Conteúdos

Consultoria de marketing estratégico para advogados

Mulher trabalha no computador em consultoria de marketing estratégico para advogados

O advento da internet e de todas as tecnologias ligadas a ela, fez a sociedade modernizar-se em uma velocidade impressionante, de uma forma como nunca antes foi visto na história da humanidade. Com isso, muitas teorias e concepções caíram por terra, ou tiveram que ser modificadas para se adaptar aos novos tempos. Nesse sentido, surgiu a consultoria de marketing estratégico.

Aliás, um dos campos que mais sofreu mutações nesse sentido foi o do marketing. Ele precisou se adaptar a essa nova realidade, utilizando-se de novas modalidades, ações, métricas e maneiras de agir que eram, até então, desconhecidas dos profissionais da área.

Dessa maneira, surgiram abordagens tão ou mais impactantes como o Inbound e o Outbound Marketing, o ABM (sigla para Account Based Marketing), além de outras ferramentas disponibilizadas para impactar o público alvo da melhor forma, e de todos os jeitos possíveis.

Assim sendo, toda empresa que busca crescer, tanto em número de clientes quanto em lucro, sabe que deve explorar ao máximo essas novas possibilidades. Com as oportunidades que o mercado oferece, só não tem retornos concretos sobre o investimento aplicado aquela empresa que parou no tempo, não é mesmo?

Mas não é toda organização que sabe exatamente quais caminhos seguir. Nesses casos, é importante contratar uma consultoria de marketing especializada, para que ela possa traçar um planejamento específico para os planos de sua empresa, contando sempre com a ação de profissionais especializados.

O planejamento de marketing é capaz de encontrar possíveis obstáculos nas operações ou oportunidades vislumbrados pelo seu negócio, aumentando consideravelmente as chances da sua organização tornar-se bem sucedida em suas intenções.

Desse modo, elaboramos este artigo para que você obtenha todas as informações necessárias para saber todas as vantagens da consultoria de marketing estratégico, e como ela pode trazer os melhores resultados para o seu negócio.

O que é uma consultoria de marketing estratégico?

Para abordarmos o assunto de maneira prática e direta, a consultoria de marketing estratégico funciona como um serviço de suporte, para que a sua empresa consiga conhecer novas soluções e alternativas em relação aos métodos organizacionais aplicados dentro do seu negócio.

Ou seja, a consultoria vai mostrar novos caminhos e possibilidades para a construção de novos métodos de abordagem junto aos clientes, de modo a fidelizá-los, além de estabelecer novos parâmetros no sentido de alcançar melhores resultados para a sua empresa.

Assim sendo, a consultoria de marketing funcionará de maneira estratégica, com o intuito de trazer à tona todos os diagnósticos possíveis de ameaças e oportunidades dentro do seu negócio. Com isso, serão estipuladas diretrizes de ações de marketing, de acordo com a intenção desejada.

Observando o propósito e a situação atual da organização, a consultoria de marketing estratégico irá elencar os objetivos primordiais e prioritários, no intuito de ajudar a sua empresa a alcançar esses resultados, sempre obedecendo às necessidades de negócio.

A consultoria de marketing estratégico é extremamente indicada para aquelas empresas que precisam de um auxílio especializado, e que buscam estruturar (ou reestruturar) as suas estratégias de marketing, buscando uma maior assertividade e diminuição de riscos.

Vale citar que a consultoria é totalmente recomendável para as empresas que possuem pouca experiência, ou até mesmo um ínfimo conhecimento teórico sobre ações de marketing, sendo o caminho perfeito para a construção de um planejamento estratégico adequado e correto.

Objetivos de uma consultoria de marketing estratégico?

A consultoria de marketing estratégico possui, como principal objetivo, a criação e estabelecimento de uma nova postura de trabalho, no sentido de construir um caminho objetivo, assertivo e produtivo para a sua empresa.

Desse modo, os profissionais capacitados para fazer a consultoria da sua empresa estarão incumbidos de diagnosticar e eleger as melhores oportunidades de mercado, definindo alguns posicionamentos para que, a partir disso, sejam aplicadas estratégias eficientes de acordo com o segmento, os interesses, objetivos e investimentos da empresa.

Essa personalização é uma das características mais marcantes e importantes de uma consultoria de marketing, pois o fato dela conseguir se adaptar às necessidades e desafios do ramo do seu negócio significa que já é meio caminho andado para o sucesso da estratégia a ser aplicada.

Ao estudar as práticas e abordagens realizadas pelos concorrentes mais próximos, vai ser através dessa imersão no segmento do seu negócio que a melhor estratégia será traçada, com a criação de ações personalizadas e seguras.

Ou seja, todo esse processo vai acarretar não em mudanças bruscas no ritmo do seu negócio, mas vai gerar oportunidades certeiras no sentido de redução de todos os riscos possíveis e, consequentemente, no aumento do rendimento e da qualidade de seus serviços.

Passo a passo de uma consultoria de marketing estratégico

Formada por uma equipe de profissionais multidisciplinares, a consultoria de marketing indicará as melhores ações, de modo a implementá-las em sua empresa, fazendo o acompanhamento necessário dos resultados com o uso de métricas atuais.

Essas métricas servirão para indicar se essas mesmas ações e estratégias estão funcionando corretamente, além de verificar todos os resultados projetados, de modo a analisar se o alcance deles está satisfatório e correspondente às intenções dessa mesma estratégia.

A consultoria de marketing, então, se valerá de uma série de estudos e pesquisas para, além de identificar as ações a serem tomadas, estruturar e criar o melhor planejamento estratégico para que o marketing da sua empresa consiga atingir grandes possibilidades de sucesso, com os riscos totalmente reduzidos. A seguir, você confere quais são as fases deste estudo:

Diagnóstico

É a primeira etapa do trabalho da consultoria de marketing. A realização de um diagnóstico aprofundado acerca da sua empresa servirá para a identificação de possíveis obstáculos que o seu negócio possa enfrentar, além de trazer à tona as oportunidades disponíveis no mercado e que podem (e devem) ser aproveitadas.

Com base em um estudo de modelo de negócio, a consultoria de marketing, para justamente poder planejar as soluções que serão aplicadas e analisadas corretamente, estabelecerá todas as ações, além de conhecer a fundo o cotidiano da equipe, os produtos e serviços da empresa, assim como verificar todos os resultados obtidos e estratégias que estão sendo usadas atualmente.

Desse modo, uma auditoria é realizada nos processos de marketing, com uma análise dos seus principais ativos, como:

  • Campanhas;
  • Conteúdo;
  • E-mail Marketing;
  • Estratégia;
  • Geração e conversão de Leads;
  • Google Ads;
  • Métricas e relatórios;
  • Otimização para Mecanismos de Busca (SEO);
  • Site;
  • Social Media (orgânica e paga);
  • Site;
  • Tecnologias e Automação.

Recomendações

De posse do diagnóstico, a consultoria de marketing vai elaborar e recomendar as soluções e estratégias mais adequadas à sua empresa. De posse de todos os dados coletados na primeira etapa, uma seleção especial é feita, de modo a contemplar o perfil de seu negócio.

Assim sendo, você e sua empresa receberão orientações e execuções exclusivas das ações necessárias para o desenvolvimento do planejamento e posterior alcance dos resultados projetados, dentro dos propósitos e ideais que a organização deseja alcançar.

Treinamento

Como terceira etapa do processo, será realizado um aprimoramento do seu time, com vista a fazê-lo evoluir profissionalmente mediante aplicações de treinamentos de processos específicos de marketing, como Inbound e Outbound Marketing. Entre os principais, estão:

  • HubSpot;
  • Marketing Digital;
  • Práticas de Social Media;
  • Produção de Conteúdo (como fazer);
  • Tecnologia (como e qual utilizar).

Execução

Como última etapa, toda e qualquer ação apontada no projeto e que esteja fora do alcance da sua empresa será aplicada. Entre as que aparecem mais:

  • Criação de Conteúdo;
  • Desenvolvimento de Branding e Design;
  • Gerenciamento e implementação de plataformas de marketing;
  • Inbound Marketing;
  • Marketing Digital;
  • Planejamento;
  • Web Design.

Serviços de marketing estratégico

Confira abaixo um passo-a-passo de todas as possibilidades de serviços de marketing estratégico!

Plano estratégico de marketing

Fazer uma análise de mercado

É necessário que seja realizada uma pesquisa sobre o ramo da sua empresa, para entender o que os seus concorrentes oferecem dentro do mesmo nicho. Assim sendo, é importante elencar todos os principais diferenciais do concorrente, os canais utilizados por ele e as campanhas de marketing.

Entre as ferramentas de planejamento estratégico mais utilizadas está a Matriz de Porter.

Essa análise do mercado será o principal comparativo do seu serviço e produto, em relação ao que os outros competidores oferecem. Será importante também para avaliar questões que possam surgir no ambiente externo, entre elas fatores econômicos, políticos, demográficos e culturais.

Compreensão do posicionamento

Após entender tudo o que a sua concorrência anda fazendo, chegou a hora de estabelecer o seu objetivo e o seu posicionamento dentro do mercado. A partir disso, será importante elencar todos os seus diferenciais no sentido de criar um planejamento estratégico de marketing com muita eficiência.

Uma ferramenta de análise que pode ajudá-lo nesse sentido é a SWOT. Sua tradução significa forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Ela será importante para o processo de conhecimento da empresa.

Reunindo seus pontos fortes e fracos, será possível definir possíveis ameaças e oportunidades que venham impactar sua empresa. Desse modo, o caminho para definir a sua oferta no mercado e o que vai diferenciá-la da concorrência ficará mais claro, reforçando e caracterizando o seu posicionamento.

Público-alvo e persona

Para que o passo anterior seja definido com excelência, é importante definir qual será o público-alvo da sua empresa. Não adianta criar e pensar em estratégias para atingir o seu consumidor, se você não sabe quem ele é, e tampouco o entende e às suas necessidades.

Descubra se ele é feminino, masculino ou ambos, sua faixa de idade, renda, região na qual está localizado…Todas essas informações são importantes para pensar nas melhores estratégias para conquistá-lo.

Já a persona é a figura do consumidor ideal da empresa. Não corresponde a um grupo de pessoas, mas sim a um perfil individual. Ela será responsável por contar uma história, que por fim, atenda aos interesses e finalidades de sua empresa.

Dependendo do ramo a que sua empresa esteja atrelado, podem ser utilizadas personas diferentes, para auxiliar no segmento de campanhas direcionadas. A criação delas está totalmente ligada às estratégias de marketing.

Deve-se realizar pesquisas profundas com clientes, para entender desde a jornada de compra, os canais a serem utilizados, perfis e preferências, tudo para que o cliente receba um atendimento personalizado.

Definição de canais

Todos os levantamentos anteriores servirão para definir as estratégias de comunicação a serem direcionadas para os seus clientes. Desse modo, é importante definir os canais que estarão incluídos nas estratégias e planos de ação para que você possa inovar.

Traçar metas e objetivos

Criar metas, entender onde você quer chegar, seus objetivos e o que pretende alcançar são pontos essenciais para essa etapa. Da experiência do usuário até a qualificação de leads, os planos devem refletir individualmente cada meta aplicada. 

Benchmarking

O benchmarking é a pesquisa e conhecimento de quem são os concorrentes do seu setor e a forma como eles trabalham. Na prática, é uma investigação contínua e profunda da comparação de produtos, serviços e as práticas empresariais entre a organização e os seus concorrentes. 

Existem cinco tipos distintos de benchmarking:

  • Benchmarking interno;
  • Benchmarking competitivo;
  • Benchmarking funcional;
  • Benchmarking genérico;
  • Benchmarking colaborativo.

É importante que alguns passos sejam seguidos, para que o benchmarking atinja o resultado esperado. São eles:

  • Identifique todas as premissas para a realização do benchmarking;
  • Estabeleça o objetivo do benchmarking;
  • Defina o processo que será o objeto do Benchmarking;
  • Considere a sua finalidade;
  • Defina os limites do benchmarking;
  • Planeje sobre o que acontecerá durante todo o processo;
  • Elabore um fluxograma;
  • Determine quais serão as métricas a serem consideradas;
  • Análise do fluxograma;
  • Estabeleça quais critérios de medição serão adotados;
  • Verifique se o que foi definido para a medição está de acordo com os objetivos da empresa;
  • Determine com o que se comparar;
  • Determine o tipo de benchmarking;
  • Determine o responsável pela execução;
  • Reúna os dados;
  • Organize os dados;
  • Determine a técnica de organização e controle dos dados;
  • Analise os dados;
  • Separe e organize os dados quantitativos;
  • Inicie a análise qualitativa;
  • Defina os objetivos de performance;
  • Determine os planos de ação;
  • Monitore o processo;
  • Acompanhe as mudanças;
  • Torne o benchmarking uma prática constante e contínua.

Segmentação e posicionamento (persona)

A persona é um personagem criado para representar o cliente atendido pela sua empresa, ou que você pretende atender. É um personagem cujo contexto, problemas e características são próprias dele, mas de forma a atender as dúvidas levantadas pela sua empresa, para saber como angariar novos clientes.

As personas podem servir para a criação de diferentes insights, construídos para criar conteúdos e propagandas para atrair o público alvo. É a partir das definições das personas que será possível segmentar o seu produto e serviço para um determinado nicho de mercado, servindo para que possíveis clientes possam se afeiçoar à marca.

Marketing Digital

O marketing digital, conhecido também como mercadologia digital, é uma forma de marketing que utiliza os novos meios e canais da publicidade digital, de modo a criar produtos e serviços personalizados, com o intuito de medir todas as coisas que acontecem e melhorar a experiência, tanto da empresa quanto do cliente.

Website

O website é a página, ou um agrupamento de páginas relacionadas entre si, permitindo acesso através da internet a um endereço específico, contendo informações acerca da empresa, da sua metodologia, dos seus serviços e produtos. É uma porta de entrada para construir o relacionamento com o cliente.

Social Media

Social media ou social media marketing se baseia na criação de conteúdos, seja em texto, imagem ou vídeos, para as redes sociais da empresa, com o intuito de interagir com o público, promover a marca e angariar e fidelizar clientes.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, como o próprio nome já diz, é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para o cliente, ou seja, é uma forma de “alimentar” o público alvo. A criação e compartilhamento de conteúdo servirá para tornar esse mesmo público o mais fiel possível à empresa.

Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade on-line que exibe anúncios da empresa na forma de links patrocinados. Quando um potencial cliente realiza uma busca, será apresentado a ela os principais resultados com base nas palavras-chave usadas no momento da pesquisa. É uma maneira eficaz de fixar o nome da empresa.

Outros

Vídeos

Materiais audiovisuais mostrando experiências de clientes, ou demonstração de produtos, podem ser uma boa saída para a fidelização de sua marca.

Podcasts

O podcast é uma mídia digital similar aos programas de rádio, e na qual o ouvinte não escolhe apenas o que ouvir, mas também quando deseja escutar o conteúdo apresentado.

Webinars

Webinars são seminários online em vídeo, gravados ou ao vivo, e que podem ter a interação dos clientes via chat. As principais plataformas de Webinário são Youtube Live e WebinarJam.. Por ser um eficiente formato de conteúdo, é utilizado para geração e qualificação de Leads.

Marketing jurídico e estratégico

Um escritório de advocacia tem o seu foco principal em processos judiciais, e não está tão ligado em assuntos relacionados às áreas do marketing e da publicidade. Dessa forma, para que seja realizado um planejamento de marketing jurídico e estratégico eficiente, alguns passos devem ser priorizados ao máximo.

Esses passos não são tão complicados de estabelecer e podem ser realizados por você mesmo, antes de contratar uma consultoria de marketing especializada. Colocar os objetivos do escritório no papel e traçar um plano de táticas a executar são os primeiros pontos a se analisar. São eles:

  • Definir o perfil do público alvo;
  • Investir em ações adicionais de marketing jurídico;
  • Estabelecer metas;
  • Escolher pessoas responsáveis para analisar os resultados do marketing jurídico.

A partir disso, o estabelecimento de uma estratégia específica de marketing jurídico e estratégico se tornará cada vez mais visível. O importante é dar o primeiro passo.

Qualquer dúvida ou questão a ser levantada, entre em contato conosco!

[mautic type="form" id="7"]

Receba conteúdos e estratégias atualizadas de Marketing Jurídico gratuitamente!

Sobre o autor
Compartilhe
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.