Marketing Digital para advogados iniciantes

Marketing Digital para Advogados Iniciantes

Como gerar caixa como advogado iniciante? Um dos pilares mais importantes da gestão para a sobrevivência de qualquer negócio é o chamado capital de giro.  Em resumo, é preciso ter dinheiro em caixa para ter um bom planejamento, se manter e fazer girar o negócio com tranquilidade para captar clientes e colocar em prática o seu planejamento estratégico. Mas como aplicar esse conhecimento para um escritório de advocacia iniciante?

Será que a área que o advogado iniciante escolheu na advocacia gera caixa para o escritório?

De forma simplificada, no universo jurídico existem dois tipos de cliente. Esse é o primeiro passo para escolher uma área da advocacia. O primeiro é o cliente que está buscando solução para o seu problema e o são os que não estão buscando ativamente por uma solução, alguns neste segundo grupo nem se quer sabem que o problema existe. Como no direito tributário, por exemplos, muitos empresários nem sabem que podem solucionar vários problemas de caixa com um planejamento tributário empresarial, solicitando restituição de tributos pagos à maior.

O cliente que está buscando solucionar o problema está ansioso para resolver um problema. Nesse cenário, para os advogados iniciantes recomendamos focar no cliente que está ativamente buscando uma solução para o problema, porque vai ser mais fácil vender um serviço de advocacia para ele, isso vai gerar mais contratos para o escritório e gerar fluxo de caixa. A lógica é relativamente simples, é mais fácil vender para quem está interessado em comprar algo do que ao contrário.

SENSO DE URGÊNCIA

Podemos classificar o senso de urgência em alto, médio e baixo (diretamente relacionado com o fator emocional para resolver o problema). Por exemplo, um casal que resolveu se divorciar depois de uma briga, ou traição – apresenta um senso de urgência alto. Já a pessoa que precisa fazer um inventário, por exemplo, tem um senso de urgência, mas ele é médio, por ainda ter um prazo legal para tomar a decisão.

Outro exemplo é de um reclamante trabalhista, que já foi demitido, já recebeu as verbas rescisórias e um dia em uma conversa com amigos percebe que a empresa ainda pode dever algo para ele. Esse cliente tem um baixo senso de urgência pois ele ainda precisa ser convencido a tomar essa decisão de entrar com uma ação judicial.

Cursos de Marketing JurídicoPowered by Rock Convert

Isso vai mudar no tempo de conversão deste cliente, quanto mais alto o senso de urgência mais fácil de fechar o contrato e entrar dinheiro no caixa do escritório de advocacia.

DEMONSTRAR AUTORIDADE

Para facilitar o processo de fechamento de contrato com o cliente, o advogado iniciante precisa comprovar sua autoridade no tema específico do problema daquele cliente. Aí entra a estratégia de marketing digital para advogados iniciantes que precisam gerar receita.

Na hora de fazer um site do escritório de advocacia, ele pode ser generalista e colocar as especialidades dele como direito empresarial, tributário, trabalhista, entre outros. Mas, quando o usuário buscar no google “advogado trabalhista” o ideal é que ele seja conduzido para uma página do site que reforce sua autoridade nesta área de atuação, ou seja, não conduzi-lo para algo “genérico”. 

Quando esse usuário entra no site do escritório de advocacia ele tem que encontrar conteúdos específicos, que atendam o problema dele. Como usuário, ele vai entrar em vários sites e o advogado que mais vai chamar a atenção dele é aquele que faz uma conexão com o problema específico que ele está procurando.

Com isso se no seu site você tem um blog com um conteúdo sobre processo de empresa por acidente de trabalho e é esse o problema do usuário, as chances desse prospect entrar em contato com o escritório de advocacia e fechar negócio são muito maiores. Isso porque o advogado iniciante comprovou sua autoridade na solução daquele problema específico e passou segurança para o cliente logo de cara, antes do primeiro contato.

Veja conteúdo completo sobre como escolher um nicho para área de atuação.

Esse é o princípio do foco em um nicho para estratégia de marketing digital para advogados iniciantes que falamos tanto nos vídeos e textos da 3MIND. Você já escolheu o seu?

Receba conteúdos e estratégias atualizadas de Marketing Jurídico gratuitamente!

Sobre o autor
Compartilhe
Responder
Olá, meu nome é Victor! 😊

Nós já ajudamos mais de 100 escritórios de pequeno a grande porte a construir sua autoridade.

Como podemos lhe ajudar?