Marketing
Jurídico Digital

o que é e como fazer

Marketing Jurídico é uma combinação de estratégias digitais ou “off-line” com a finalidade de aproximar o escritório do público-alvo. A forma mais eficaz e autorizada pela OAB, é através da divulgação de conteúdos jurídicos orientativos em áudio, vídeo, imagem ou texto.

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA VOCÊ ALMEJA NEGÓCIOS OU APENAS CURTIDAS?

Mais de 80% dos advogados não conseguem obter resultados mensuráveis com estratégias de marketing jurídico. Mas porque isso acontece? Principalmente por erro de planejamento que resulta em uma estratégia de pouco “valor/relevância” junto ao público-alvo.

Ao buscar clientes além da tradicional indicação ou “boca a boca” que certamente é uma das melhores fonte de novos clientes na advocacia, algumas respostas estratégicas precisam estar contempladas no seu plano de marketing jurídico:

1. Seu público-alvo encontra “respostas ou direcionamentos” de valor em seu site ou mídias sociais?
2. Seu site e mídias sociais transmitem qual percepção ao seu público? Escritório moderno, atualizado? Ou elas não refletem o seu posicionamento e discurso de atendimento?
3. Quando pesquisam por conteúdos ou escritórios na sua área de atuação e/ou especialização, seu escritório é encontrado pelo google ou nas redes sociais?

Como fazer marketing jurídico?

Antes de colocar a mão na massa, é importante definir a sua expectativa e/ou necessidade de retorno com as ações.

Compreender o potencial de retorno com cada mídia é fundamental, exemplo: compra de palavras-chave (google ads) e campanhas impulsionadas em redes sociais – retorno a curto prazo, público de massa.

Outras estratégias como produção de conteúdo jurídico, inbound marketing, newsletter, SEO e outras ações orgânicas, são consideradas de médio à longo prazo.

QUANTO CUSTA MARKETING JURÍDICO?

É possível iniciar ações de marketing jurídico com R$0 de investimento, utilizando redes sociais como Instagram, Linkedin e Youtube.

O formato sem investimento é chamado de orgânico, no qual você cresce principalmente pela qualidade e consistência nas suas publicações, explorando de forma inteligente os algoritmos das ferramentas.

Já no formato patrocinado ou impulsionado (que é comumente chamado de “Ads”), recomendamos no mínimo R$300 mensais (R$ 10 por dia), + custos da agência.

MARKETING JURÍDICO NO INSTAGRAM?

Para conquistar seguidores, mídias sociais ou de “relacionamento”, necessitam de muita criatividade e engajamento com o público.

Se o escritório faz várias publicações mas não engaja com outros usuários, a página corre o risco de ser penalizada pelo algoritmo do Instagram (reduzindo o potencial de visualizações).

Uma das grandes vantagens no Instagram é a possibilidade de investir em campanhas de impulsionamento, escolhendo o público-alvo e diferentes formas de impactá-lo.

O QUE O ADVOGADO NÃO PODE FAZER?

O novo provimento da OAB sobre os limites da Publicidade na Advocacia foi atualizado em meados de Agosto/2021.

O Conselho Federal aprovou diversas flexibilizações, entre elas, destacamos as ações de impulsionamento e anúncios no google (compra de palavras-chave), que eram alvo de constantes advertências pela OAB.

Entretanto, ações que remetem à mercantilização, banalização ou que de alguma forma comprometem a sobriedade da Advocacia, seguem proibidas.

Quero conhecer as estratégias mais
recomendadas nesta fase.

CASES DE SUCESSO

Confira os vídeos mais assistidos por escritórios que estão iniciando no Digital.

Instagram para Advogados. Como bombar?

Google ADS para advogados, estratégias 2021

Marketing Jurídico, como gerar mais resultados.

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