Instagram para advogados: como segmentar o público-alvo?

Instagram para advogados

Guilherme Barbosa

O Instagram para advogados está sendo muito usado para iniciar uma estratégia de marketing jurídico digital, isso porque é uma das ferramentas digitais mais fáceis de dominar no mercado atual e que apresenta constante crescimento. Porém, muitos advogados se encontram insatisfeitos com os seguidores que estão conquistando, que em sua maioria são outros advogados e não, necessariamente, o empresário para qual o escritório de advocacia pretende oferecer seus serviços.

Aí voltamos na eterna dúvida do marketing digital para advogados, como captar clientes na internet, ou nesse caso específico, no Instagram? 

Orgânicamente, ou de forma gratuita, é possível buscar um público-alvo por meio de hashtags, contando com o compartilhamento do conteúdo por seguidores qualificados e com técnicas de texto e layout.

Nesse artigo, feito com base no vídeo Como segmentar o meu público-alvo no Instagram, disponível no canal da 3MIND no YouTube, trazemos três pilares para facilitar a segmentação do Instagram para advogados e usá-lo como uma ferramenta para captar clientes online.

A importância do Marketing Jurídico

O primeiro passo é entender qual é o foco estratégico do escritório de advocacia. Atualmente o retorno de grandes escritórios se dá por meio de três fatores: parceria corpo jurídico de grandes empresas, parcerias e indicações de outros escritórios e corpo jurídico interno. 

O Google e as Redes Sociais, ou seja o marketing digital, é responsável por uma pequena parcela dos novos negócios dessas bancas. Na verdade eles são muito mais usados como uma ferramenta de alinhamento de discurso entre os advogados que estão captando novos clientes, considerados importantes no alinhamento de Marketing Jurídico.

Na hora de iniciar um planejamento de marketing jurídico digital com foco em Instagram para advogados é preciso olhar para dentro do escritório e entender como se comunicar na rede social para atingir um público-alvo qualificado. E muitas vezes entender que, talvez, o advogado ou o contador que está entre os seguidores do Instagram pode ser tornar um parceiro e ajudar a prospectar novos negócios para o escritório de advocacia.

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Produção de Conteúdo Jurídico

Há poucos dias, em meio a rotina da 3MIND, maior agência de marketing jurídico do Brasil, fizemos uma pesquisa sobre “demissão por justa causa”, pois tínhamos um cliente querendo ranquear no Google para essa palavra. 

O primeiro passo, seguindo a metodologia da 3MIND – disponível no curso de SEO: Rumo ao Topo do Google – é entender como as pessoas buscam informações na internet sobre o tema demissão por justa causa, e não como o advogado quer abordar esse tema. Isso é muito importante pois a chamada (ou copy) é determinante para o resultado, alguns estudos de marketing garantem que um bom copy pode fazer a diferença entre atingir uma ou cem pessoas.

Produção de conteúdo Jurídico para o Instagram

Voltando a nossa pesquisa, descobrimos que muitas pessoas buscavam o termo: o que pagar na demissão por justa causa. Olha que interessante, quem paga é o empresário, ou alguém do RH ou do administrativo de uma empresa, certo? Então em uma frase eu consigo delimitar o público-alvo que terá interesse no conteúdo da página do Instagram para advogados.

O próprio buscador do Google entrega o usuário como as pessoas buscam determinado tema, aí que começa a estratégia por trás do marketing de conteúdo. Primeiro você define sobre o que falar, descobre como o seu público-alvo está procurando sobre esse tema na internet e, por fim, desenvolve um copy que responda o que esse público quer saber, sem esquecer da imagem que também deve comunicar a ideia do post.

Posts Jurídicos para Instagram – hashtags

O uso de hashtags também pode ser uma ferramenta de segmentação de público, com os clientes da 3MIND nunca vimos nenhum resultado com foco em busca de hashtags. De qualquer forma a dica é simples: se o advogado quer falar com um empresário ele precisa definir qual hashtag pode conversar com esse público e que guarde relação com o universo jurídico como, por exemplo, #empreendedorismo. Se, por outro lado, você usar as #advogado ou #oab, vai acabar atingindo outros advogados e pessoas da área jurídica.

As ações de relacionamento também podem ser uma ferramenta útil de segmentação de público-alvo no Instagram para Advogados. Quando determinar as hashtags mais interessantes para o seu negócio, busque outros perfis do Instagram que usem essas hashtags, siga essas contas, curta os posts, comente e comece um engajamento. Esse é o famoso troco likes, você curta a página de alguém interessante para a sua rede de negócios, essa página te segue de volta e assim vocês começam a criar uma rede qualificada de seguidores.

Se você ainda ficou com alguma dúvida na sua estratégia de Instagram para Advogados deixe seu comentário, será um prazer ajudá-lo. E para saber mais sobre marketing jurídico, acesse nossa página de Cursos Gratuitos, onde explicamos toda a metodologia da 3MIND para captar clientes para advogados na internet.

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Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

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