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Como fazer a inauguração de escritório de advocacia

Escritório de advocacia organizado e pronto para inauguração

Profissional responsável por representar os interesses de uma pessoa ou organização, sendo ela pública ou privada, o advogado possui o conhecimento e as técnicas necessárias para defender diversos pontos de vista vinculados às questões judiciais e extrajudiciais, no âmbito dos assuntos jurídicos.

Por ser uma profissão em franco crescimento, a advocacia sempre aparece como um dos cursos de bacharelado mais procurados e concorridos nas instituições de ensino por todo o Brasil. Não à toa, possui papel de destaque no campo profissional, por ser extremamente respeitada por diversas camadas sociais.

Dessa maneira, a procura incessante pelo mercado do direito, com a sua concorrência cada vez mais forte e consolidada, leva os escritórios e os profissionais da área a buscar formas que possibilitem um destaque maior em relação à concorrência.

Apesar de não ser um assunto muito debatido por quem está fora do setor, os advogados possuem autorização da OAB para fazer publicidade de seus serviços, desde que respeitando as normas inseridas no Código de Ética e Disciplina da organização.

Assim sendo, para que o profissional de Direito consiga intensificar as suas ações, no sentido de captar futuros clientes e ganhar reconhecimento, é necessário um trabalho intenso de divulgação do seu escritório de advocacia, seguindo todos os preceitos de maneira ética.

Mas o que fazer, exatamente, quando você está iniciando na carreira?

Não há o que temer! Neste artigo abordamos dicas necessárias para que você saiba exatamente como fazer a inauguração de um escritório de advocacia, caso o seu negócio esteja apenas começando. Afinal, nada melhor do que saber exatamente como divulgar a sua marca e o seu serviço!

Abri meu escritório de advocacia, e agora?

A pergunta que normalmente surge, quando o profissional de Direito decide investir no ramo do empreendedorismo jurídico, é a seguinte: abri meu escritório de advocacia, e agora? Quase sempre esse momento não é abordado nos cursos de graduação, pois muitos alunos saem diretamente para o mercado de trabalho sem a mínima noção de administração.

Mas se você chegou até aqui, é porque seu escritório já está praticamente pronto, mas você não sabe como divulgá-lo, certo? Portanto, como em qualquer outra profissão, o primeiro passo a ser tomado é a criação de uma boa rede de contatos, ou o famoso networking.

Por ser uma área com especialidades e possibilidades diferentes, o Direito não é uma área diferente das demais. Logo, a indicação de clientes por profissionais de áreas distintas pode ajudar a fazer você adquirir o reconhecimento de sua experiência, além de ganhar muita credibilidade na comunidade jurídica.

Do mesmo modo, é importante investir em uma identificação própria para a sua empresa. A identidade visual, composta por um logotipo para o seu nome ou escritório, é um elemento primordial para que a divulgação do seu trabalho obtenha todo o sucesso possível.

De um cartão de visitas personalizado com seus contatos, passando por cartões específicos para cada funcionário (caso a firma seja razoavelmente numerosa), os cartões precisam conter as informações mais relevantes, para que o contato com a sua empresa seja realizado de maneira clara e assertiva.

E é claro, realizar a distribuição correta dos cartões para os contatos certos. Para cada pessoa, entregue dois cartões, sendo um para ela e o outro para que possa ser direcionado para quem venha a precisar dos serviços. 

Inauguração: posso fazer um evento?

Realizar um coquetel de inauguração sempre é uma boa saída, desde que você possua a quantidade exata de contatos de networking, e um respaldo consistente de divulgação para garantir o sucesso do evento.

Desse modo, você pode contar com a ajuda de uma assessoria de imprensa, para fazer com que tanto jornalistas quanto diferentes canais de comunicação da sua cidade possam referenciar o seu nome (e o do seu escritório) como especialista na sua área de atuação.

Para isso, não deixe de usar uma linguagem simples e direta para utilizar com os jornalistas, pois muito do sucesso da ação de divulgação vai depender da facilidade em explicar termos complexos da língua jurídica, tornando-a acessível para todos.

Como divulgar meu escritório de advocacia?

Como citado no tópico acima, e como diz o famoso ditado que afirma que “a propaganda é a alma do negócio”, divulgar o seu escritório de advocacia pode ser a arma certa para divulgar a sua marca e o seu negócio de maneira rápida e eficaz.

Confira abaixo algumas estratégias que podem ser utilizadas!

Assessoria de imprensa

Braço da Comunicação responsável por manter o relacionamento de qualquer organização com a imprensa, a assessoria de imprensa será útil no sentido de produzir conteúdos editoriais sobre o seu escritório, servindo para apresentá-lo à sociedade e garantir o seu respaldo e reconhecimento enquanto profissional.

Redes sociais

As redes sociais são conhecidas por juntar um grande grupo de pessoas dispostas a interagir entre si, e que possuem relações dos mais diversos tipos. Portanto, através das conexões que ela proporciona, você pode trocar informações e recursos com clientes ou futuros clientes, ajudando a consolidar a imagem de autoridade de sua empresa.

Blog jurídico

Por ser uma tendência irreversível, o blog jurídico, responsável por produzir conteúdos de marketing relacionados à área jurídica, pode não ter o mesmo apelo institucional de um site normal. Porém, com as informações produzidas em forma de textos, além de construir a sua autoridade sobre a área de atuação, servirá para melhorar o relacionamento com clientes, potenciais clientes e o mercado, levando suas possibilidades de negócio a novas direções.

Google Ads

Ferramenta de publicidade on-line responsável por exibir anúncios em forma de links patrocinados, o Google Ads é um importante aliado para tornar a sua marca lembrada pelo maior número de pessoas. Cada vez que alguém precisar fazer uma busca específica sobre a sua área de atuação, esses links aparecerão, com base nos resultados das palavras-chave usadas no momento da pesquisa. 

Email marketing

Estratégia do Marketing Digital responsável por disparar email para um determinado segmento de público. Esses disparos podem ser direcionados para uma base de contatos de clientes, ou para leads que foram gerados por meio de outras estratégias. De toda forma, é uma das estratégias mais certeiras, no sentido de divulgar o nome de sua empresa.

Como captar clientes para um escritório de advocacia recém inaugurado?

Como citamos em determinado ponto do texto, a captação de clientes pode ser realizada das mais diferentes formas, mas as mais essenciais, em se tratando do campo jurídico, são:

  • Faça um cartão de visitas;
  • Tenha uma marca que gere reconhecimento imediato;
  • Faça networking;
  • Tenha um site e um blog;
  • Esteja nas redes sociais;
  • Defina sua fatia do mercado;
  • Torne-se uma referência na sua área;
  • Seja visto.

Porém, existem alguns meios certeiros, como por exemplo:

Eventos jurídicos

Eles são essenciais não apenas para fortalecer a sua carreira como advogado, mas também para estimular o crescimento profissional e o aperfeiçoamento dos conhecimentos, além de ajudá-lo a desenvolver um bom networking.

Procure sempre ir a workshops, palestras, seminários e lançamento de livros, entre outros eventos. Eles são uma excelente oportunidade de melhorar a sua imagem enquanto profissional, e a da sua empresa enquanto autoridade.

Parceria com outros escritórios de advocacia

A parceria com outros escritórios de advocacia é uma forma essencial de adotar um ritmo de trabalho que contempla pequenos e grandes escritórios de advocacia. Essas parcerias levam os escritórios a otimizar o tempo que é gasto em trabalhos que fujam de sua especialidade. 

A partir disso, tanto a qualidade de serviço quanto a satisfação do cliente aumentam, o que leva à construção da inovação dentro do seu ramo de atuação. Sem contar o uso da tecnologia, que facilita o sucesso das parcerias jurídicas.

Networking

O networking é a construção de uma rede de contatos profissionais, que servirá para a troca de experiências e informações, além de ajudar a criar oportunidades através dos relacionamentos profissionais. Ele vai ser uma fonte importante para o reconhecimento de seu negócio, além da sua consolidação como profissional respeitado.

Boca a boca

A partir da conquista da confiança do consumidor, ou de potenciais clientes, o marketing boca a boca torna-se um elemento essencial para a consolidação do seu negócio. A partir disso, elogios e recomendações podem tornar-se recorrentes.

Mas é importante surpreender, e buscar sempre criatividade e inovação, para que você se torne referência no seu setor de atuação, tornando-se transparente e continuando sempre a engajar seus clientes. 

Como o marketing jurídico pode te ajudar?

O marketing jurídico é um conjunto de estratégias que são direcionadas tanto para o mundo online quanto para o mundo offline. A partir de suas ações, pode-se obter resultados mais satisfatórios, incluindo aí o posicionamento da sua marca, além do estabelecimento de metodologias próprias para conquistar a fidelização de clientes e a consolidação da sua reputação.

Portanto, o marketing jurídico é um elemento de grande importância, no sentido de estabelecer a autoridade do seu escritório de advocacia, fidelizar os clientes já existentes e conquistar aqueles que ainda não se renderam ao seu negócio. É uma estratégia indicada tanto para quem está em início de carreira, ou já se consolidou no mercado.

Tem alguma dúvida sobre o tema? Então é só entrar em contato conosco, será um prazer respondê-lo!

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