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Instagram Jurídico: dicas para transformar seguidores em clientes

Instagram Jurídico no celular

Como saber se minha estratégia de marketing para o Instagram Jurídico está funcionando? Essa é uma das perguntas que mais recebemos na 3MIND, e hoje vamos responder com 3 indicadores que fomos percebendo ao longo de nosso trabalho em mais de 150 escritórios de advocacia em todo o Brasil. Veja mais no vídeo abaixo:

Para saber se o Instagram Jurídico está dando resultados, o primeiro passo é entender para onde o advogado está olhando, ou seja, qual o seu objetivo com essa ferramenta de marketing jurídico digital.

Alguns objetivos possíveis para um Instagram Jurídico são:

  • Gerar Negócios (mais pessoas procurando o escritório)
  • Relacionamento para parcerias
  • Ganhar curtidas e aumentar a base de seguidores

Mas como analisar cada um destes objetivos? Aí que entram três indicadores fundamentais:

Indicador Negocial

A maioria dos advogados que procura a 3MIND para começar um planejamento de marketing jurídico quer gerar negócios na advocacia, ou seja, quer ganhar mais dinheiro. Por isso o indicador negocial é um dos mais importantes ao analisar o sucesso do Instagram Jurídico.

Para começar essa análise é preciso responder uma pergunta: nas publicações do Instagram Jurídico, para onde você está conduzindo este usuário? Pois para que ele se torne um cliente é preciso conduzi-lo a uma ação. Se você não conduz o usuário para um site, ele vai falar com você via Direct, por isso é preciso estar atento às mensagens recebidas por lá.

Para onde conduzir o usuário?

Existem várias opções, entre elas o site do escritório de advocacia, um plugin do What’s App, uma landing page que tem como objetivo gerar novos “leads” ou contatos para o advogado. Aqui não tem certo e errado, tudo depende da estratégia de marketing digital escolhida pelo advogado.

Uma lógica simples é relacionar o “senso de urgência” do que está sendo abordado com o canal de comunicação, exemplo: se você estiver falando sobre algo que impacta emocionalmente as pessoas (exemplo: uma decisão recém publicada que pode prejudicar ou beneficiar), é interessante conduzir para o Whatsapp, sem mencionar diretamente na sua publicação (vetado pela OAB), mas deixando claro que você está disponível para tirar dúvidas a respeito do assunto, bastando o usuário se direcionar para a “BIO” da sua página.

Agora, se o assunto não requer tanta urgência, a comunicação por e-mail, formulário de contato do seu site ou direct do Instagram, podem ser uma boa opção de foco. 

Como analisar os resultados do Instagram Jurídico?

Depois que você definiu a estratégia de marketing jurídico para o Instagram e optou, por exemplo, por direcionar o usuário para o site do escritório de advocacia.

Acesse a aba de relatórios do Instagram e veja o resultado mensal. Para calcular sua taxa de conversão é simples: compare o número de views com os acessos que eles geraram para o site.

Se você teve 10 mil acessos no mês e 100 pessoas acessaram o seu site, você teve uma conversão de 1%, o que é uma margem alta para redes sociais. Esse número gira em torno de 0,20 a 1%.

Isso porque o cliente da rede social não está procurando a solução de um problema, mesmo que ele seja impactado pelo conteúdo e se interesse pelo serviço, geralmente ele não está no momento de compra ideal para fechar um negócio ou mesmo acessar o site para buscar mais informações.

Para isso damos o nome de relevância digital, as redes sociais ajudam a criar relevância perante o público, ou seja, você é visto por isso é lembrado.

Outra análise de resultados que pode ser feita é a seguinte: se você teve 10 mil views no Instagram Jurídico no último mês e 3 contatos via direct. Ou seja, a conversão via direct foi de 0,3%, ainda assim alguns deles podem ser parcerias ou apenas curiosos e não necessariamente clientes qualificados.

Vale lembrar que redes sociais são o que chamamos de mídias reativas, ou seja, as pessoas não estão navegando pelo Feed em busca de um Advogado, e por isso a conversão é tão baixa a ponto de a grande maioria não obter sequer um único contato mensal. Há uma grande diferença quando se fala em Google, justamente por ser lá o local que ativamente pesquisamos por soluções para os nossos problemas jurídicos. 

Resultados comuns das redes sociais para advogados

O Instagram Jurídico, assim como a maioria de redes sociais usadas por advogados, não são grandes geradores de negócio. Elas acabam gerando muito mais parcerias, devido a relevância digital que atingem, como mencionamos anteriormente.

Mas isso não quer dizer que elas não devem ser parte de uma estratégia de marketing jurídico digital, pelo contrário. As redes sociais são uma vitrine fundamental para o advogado. Hoje em dia é preciso ser visto na internet, as redes sociais geram credibilidade e demonstram que o advogado está atualizado e em linha com o novo mercado digital.

Mas, atenção, as redes sociais, para trazerem benefícios positivos precisam ser bem feitas, com bons copys, sem erros de digitação, com imagens impactantes, design elegante e com consistência. Não adianta criar uma página no Facebook, Instagram, Linkedin e não atualizar nunca!

Por isso, na 3MIND temos uma rede de Social Medias parceiros que prestam esse serviço com foco no mercado jurídico. Isso porque eles fizeram o curso Social Media, disponível gratuitamente no site da 3MIND, que traz várias regras para as redes sociais de advogados, seguindo todas as normas do Código de Ética da OAB.

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