Gestão para escritórios de advocacia no novo mercado?

Advogado conversando ao telefone sobre o mercado de Marketing Digital

Vinicius Tersi é considerado um dos maiores especialistas em Direito Tributário Internacional do País e compartilhou insights e aprendizados da sua trajetória no décimo segundo episódio do 3MINDCAST. Separamos algumas dicas do especialista sobre como a entrega de valor através de conteúdo em uma estratégia de marketing digital para advogados pode fazer a diferença na captação de clientes qualificados pela internet.

Em seu escritório de advocacia, especializado em Direito Tributário Internacional, Vinícius Tersi atende desde empresários e suas respectivas famílias até executivos com ativos em várias jurisdições diferentes, expatriados e investidores nacionais e internacionais.

Print do podcast para advogados - 3MINDCAST

Para ele a particularidade do direito internacional é desenvolver uma solução que funciona no Brasil e no outro país envolvido, encontrando um ponto de harmonia entre os dois sistemas judiciários. Com base nessa premissa o escritório criou uma autoridade nesse segmento na internet.

O marketing digital para advogados, por meio do blog, foi uma forma de compartilhar os conhecimentos do advogado na área de Direito Tributário Internacional e acabou trazendo clientes e novas demandas para desenvolvimento de um escritório especializado. Com isso, o advogado mudou o sistema de atendimento, iniciando uma fase de consultoria, cobrando essa consulta inicial para entender a necessidade de cada cliente.

A consulta dura em torno de uma hora ou uma hora e meia e o advogado orienta com relação a questões tributárias, jurídicas, cambiais, entre outros, oferecendo uma solução personalizada para o problema de cada cliente.

BLOG COMO FERRAMENTA DE MARKETING DIGITAL PARA ADVOGADOS

No blog do escritório de advocacia de Vinicius Tersi os conteúdos sempre foram muito detalhados, entregando totalmente as informações necessárias para a solução do problema de possíveis clientes. Isso veio de uma experiência prévia do advogado que percebeu que deveria atender a necessidade do cliente como um todo, tratando as dificuldades da legislação que transformavam uma coisa simples em algo complexo.

Foi aí que o advogado começou a perceber um excelente retorno, por meio da “economia da gratidão”: se você oferece muita informação para uma pessoa, como uma solução para um problema, ela se sente na obrigação de retribuir. “Com isso quem entra em contato com o escritório está disposta e já tem o perfil de cliente que a gente quer. Além disso a maioria das pessoas entende o conteúdo e descobre que não consegue resolver o problema sozinho, mesmo tendo todas as informações no site”, explica o advogado.

Um dos principais feedbacks que o escritório de advocacia recebe é: “seu conteúdo é excelente, consegui entender meu problema e me senti confortável para entrar em contato”. Assim percebe-se que um conteúdo de valor é como uma vitrine para os serviços oferecidos pelo advogado, você oferece tudo que sabe para que a pessoa confie no seu trabalho e entre em contato com você.

Quem converte mais usando o marketing digital para advogados é quem mais entrega a informação de maneira fácil e acessível. A cereja do bolo, aquilo que ninguém sabe, é o que faz a diferença entre um marketing jurídico de sucesso ou não. Sempre buscando ser o mais específico, e o mais cirúrgico possível, para iniciar um relacionamento com o usuário e transformá-lo em um cliente para o escritório de advocacia.

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Como se adaptar ao marketing digital para advogados?

Primeiro de tudo, o advogado iniciante que acabou de sair da faculdade precisa buscar algum conhecimento de marketing, para entender como funciona esse universo digital. Segundo é preciso entender como conquistar o cliente, sem a confiança do olho no olho, do aperto de mão, pois agora muitos dos primeiros contatos com possíveis clientes são via What’sApp.

Veja o conteúdo completo sobre como usar o What’sApp para advogados.

Até pouco tempo o cliente desconfiava se o chamado “escritório digital” de fato existia, além do “preconceito” com a videoconferência. Hoje, depois da pandemia, isso foi disseminado e se tornou mais normal. E muitas pessoas descobriram que o formato é bom, é mais cômodo se comunicar com o advogado do conforto de casa, sem ter que visitar um escritório físico.

Estrutura ideal para um escritório de advocacia no mercado digital?

Onde acaba o marketing digital para advogados e começa o comercial do escritório de advocacia? O marketing não é venda, é dar as condições para o cliente se sentir confortável para entrar em contato com o escritório de advocacia e vocês chegarem a um acordo em comum para definir essa relação de prestação de serviço.

O cliente entra em contato com todas as pessoas do escritório de advocacia, por isso é preciso organizar e oferecer um primeiro contato com pessoas que sabem o que estão fazendo, com alinhamento de linguagem e empatia.

Em seu escritório de advocacia, Vinicius Tersi organizou um script de primeiro atendimento para o departamento comercial, explicando a questão de pagar pela consulta, de maneira transparente e mostrando como será todo o processo do serviço oferecido.

“É importante deixar claro ao longo do caminho que a consulta vai ser paga antes de falar em dinheiro, assim a pessoa não se surpreende com a informação. E isso não é difícil porque depois de ler um conteúdo bem preparado no blog ela já chega até o escritório disposta a investir nessa solução que podemos oferecer”, conclui o advogado.

Se você ainda tem medo de entregar seus conhecimentos como advogado especialista no site do seu escritório de advocacia como ferramenta para fomentar sua estratégia de marketing jurídico, reveja seu planejamento e acredite no conteúdo como uma vitrine para os seus serviços. Depois conta pra gente como isso melhorou sua captação de clientes por meio do marketing digital para advogados.

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