3 dicas para chegar ao topo do Google com marketing digital para advogados

Ferramentas de marketing digital para advogados alcançarem a primeira página do Google

Muitos escritórios de advocacia estão apostando na primeira página do Google como principal estratégia de seu planejamento de marketing digital para advogados. Por isso, como maior agência de marketing jurídico do Brasil trazemos algumas dicas para facilitar o ranqueamento de um conteúdo jurídico pelo algoritmo do Google com base no vídeo Meu escritório na 1ª página do Google. Como?, disponível em nosso canal do YouTube.

O Google considera mais de 200 fatores para ranqueamento dos conteúdos publicados na internet, por isso ainda não existe uma receita de bolo para atingir o topo da primeira página do buscador. Mas com base em técnicas de SEO e produção de conteúdo jurídico separamos três fatores que podem facilitar esse processo. São eles:

1. CONTEÚDO

Primeiro é importante diferenciar o conteúdo jurídico produzido para SEO (Search Engine Optimization) ou seja, para ranquear no Google e o conteúdo focado apenas em transmitir uma informação para o usuário. Esse segundo é um conteúdo mais “raso”, comentando  uma nova MP, por exemplo, ou uma notícia do judiciário.

O conteúdo desenvolvido para SEO deve seguir uma série de etapas, depois de escolher o tema sobre o qual se quer falar, como por exemplo, redução de jornada de trabalho é preciso realizar uma pesquisa na internet para entender: 1-) como o usuário está procurando por este tema e 2-) como os sites ranqueados na primeira página do Google estão abordando esse tema.

Depois disso é preciso desenvolver um conteúdo que responda às dúvidas dos usuários que seja melhor do que aquilo que já está ranqueado no Google, possibilitando assim que o seu escritório de advocacia “roube” uma posição da primeira página do buscador.

“Ao produzir o conteúdo, mire no seguinte: como tornar o meu conteúdo ainda mais interessante em comparativo aos que já estão na primeira página”.

2. PLANEJAMENTO

Como o conteúdo focado em SEO é muito mais complexo e além da produção do texto em si requer toda uma pesquisa prévia e a adequação técnica para vários fatores de ranqueamento do buscador. É preciso planejar e separar o tempo necessário para ele, que demora de 3 a 10 vezes mais do que um conteúdo apenas com foco em informar o usuário.

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Mas qual é a vantagem de fazer menos conteúdo e focar na primeira página do Google? Na verdade o segredo está no equilíbrio, não adianta focar apenas em um conteúdo para Google e deixar de lado a sua audiência via redes sociais, por exemplo. O conteúdo voltado para o Google tem a vantagem de levar clientes para o seu site de maneira gratuita e de conceder ao escritório de advocacia uma autoridade digital, mas isso leva tempo.

Quando fazemos um conteúdo pilar para ranquear no Google já imaginamos que ele vai demorar em média um ano para performar, alcançar a primeira página do buscador e começar a trazer resultados para o escritório de advocacia. O problema é, se você não investir nesse conteúdo agora, talvez o seu escritório não seja visto no mercado digital, que se torna cada dia mais competitivo em todo o mundo.

3. A CEREJA DO BOLO

Por fim é fundamental que o conteúdo desenvolvido para ranqueamento do Google seja totalmente único e para isso o advogado precisa compartilhar com o redator os insights que só ele pode ter sobre determinado tema, como citado anteriormente: redução de jornada de trabalho – qual dica você pode adicionar ao conteúdo que considera um diferencial frente aos concorrentes?

Esse conhecimento pode ser enviado em forma de texto, áudio ou por meio de uma entrevista, e é ele que vai diferenciar o conteúdo do seu escritório de advocacia de todos os outros que também estão produzindo um conteúdo sobre o tema redução de jornada de trabalho.

Compartilhar a propriedade intelectual dos advogados do escritório de advocacia ainda é algo muito temido pelos advogados, mas é isso que vai diferenciar um escritório com autoridade digital para outro que está simplesmente presente na internet.

Com uma simples pesquisa no Google é possível perceber que os escritórios de advocacia na primeira página do Google compartilham casos, resultados, insights, passo a passo para resolver algum problema. Tudo isso de maneira acessível para qualquer pessoa e com isso eles conquistam a confiança dos usuários.

Com esse conteúdo reforçamos que a agência de marketing jurídico pode contribuir no brainstorming para a escolha dos temas, na pesquisa de SEO, no planejamento do conteúdo, na produção de textos jurídicos, mas ela não consegue captar o diferencial do advogado se isso não for compartilhado. Ou seja, as estratégias de marketing digital para advogados são feitas em parceria entre agência e advogado, se alguém te falar o contrário, cuidado!

Tenha em mente que o conteúdo do blog e das redes sociais de um escritório de advocacia devem ser únicos e refletir as ideias dos advogados da empresa, por isso sua participação na produção desse conteúdo jurídico é fundamental. Quanto mais envolvido no processo o advogado estiver, mais sucesso ele terá no futuro. Por isso a 3MIND lançou um curso de marketing jurídico para advogados que querem entender melhor esse mercado, inscreva-se já, ele é gratuito e super rápido de fazer!

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