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A importância da logo de advogado

Logo de advogado

Criar uma marca e uma identidade própria é o primeiro passo para quem quer se destacar no mercado e no nicho de trabalho. Mas, antes de tudo, é importante entender o que é identidade visual e logo de advogado como elas podem contribuir no desenvolvimento do trabalho de um advogado. As identidades visuais carregam características como slogan, cores da marca, peças de divulgação, estratégias, entre outras.

Para explicar melhor, podemos tomar como exemplo uma pessoa: ela tem um nome, mas também apresenta características, tem personalidade, algo que a diferencia de outras pessoas e fazem com que outras pessoas se lembrem dela de tal maneira. 

Nos empreendimentos não é diferente. Criar uma personalidade é fundamental. E isso faz parte da identidade visual, estratégia que deve ser uma prioridade para o seu escritório de advocacia. Antes do trabalho, o profissional é reconhecido pela imagem que ele transmite enquanto identidade visual.

O que chamamos de identidade visual une elementos que podem ser gráficos e visuais. Eles são os responsáveis pela criação de um composto sobre a empresa, os seus valores e também como essa empresa ou o profissional enxerga a sociedade. Além disso, é a forma que o advogado tem de se comunicar com o público sem precisar dizer muito.

Voltando a comparar com pessoas, pense naquela sua amiga que só usa camisa do time de futebol que ela torce. Quando você encontrar outra pessoa com a mesma camiseta, lembrará dela imediatamente. O time de futebol e o uso constante da “marca” que, no caso, é a camiseta, faz com que ela tenha uma identidade visual – literalmente.

Ou seja, para que a sua marca seja reconhecida de forma positiva e, com isso, você tenha sucesso na atuação como advogado, é importante fazer uma boa definição e destacar qualidades que são essenciais, para torná-la um diferencial.

Quando alguém fizer uma busca, seja nos sites de pesquisa, seja nas redes sociais, e encontrar cores, tons, fontes e estratégias que se assemelham a você, vão lembrar do advogado que primeiro lhes chamou atenção.

Isso tudo precisa estar interligado a todo o pacote visual que envolve a sua empresa, seja cartão de visita, seja as suas publicações nas redes sociais. A sua personalidade precisa ser mostrada enquanto marketing jurídico, inclusive, nos textos em que escreve.

Por isso, pense sempre numa estratégia que seja compreensível, de fácil entendimento e que capte o seu público de forma rápida. As cores são fundamentais, mas também existem outros elementos que contribuem bastante para a estratégia da marca no marketing jurídico.

Um desses elementos é a logomarca do advogado, que estará em quase tudo que ele for produzir, até mesmo em um contrato.

Qual a importância de criar uma logo de Advogado?

Hoje em dia o número de advogados cresceu muito no Brasil. Tornar-se uma referência tem sido um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade. Para isso, não basta ser o melhor. É preciso trabalhar na sua identidade visual para que as pessoas, de fato, saibam que você realmente é.

É nesse momento que surge a importância de ter uma logomarca, algo que te identifique e que mostre, a partir dos elementos que nela devem estar, a responsabilidade do seu trabalho.

Uma logo bem elaborada pode ajudar a manter a boa identidade visual do profissional, afinal, ela é o primeiro contato que o cliente tem com o advogado. Então vale a pena investir.

Uma marca registrada é essencial para conseguir novos clientes e para ser referência no mercado, principalmente na sua área de atuação específica, que pode estar detalhada por meio de elementos que compõem a logomarca. A importância da logo chega como um diferencial para tornar o advogado único, no meio de tantos. 

Além de ser reconhecido, com uma logo de advogado também pode conseguir uma consolidação mais rápida e eficaz no mercado de trabalho, porque irá transmitir os valores que o seu trabalho têm, além do compromisso e da responsabilidade com o cliente. 

Tudo isso porque uma logomarca bem elaborada e com um conceito que realmente faça ligação com o seu propósito demonstra seriedade, um trabalho que, de fato, pode ser contratado.

A logo é o primeiro passo para a criação de uma marca e também um dos elementos principais. É por meio dela que os clientes irão lembrar de você e manter uma relação visual.

Sua marca começa com a logo

Pois é, tudo começa com a logo de advogado. Ela é o carro de entrada da sua marca. É por onde as pessoas vão começar a conhecer o seu trabalho e também será o primeiro contato visual que elas terão. Portanto, é importante trabalhar nessa ferramenta com muito cuidado e certeza nas estratégias que estão sendo tomadas.

A logomarca – pois é, pelo próprio nome já dá para perceber que uma coisa não caminha sem a outra – pode ser um símbolo, um emblema, uma palavra, o nome do advogado junto com um símbolo que represente a área de atuação, uma ilustração

As marcas que ficam na memória apresentam uma logo memorável, com estética que chama atenção, com um tom, design e também história que ficam na memória das pessoas.

Como já dito, mas aprofundando melhor, a logo é composta por cores, tipografia, estilo da ilustração, formato e também a referência não só histórica, mas também do trabalho que o advogado executa. É a partir da junção desses elementos que o advogado vai se comunicar, inicialmente, com seu cliente

De todos os elementos falados, os mais visíveis são as cores, as fontes e os símbolos. Então preste bem atenção em como é possível utilizá-los:

  • Cor: talvez esse seja o elemento que mais marca o cliente, porque se não for uma cor atrativa, ele não irá permanecer. Escolher a paleta de cores correta não vai apenas de acordo com o bom gosto do advogado, mas também com a estratégia de comunicação que ele quer implantar. Cada cor apresenta uma sensação e você precisa definir que tipo de emoção quer deixar no seu cliente
  • Tipo de fonte: normalmente, os advogados costumam inserir nas logomarcas os próprios nomes e, para isso, é importante encontrar a tipografia correta, que cause impacto e, ao mesmo tempo, mostre serenidade. Apostar em tipografias mais discretas talvez transmita mais rapidamente a sensação de seriedade do seu trabalho.
  • Símbolos: os símbolos também são importantes, porque podem ajudar os clientes a identificarem a sua área de atuação assim que olham para o elemento. Por exemplo: se você é uma advogada que atua em defesa das mulheres vítimas de violência, envolver um elemento que remeta à luta de mulheres pode contribuir para a identificação imediata sobre o seu trabalho. O símbolo não é essencial, mas pode deixar a logo ainda mais “única” e com uma linguagem mais acessível e rápida.

A logo de um advogado é também a sua assinatura. Por isso, é importante ter bastante cuidado na hora de criá-la. Apesar disso, também é importante saber que sem ela, dificilmente seu nome irá compor a lista dos advogados mais conceituados, profissionais ou com credibilidade. É essencial que todos os elementos listados acima “dialoguem” entre si. Eles precisam de harmonia para passar uma imagem agradável ao cliente.

Dicas para criar uma boa marca

Autoconhecimento é uma peça fundamental para criar uma marca boa, atrativa e eficiente. Mas não é o suficiente. É preciso seguir alguns passos para que ela realmente tenha a utilidade que precisa. 

  1. Defina os valores da marca

Antes de dar início na elaboração de qualquer marca, é importante que o advogado saiba os seus valores. É preciso saber, previamente, informações como conceitos, preferências e a imagem que se quer passar com aquela marca. Sabendo os valores da marca, você não se perde.

O valor de uma marca é justamente esse efeito que causa um diferencial entre um advogado e outro. Ele dá certa vantagem e faz com que os clientes prefiram o seu serviço do que o de outro advogado, porque os seus valores também são atrativos. 

Muitas vezes a marca se torna maior que o advogado ou que uma empresa, e isso, claro, é um dos objetivos maiores no marketing digital. Mas o importante é definir quais são os seus valores.

  1. Defina suas estratégias de marketing jurídico

Depois disso, é importante saber como a sua marca será trabalhada, a partir de estratégias de marketing jurídico que serão adotadas para garantir uma efetivação da marca no mercado e fazer com que ela se solidifique. Para isso, é essencial saber quais peças utilizar e como fazer a divulgação aos clientes. 

Sabendo dessa estratégia, você precisa traçar o objetivo e segui-lo de modo a atingir as suas expectativas. Para isso, procure profissionais de confiança. Embora só você saiba os seus valores e o que deseja passar com a sua marca, há profissionais capacitados que vão oferecer um serviço que realmente garante aquilo que você deseja. 

É importante, também, fazer com que sua marca esteja em várias vias: redes sociais, blog, cartões, escritório, entre outras coisas que identificam você como advogado. Quanto mais visibilidade, maior a sua credibilidade. No entanto, não deixe o caminho se curvar: mantenha a identidade visual sempre harmônica

Entre tantas, existem algumas estratégias de marketing jurídico que podem contribuir para a consolidação da sua marca:

  • Cartão de visitas digital (econômico, fácil e mais atual);
  • Criar conteúdo relevante que busque resolver o problema do seu potencial cliente (chamado no marketing de Inbound);
  • Defina quem é o seu cliente ideal e identifique qual o caminho que ele vai percorrer para contratar o seu serviço, assim você saberá quais etapas precisa cumprir;
  • Saiba o que o público procura, como ele procura, qual conteúdo ele mais consome e crie conteúdo.
  1. Comece a utilizar sua identidade visual

Agora, com sua marca pronta, com sua identidade visual preparada e com sua credibilidade cada vez mais forte no mercado, usufrua de cada ponto positivo que isso pode trazer para você, enquanto advogado. Aplique da forma correta, mantenha os padrões e sempre esteja em contato com um especialista.

Utilize sua identidade visual em todos os seus produtos ou serviços, nas redes sociais, nas suas assinaturas e faça com que ela chegue em mais lugares possíveis. Com mais possibilidade, mais confiança para os clientes.
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