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Escritórios de advocacia na nova economia

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Confira os insights do advogado Valdemiro Kreusch, sócio do Figueiredo Demeterco & Sade Advogados, eleito pela análise 500 como um dos escritórios de advocacia mais admirados em 2018. Valdemiro além de Advogado, é formado em comunicação e atuou por anos como Consultor Estratégico para milhares de escritórios em todo Brasil pela ÉOS Consultoria.

Nesse conteúdo, feito com base no nono episódio do 3MINDCAST, trazemos insights práticos para que os escritórios de advocacia cresçam não somente em meio à crise mas, principalmente, de olho no futuro da advocacia e na “nova economia” que vem por aí.

Print do podcast para advogados - 3MINDCAST

A advocacia vem se profissionalizando nos últimos 20 anos, por isso não há mais espaço para escritórios pouco profissionais, administrativamente falando. Há 15 ou 20 anos víamos uma área técnica muito robusta e a área administrativa com estagiários, parentes e amigos dos sócios, com pouco preparo técnico. Hoje isso não cabe mais, um escritório de advocacia precisa ter estrutura administrativa para dar suporte a área técnica. Precisa de um departamento financeiro estruturado com especialistas, tem que ter uma controladoria jurídica e investir em marketing digital para advogados, seja de forma interna ou externa.

A nova economia não dá espaço para o amadorismo. As áreas tradicionais do direito como Previdenciário, Trabalhista e Tributário estão muito disputadas. Você tem que identificar o seu nicho e criar oportunidades dentro dele, com base na sua visão de mundo como pessoa e advogado. Sempre olhando para frente e antecipando demandas do futuro. O escritório de advocacia da nova economia tem que ser visto como um negócio, se não estará fadado ao insucesso.

PERFIL DO GERADOR DE NEGÓCIOS

O gerador de negócios administra o time de marketing e conteúdo, e é responsável por 100% do relacionamento do escritório de advocacia. As funções no dia a dia vão muito além de participar de eventos, entregar cartão de visita e apertar a mão de possíveis clientes e também da concorrência. O trabalho de gerar negócios também tem que identificar oportunidades. O gerador de negócios de um escritório de advocacia tem que olhar para o mercado, para onde a sociedade está indo, tomar posições e demonstrar conhecimento sobre determinado ponto.

O movimento de startups de tecnologia vem acontecendo há 10 anos, o advogado que está entrando agora nisso já está atrasado. Por isso temos que prever o próximo movimento de mercado para garantir uma especialidade nessa área, antes de surgir essa demanda, e descobrir onde o direito vai se encaixar nela. Estar no momento certo, no grupo certo para quando esse movimento necessitar de serviços jurídicos e estar preparado para atendê-lo, tanto no consultivo quanto no contencioso.

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS PÓS-CRISE

No momento em que estamos vivendo ninguém sabe o que vai acontecer, nossa geração foi impactada de uma maneira incrível, e os escritórios de advocacia foram obrigados a mergulhar no universo digital do dia para a noite, mesmo relutantes.

O Figueiredo Demeterco & Sade Advogados já vinha em um movimento de digitalização, inclusive com um programa de papel zero. Por isso o mundo digital não assustou muito com a pandemia, mas o primeiro baque que percebemos foi que todos os clientes sentaram em cima do caixa, e alguns deles suspenderam todos os pagamentos até entender o que aconteceria no mercado. Por isso, foi fundamental entramos em contato com todos eles, reorganizamos o fluxo de caixa e colocarmos a máquina de volta no trilho.

Em abril os clientes voltaram ao normal e o escritório voltou a fechar novos negócios. Isso tudo em home office. Fechamos 18 novos negócios entre abril e junho. Os negócios que fechamos foram na chamada “nova economia”, com fintechs, empresas de tecnologia e as chamadas Saas (software como serviço).

Fechamos contratos consultivos, renegociação e rescisão de contratos. Como temos um escritório muito robusto na área de contratos e contencioso estratégico, sentimos uma demanda maior nessa área. Dos clientes em carteira fizemos muitas renegociações de pagamentos e de contratos de locação principalmente em shopping centers.

PRESENÇA DIGITAL

Os escritórios de advocacia precisam entender que a presença digital é vital na nova economia. O Figueiredo Demeterco & Sade Advogados prevê voltar para o escritório físico só em agosto, o que vai totalizar cinco meses trabalhando de casa. Se não tivéssemos essa presença digital e não conseguíssemos trabalhar a interface com os clientes pelo canal digital, certamente teríamos dificuldades.

Temos uma sala para audiências digitais com telão e iluminação especial. Um ambiente profissional com estrutura digital para sustentação oral com a melhor qualidade possível, como se presencial fosse.

MARKETING DIGITAL PARA ADVOGADOS COM BAIXO CUSTO

Antes de começar um plano de marketing digital, o escritório de advocacia ou o advogado iniciante precisa entender a dor que o cliente dele está sentindo. Fazer post só pra dizer que está na internet, sem uma estratégia de marketing jurídico e sem saber o que o cliente quer, não adianta.

Veja também os maiores erros de advogados iniciantes no marketing jurídico.

A dica que eu dou para o advogado iniciante é: não negue negócio, mas tente ao máximo ir se posicionando com alguma autoridade naquilo que você quer trabalhar. Mas antes de começar esse posicionamento on-line entenda o outro lado da mesa. O que o cliente precisa, seja ele empresário ou pessoa física.

Advogado resolve problema, então primeiro você precisa saber qual é o problema do cliente e aí você vai trazer soluções possíveis para esse cliente. Não adianta copiar um artigo do STJ ou do Migalhas e colar no seu site, você precisa produzir algo novo e autoral que mostre quem você é como profissional.

Ter uma página ou perfil profissional nas Redes Sociais é gratuito, criar um site no WordPress também. Comece de alguma forma um posicionamento digital, por mais simples que seja e faça um caixa para investir mais nisso no futuro.

Hoje a despesa de alugar a sala e comprar mesas e cadeiras para os funcionários, não existe mais. Você pode trabalhar de casa! Com esse orçamento invista marketing digital pe faça um site bonito com SEO que atraia pessoas e capte clientes para o seu escritório de advocacia.

O site é o cartão de visitas do seu escritório de advocacia na internet, muitas pessoas não vão mais no escritório físico que antes era um sinônimo de status e elegância. Invista na sua presença digital e aposte no site como uma vitrine para o seu negócio.

Acesse um conteúdo completo sobre como fazer um site para escritório de advocacia.

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