Entenda a lógica por trás da metodologia do marketing jurídico

Advogado entendendo a metodologia do marketing jurídico

Nesse conteúdo, feito com base na aula 3 do curso de marketing jurídico para advogados explicamos a lógica por trás da metodologia de marketing jurídico recomendada pela 3MIND, maior agência de marketing jurídico do Brasil. Entenda o processo, desde a estratégia até a perspectiva de trabalho para obter retorno para gerar resultados sólidos e sustentáveis em médio e longo prazo.

Tela de Aula do curso de Estratégias & Ações

Metodologia de Marketing Jurídico Digital

A metodologia de marketing jurídico usada pela 3MIND tem como foco a “casa digital”, ou seja o site do escritório de advocacia, que é divulgado em todas as plataformas digitais disponíveis, entre elas Facebook, Linkedin, Instagram, WhatsApp, YouTube e Email, podendo entrar nessa lista também os podcasts que tem se popularizado na área jurídica.

Essa divulgação tem como objetivo levar o usuário da internet para o site do escritório de advocacia, usando a plataformas digitais como cartões de visitas.

No site do escritório de advocacia o advogado pode captar clientes com mais facilidade, usando o botão de whatsapp, mostrar os serviços do escritório de maneira mais direta e chamar o usuário para uma ação de contato com o escritório, iniciando um relacionamento além do digital.

As redes sociais geram audiência para o site por meio de links que levam o usuário para esse ambiente digital do escritório de advocacia. Essa audiência ajuda a melhorar o ranqueamento da página no Google e também facilita a captação de clientes.

GoogleAds e a compra de palavras-chave

Outra forma de buscar ainda mais audiência para o site do escritório de advocacia, é através da compra de palavras-chave relacionando a dúvidas comuns do seu público-alvo.

Cursos de Marketing JurídicoPowered by Rock Convert

Se um escritório de advocacia especializado em Direito Trabalhista, compra a combinação de palavras Rescisão Trabalhista Advogado, por exemplo, sempre que um usuário de uma localidade específica (escolhida pelo escritório) buscar essa combinação o site desse escritório vai aparecer nas primeiras posições do Google.

Print do curso de Marketing Jurídico

Essa compra de palavras-chave é baseada em acertos e erros, são muitos testes até atingir o público ideal para o escritório de advocacia, pois não é possível precisar quem é o usuário (se reclamante, reclamado ou até mesmo um estudante de Direito). A lógica é para então entender quem realmente converte para o escritório. Essa conversão pode ser analisada com base nos usuários que clicam no plugin do What’sApp para iniciar uma conversa com o advogado, por exemplo.

Produção de conteúdo jurídico X Resultados

Para medir os resultados provenientes da produção de conteúdo jurídico é preciso pensar em um planejamento de longo prazo, mas no começo da estratégia de marketing jurídico é possível ser mais assertivo.

Ao apostar em uma produção de conteúdo jurídico com uma palavra-chave de cauda longa, ou seja, um conteúdo bastante específico, como por exemplo, “como calcular a redução da jornada de trabalho em horas” é possível atingir um segmento menor de usuários, porém eles serão mais qualificados, com isso a taxa de conversão aumenta.

Na prática existe uma regra de pareto na qual 20% dos conteúdos do site vão gerar 80% do resultado, mas o marketing jurídico é baseado em testes e validações, a jornada da produção de conteúdo jurídico vai mostrar para o advogado onde estão os conteúdos geradores de resultados. Por isso não é possível focar apenas nos 20 melhores, você precisa de 100 conteúdos ao todo, para ter a jornada de validação necessária, bem como alcançar a audiência e autoridade digital.

Acesse a aula 3 do curso de marketing jurídico para advogados e veja se você acertou as respostas. Certifique-se como especialista em Marketing Jurídico e atue como Social Media em todo o país!

Essa é a nossa forma de contribuir com o aprendizado de milhares de advogados que almejam destacar-se em um dos mercados jurídicos mais concorridos no Mundo!

Receba conteúdos e estratégias atualizadas de Marketing Jurídico gratuitamente!

Sobre o autor
Compartilhe
Responder
Olá, meu nome é Victor! 😊

Nós já ajudamos mais de 100 escritórios de pequeno a grande porte a construir sua autoridade.

Como podemos lhe ajudar?