoncorrenciais nos mais diversos setores da economia e presta consultoria preventiva em matéria de compliance concorrencial e revisão de práticas comerciais. Além disso, assessora grupos econômicos com relação a fusões e aquisições de alta complexidade.

Além de ser considerada uma das mulheres mais influentes de antitruste do mundo, foi premiada pela Global Competition Review nos anos de 2014 e 2016 como a melhor advogada do mundo no segmento Concorrencial e Comércio Internacional. 

Quando atuou no Ministério da Justiça, participou da criação da Estratégia Nacional de Combate a Cartéis, a qual resultou em mais de 50 executivos brasileiros de diversos setores foram condenados penalmente por prática de cartel.

Qual é o melhor caminho para se tornar advogado de sucesso?

Como podemos notar até mesmo entre os melhores advogados do país, não há uma receita para o sucesso. Grandes profissionais do direito surgiram e ganharam destaque por sua competência, especialidade e trabalho contínuo.

Existem diversos caminhos diferentes para se tornar um bom advogado:

Alguns profissionais optam por trabalhar em grandes escritórios de advocacia por alguns anos para aprender e se especializar. Outros seguem a carreira acadêmica e buscam por muito conhecimento técnico em uma área específica. Também há vários advogados que optam por abrir o próprio escritório, aprendendo pela prática da advocacia.

Também podemos destacar que conhecimento técnico profundo sobre algum tema já não é suficiente para conquistar a confiança de clientes, o que é essencial para uma boa relação. Essa confiança é conquistada por meio da transparência, da ética e da comunicação clara com o cliente.

Alguns requisitos básicos são comuns em todos os casos conforme veremos no tópico abaixo.

Conhecimento especializado

Possuir uma visão geral de diferentes aspectos do direito é muito importante, porém muitos advogados caem no erro de tentar saber tudo sobre o direito em geral.

É realmente importante ter uma visão geral sobre diversos aspectos do direito, e o conhecimento técnico, por muito tempo, foi suficiente para que um bom advogado se tornasse bem sucedido.

Porém criar um foco de especialidade pode ter ainda mais importância. Este foco é essencial para que o advogado encontre uma área para se tornar especialista.

Os melhores advogados são reconhecidos pelos seus clientes como especialistas na área que atuam.

Veja conteúdo completo sobre a importância da escolha de um nicho na advocacia.

Inovação

Advogados também podem e devem ser inovadores, fazendo uso de novas possibilidades trazidas pela tecnologia para exercer o direito de uma maneira diferente.

É possível inovar de diversas maneiras, como na precificação dos honorários, na maneira de adquirir clientes, na forma de realizar a gestão, entre outros.

Escute no podcast entrevista com a advogada Flavia Maria que inovou ao especializar-se na área de Infoprodutos.

Uma outra forma de inovar de forma eficiente está no próximo tópico: o marketing jurídico.

Marketing jurídico

A maioria dos advogados ainda contam com a sorte e confiam no boca-a-boca para adquirir clientes e fazer negócios. Assim como mencionado anteriormente, é importante ao advogado inovar. A utilização do Marketing Digital para trazer visibilidade é um ótimo exemplo.

O Marketing Jurídico é um conjunto de ações de Marketing que podem ser executadas pelos advogados no âmbito digital (on-line) ou off-line. O objetivo é promover a marca do Advogado ou escritório, fidelizar clientes e parceiros, e viabilizar a prospecção de novos clientes na Advocacia.

Marketing para advogados não é o mesmo que propaganda, e sim um conjunto de estratégias para apresentar os serviços dos escritórios de advocacia para o mercado, sem mercantilizar ou tirar a sobriedade da profissão.

A 3MIND oferece diversos serviços e cursos para auxiliar no impulsionamento do advogado no meio digital e destacá-lo. Inscreva-se no Marketing Essential, curso gratuito, que vai te ajudar a entender os princípios básicos e a metodologia adotada pela 3MIND.

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