Dicas de marketing digital para advogados da área empresarial

Advogado Empresarial lendo sobre Marketing Jurídico no celular

Com base na aula de Marketing Jurídico na Advocacia Empresarial disponível no episódio 10 do 3MINDCAST, trazemos algumas dicas sobre os principais pilares de entendimento sobre a lógica de obter retorno na tão sonhada “captação de clientes” por meio do marketing digital para advogados da área empresarial. Esses conceitos são aplicados nos escritórios empresariais atendidos pela 3MIND em todo Brasil.

Print do podcast para advogados - 3MINDCAST

Em meio a crise o digital passou a ser o único meio de captação de clientes em todas as áreas de atuação. Veja oito etapas para captar clientes por meio do marketing digital para advogados na área empresarial:

OS DOIS TIPOS DE CLIENTE DIGITAL

De forma simplificada, existem dois tipos de cliente digital: o cliente que está procurando ativamente por uma solução e o cliente que não está procurando. Por exemplo, o cliente que recebeu uma notificação judicial, trabalhista, e o que não está procurando e nem sabe que tem o problema (consultivo tributário por exemplo).

Nós focamos as ações de marketing digital para advogados empresariais nos clientes que estão ativamente procurando a solução de um problema. Isso porque é mais fácil converter, fechar um negócio, com quem já está procurando, ao invés de convencer alguém que nem sabe que precisa do serviço ainda.

FORMAS DE IDENTIFICAR A DEMANDA

Como eu identifico essa busca e como me torno útil para esse usuário? Essa é a base do marketing digital para advogados, pois para você não ferir o código de ética da OAB você precisa ser útil, consultivo e informativo. Entregando uma informação relevante para quem está buscando você vai estar dentro das premissas do código.

Hoje a informação é uma commodity, está disponível em alguns cliques. A diferença está na informação mais concisa, direta, focada e pensada para atender a um pedido ou busca do usuário.

Para entender essa busca do usuário você usa o próprio Google: um advogado empresarial focado na questão trabalhista, por exemplo. Os clientes deste escritório de advocacia estão buscando assistência jurídica para rescisões e revisões contratuais devido à crise. 

Use essa informação e busque essas questões no Google. Faça uma pesquisa sobre rescisão do contrato, nisso o Google vai te entregar os sites mais interessantes para procurar essa informação e nos destaques ele te dá algumas frases de como as pessoas procuram essa palavra-chave. O algoritmo do próprio buscador traz pra você como o usuário está procurando o seu serviço. Esse feedback aparece quando existe um volume grande de pesquisas sobre o tema.

Outra opção é quando você digita rescisão do contrato, na própria barra de pesquisa o Google te mostra sugestões para a sua pesquisa. Pergunte-se quais delas são de usuários que parecem necessitar de um advogado como, por exemplo, “rescisão do contrato direitos”. O Google te dá insights o tempo todo, facilitando o trabalho do marketing digital para advogados.

Ainda no Google, lá no final da página, quase no rodapé ele vai te mostrar algumas opções diferentes como rescisão de contrato de trabalho Curitiba, rescisão de contrato de trabalho doméstica. Com isso, você entende como as pessoas estão procurando aquela informação. Esse é o foco principal de uma estratégia de marketing jurídico, pois foca no cliente que está procurando um serviço, como falamos no item um.

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CONTEÚDO DE QUALIDADE

Depois de fazer essa pesquisa desenvolva um conteúdo que desperte a curiosidade do usuário e torne-se relevante ao entregar informações que de fato resolvam o problema. Produção de conteúdo se resume em ser extremamente conciso e direto, sem juridiquês, tire as palavras que não são óbvias e substitua por sinônimos mais simples e faça um conteúdo focado no usuário, ele precisa entender. Falar bonito é falar simples!

TIPOS DE MÍDIAS

Internamente, elencamos dois tipos de mídia: a mídia de procura ativa e a reativa. A diferença é simples:

  • Ativa: você busca uma informação no Google, YouTube e também no Podcast. São mais interessantes porque o usuário procura: Como fazer um contrato trabalhista. Ou seja, ela mostra uma urgência para aquele serviço, tornando mais fácil obter resultados.
  • Reativa: a pessoa navega nessas mídias e acaba impactada pela informação. Como exemplo temos as redes sociais como Instagram, Facebook e Linkedin. Não é um espaço de venda de serviços, elas são um espaço de relacionamento e de posicionamento de marca. Por meio de um conteúdo relevante, que transmite segurança e credibilidade. É possível captar negócios via redes sociais para áreas do Direito de massa como pensão alimentícia, por exemplo. Mas prospectar empresários de alto poder aquisitivo via Facebook é quase impossível.

O engajamento do público empresarial no Facebook é muito baixo, mas quando você estiver prospectando clientes pelo telefone, ele vai procurar as redes sociais do seu escritório de advocacia para certificar-se da sua credibilidade. Ou seja, as redes sociais também servem como uma uma plataforma de qualificação. Como quando você fecha uma hospedagem em hotel e vê a nota do Tripadvisor.

Para prospectar cliente é preciso investir no Google, focando no cliente que está procurando o seu serviço. Se você colocar no Google agora Rescisão do Contrato de Trabalho na primeira página você tem 10 posições orgânicas, as chances de aparecer dessa forma são mínimas quando não há uma equipe dedicada para o assunto (produção de conteúdo constante é um indicador), pois requer um trabalho de longo prazo com técnicas de SEO que falamos em diversos posts em nosso blog.

A forma mais rápida é investir no Google Ads e comprar como exemplo a combinação de palavras “Rescisão do contrato de Trabalho” na sua cidade. Com isso, você vai aparecer na primeira página do Google quando essas palavras forem buscadas na sua cidade. Você precisa entender o CTR, indicador de quantas pessoas pesquisaram e clicaram no seu site – 100 pessoas pesquisaram e clicaram – 10%, este é um número bom (CTR de 10%), é para ser melhor do que isso é preciso dedicar mais atenção na criação do seu anúncio, em resumo, o mais criativo e que consegue se conectar com o cliente vence!

Lembre-se: o que consta no seu anúncio deve ser entregue no seu site por meio de um bom conteúdo.

O segundo indicador é entender se a palavra advogado empresarial, por exemplo, que levou 30 pessoas para o seu site, de fato surtiu efeito, ou seja, quantas pessoas ligaram para o seu escritório e quantas apresentam um potencial cliente. A média é de 2%a 10%, isso se o site carregar corretamente e transmitir a credibilidade que o cliente precisa. Ainda assim muitos deles podem não ter qualidade para fechar contrato, dessas apenas 20% geralmente são qualificadas, fechando de 1 a 2 negócios. Esse é o ROI, de forma simplificada para entender o funil de vendas do marketing digital para advogados.

O GTM é um código que colocamos para mapear o seu plugin de contato que mostra a palavra-chave que a pessoa buscou para chegar no seu site e apertar no botão de contato, ou seja, gerar uma conversão. Com isso entendemos que uma determinada combinação de palavras gera mais contratos devido a um maior senso de urgência para iniciar uma ação, ou seja, fechar um contrato. Ou seja, para investir no Google ou YouTube é necessário testar o momento de compra do usuário. Esses testes dependem de investimento constante, buscando sempre novas combinações de palavras. Marketing digital não é uma ciência exata, é preciso testar e investir.

Por fim, aposte nas ações de remarketing, focando nos clientes que deixaram algum vestígio de interesse pelo seu conteúdo e ofereça novas informações e combinações de palavras para resgatar os usuários que ainda não entraram em contato com você.

Veja também um conteúdo completo sobre Remarketing para Advogados.

Esse conteúdo é um pouco mais técnico mas é fundamental para iniciar um plano de marketing digital para advogados empresariais. Ficou claro pra você?

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