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Como captar clientes na advocacia

Colageas de trabalho conversam sobre como captar clientes na advocacia

Mensalmente, são feitas mais de 100 milhões de buscas jurídicas no Google. Mas a grande dúvida dos advogados é como saber se determinada área de atuação está entre essas buscas. Ou se aqueles problemas que o escritório de advocacia resolve estão entre essas pesquisas. Além disso, ao identificar que existe demanda, como captar clientes na advocacia? Pelo próprio Google, pelas redes sociais ou pelo Youtube? Como se dá essa taxa de conversão?

Neste conteúdo indicamos uma ferramenta de marketing digital para advogados gratuita, onde é possível criar uma perspectiva de novos negócios, pesquisando as palavras-chave que o advogado tem como foco em seu escritório. Veja o tutorial completo de uso dessa ferramenta no vídeo abaixo.

Como perceber perspectiva de negócios por meio do Ubersuggest?

O primeiro passo é fazer o download do plugin para Google Chrome da ferramenta gratuita do Neil Patel chamada Ubersuggest. Basta jogar no Googe: “neil patel plugin chrome”.

Depois que você instalar o plugin no navegador, todas as pesquisas realizadas no Google vão aparecer com um novo formato.

A partir de agora cada vez que o advogado pesquisar uma palavra-chave relacionada a área de atuação do escritório o plugin vai oferecer uma série de informações como:

1. Volume de buscas para o termo no último mês;

2. Nível de concorrência para essa palavra-chave;

3. Custo médio por clique na palavra-chave cobrado para campanha paga no Google Ads.

Esse é o primeiro passo para entender como captar clientes na advocacia, uma vez que o advogado começa a entender quais os termos mais procurados, e qual é o nível de concorrência e custo de publicidade para cada um deles.

Para começar uma estratégia realista de posicionamento na primeira página do Google, recomendamos começar a busca com palavras-chaves genéricas, como “demissão por justa causa” e otimizar a busca para palavras-chave de cauda longa, ou seja, mais específicas. Como por exemplo: “demissão por justa causa direitos” – para advogados trabalhistas com foco na pessoa física, ou “demissão por justa causa verbas rescisórias” – para advogados com foco trabalhista empresarial.

Como entender a concorrência com o Ubersuggest?

Depois de definida a palavra-chave de cauda longa com melhor índice de volume de buscas X concorrência. É hora de olhar para os outros sites, que já estão ranqueando na primeira página do Google para este termo. Será quem tem um outro site de escritório de advocacia ou advogado que pode ser um concorrente direto? Como fazer um conteúdo melhor que o dele para “roubar” essa posição?

O primeiro passo deste processo é uma pesquisa comum, será necessário analisar cada um dos 10 sites ranqueados na primeira página e aprofundar a pesquisa nos sites de escritórios de advocacia, que representam a concorrência direta para o seu escritório.

Ao analisar o site dos escritórios concorrentes, atente-se para os seguintes pontos:

Domain Score: é a relevância do site aos olhos do Google. Ou seja, o Google fornece uma pontuação de acordo com o tempo do seu domínio, quantidade de publicações e informações relevantes você já compartilhou, citações do seu site por outros veículos de comunicação etc.

Tráfego do domínio: é o número de visitas mensais do site.

Importante: compare esses números, com o que o Neil Patel está sugerindo lá no início da pesquisa como Domain Score e Tráfego de Domínio necessários para ranquear na primeira página do Google com este termo. 

Você vai ver que nem sempre esses números batem e muitas vezes sites com números inferiores (Domain Score) ao informado pela ferramenta estão ranqueando entre as primeiras posições. Isso abre uma grande possibilidade para que o seu conteúdo também entre nesse ranking.

A lógica que o Google segue de forma resumida é a seguinte: ainda que o seu Domain Score não seja tão relevante como um JusBrasil, se o seu conteúdo for muito melhor e o usuário passar mais tempo no seu site, certamente ele irá privilegiá-lo no resultado de pesquisa, ou seja, no final o que importa para o Google é o quão relevante você consegue ser, e isso se mede principalmente pelo tempo que o usuário permanece dentro do seu site!

Para uma análise ainda mais completa da concorrência. Copie o endereço da página do concorrente, abra o site: www.neilpatel.com.br/ubersuggest e cole o endereço.

Essa pesquisa vai mostrar:

  1. Domain Score;
  2. Tráfego orgânico mensal;
  3. Backlinks (links de outros sites que levam para esta página);
  4. Palavras-chave orgânicas (quantidade de palavras-chave na qual o site ranqueia organicamente no Google)
  1. Um pouco mais para baixo é possível descobrir também quais são as páginas com melhor ranqueamento dentro deste site.
  1. Por fim, a ferramenta gratuita, traz as principais palavras-chave de SEO para o site concorrente.

Agora você deve estar se perguntando, mas como essas informações vão me ajudar a captar clientes na advocacia?

É muito simples, você pode usar todos esses insights para criar sua própria estratégia de conteúdo jurídico. Essas informações mostram o que já deu certo para outros escritórios, quais palavra estão sendo trabalhadas para captar clientes na advocacia e gerando resultados.

É possível ter uma perspectiva de resultado com as ações?

Com base na experiência da 3MIND o resultado é uma combinação entre o tráfego ou usuários que acessam o site via Google X o número de usuários que efetivamente iniciaram um contato com o seu escritório de advocacia, seja por e-mail, telefone ou pelo plugin do What’sApp.

Atualmente esse índice gira em torno de 0,5% a 2% para conteúdos qualificados (palavras-chave que remetem a um usuário no “momento de contratação”). Ou seja, se você realizou a pesquisa da palavra-chave, analisou a concorrência e produziu um conteúdo jurídico informativo e conseguiu levar 10 mil usuários para o seu site de maneira orgânica (sem pagar o Google Ads), há uma perspectiva de atrair entre 50 e 200 contatos organicamente.

Lembre-se que este usuário precisa estar no momento de compra correto (senso de urgência) e ver valor no conteúdo produzido, gerando uma confiança e o princípio da “economia da gratidão” para que você tenha uma taxa de conversão entre 0,5% e 2%, conseguindo desta forma, até 200 novos clientes com essa estratégia de marketing digital.

Com isso percebe-se que o resultado de ações de marketing digital com foco na primeira página do Google vem do volume. Ou seja, a melhor forma de captar clientes na advocacia na era digital é produzir muito conteúdo, com informação de qualidade e aumentar dia a dia o Tráfego do Domínio, melhorando o Domain Score, conquistando uma autoridade digital e aí colhendo os frutos por meio do contato de clientes captados na internet.

O que pode dar errado?

Depois que o usuário entra em contato com o escritório acaba o marketing e começa o processo comercial, e infelizmente sabemos que esse primeiro atendimento nem sempre é bem sucedido. Nesse momento é preciso entender como funciona o Funil de vendas. O advogado deve avaliar o funil e descobrir qual é o momento de falha, quantos clientes vem da internet e viram uma reunião e destas reuniões quantos viram clientes.

Para que a taxa de conversão do seu escritório de advocacia seja alta é fundamental que quando o usuário de internet iniciar o relacionamento com o advogado, ele seja muito bem atendido e inicie de imediato uma relação de confiança e para isso é necessário OUVIR.

Escute algumas dicas de como ser um advogado de sucesso no Podcast abaixo:

Agora que você entendeu a lógica por traz da captação de clientes digitais por meio do marketing jurídico. Veja algumas estratégias para ser bem sucedido nesse processo.

Estratégias de como captar clientes na advocacia

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de captação de clientes digitais a advocacia é entender se ela é de curto, médico ou longo prazo!

Estratégia de curto prazo

Para uma estratégia de captação de clientes na advocacia a curto prazo o Google Ads é a melhor opção. Por meio dessa ferramenta o advogado compra palavras-chave por meio de um leilão e garante sua presença na primeira página do Google de maneira rápida.

O segredo de trabalhar com essa ferramenta é entender a intensão de pesquisa do usuário, e se a sua área de atuação possui buscas suficientes para valer o investimento.

Entenda como funciona o Google Ads em matéria completa aqui!

Estratégia a longo prazo

Quando o advogado não precisa aumentar a base de clientes de imediato ele pode investir em uma estratégia de captação de clientes na advocacia em longo prazo.

O longo prazo é fundamental para garantir uma autoridade digital e um resultado consistente, garantindo um grande volume de clientes vindos do Google.

7 dicas valiosas para captar clientes na advocacia

A pandemia do Covid-19 e o isolamento social reforçaram a necessidade de captação de clientes na advocacia e colocaram o universo digital como melhor ambiente para promover e oferecer os serviços. Como especialistas em marketing jurídico, trazemos um conteúdo com algumas dicas personalizadas para promover escritórios de advocacia no universo digital e captar clientes por meio de uma autoridade na internet.

Atualmente muitos escritórios buscam o marketing jurídico para captar clientes pela internet, pois percebem que clientes que aparecem na porta do escritório e por indicação de boca a boca são cada vez mais raros. Veja abaixo algumas dicas práticas para implementar no dia a dia do escritório de advocacia que inicia um planejamento de marketing digital.

1. Feito é melhor do que perfeito!

É preciso começar pelo feijão com arroz. O marketing jurídico é um trabalho de médio a longo prazo, por isso tem que começar fazendo e aprender errando. Nesse momento de pandemia, por exemplo, comece usando as redes sociais para responder as dores que estão surgindo. Responda às perguntas dos usuários, procure assuntos que estão gerando dúvida na mídia ou em grandes canais no YouTube pra entender o que o seu público-alvo está procurando e aproveite essa oportunidade para criar novas conexões, os “negócios” serão consequência desta prática.

2. Redes Sociais para Advogados

Temos um conteúdo completo explicando por que as redes sociais não fecham negócio e qual é o papel delas. Essa é uma ferramenta de aproximação com o cliente e fortalece a credibilidade do escritório.

Pense comigo: qual é a sensação de acessar a rede social de um escritório sem publicações há um bom tempo? Transmite credibilidade por entendermos que é algo “normal” ou surge aquela “pulga atrás da orelha”? A verdade é que as redes sociais se tornaram um mal necessário, na qual nós como empresa nos vimos obrigados a gerar valor para o nosso público-alvo e sermos recompensados pelo fortalecimento da nossa relação com os mesmos.

As redes sociais são “parte” da construção da sua autoridade digital e não devem ser interpretadas como responsáveis pela “tração” do seu escritório. A lógica é simples, as pessoas que não conhecem seus serviços e querem realizar uma rápida pesquisa de mercado, utilizam as redes sociais como primeiro critério de avaliação, é como ver os comentários no Booking ou Tripadvisor quando se está procurando por um hotel. 

3. Palavras-chave no Google

Pense uma palavra-chave usada na sua área, busque no Google e visualize as perguntas feitas pelos próprios usuários. Você verá como o usuário está pesquisando sobre esse assunto e analisar quais perguntas vão ajudar a construir seu plano de marketing jurídico para aparecer no Google. Essa é a primeira etapa da estratégia de marketing jurídico. Uma dica boa é usar o “COMO”, porque essa palavra nos remete a alguém que está em um momento avançado do que chamamos de “funil”..

Quando você entrega esse conteúdo, mostra para o usuário que o escritório de advocacia detém o conhecimento e pode ajudá-lo com esse serviço, caso seja necessário. Isso vai te dar um contato mais qualificado. No marketing digital você também tem a vantagem de escolher o seu público-alvo, no entanto, faça isso com cuidado, foque no seu melhor cliente, você vai economizar no investimento e vai terá um retorno mais rápido em função do foco. Seja o mais específico que você puder como por exemplo: Aviso prévio para indústria metalúrgica.

Aparecer na primeira página do Google é o objetivo de muitos escritórios de advocacia, mas requer muito trabalho, investimento e tempo. Tenha paciência. Outra oportunidade é investir do Google Adwords, uma ferramenta que te coloca na primeira página com menos tempo, porém, mais investimento.

4. Dúvidas X Consulta

Diversos advogados não gostam da prática de tirar dúvidas do cliente e fazer consultas gratuitas. Existe uma linha tênue entre a consulta e a dúvida do cliente. O cliente não sabe qual é essa diferença, por isso o advogado precisa definir isso na introdução do seu serviço. Estabeleça um limite logo no início dessa relação.

Tenha em mente que com 5 minutos não é possível  ficar amigo de ninguém, mas se eu entregar 20 minutos do meu tempo para esse cliente eu vou certamente avançar na construção desta  relação. O advogado deve fazer perguntas para criar proximidade, estabelecer um vínculo e evitar o bombardeio de dúvidas do cliente após estabelecer os limites do atendimento.

O erro que vários advogados comentem é jogar muita informação para o cliente com juridiquês para demonstrar autoridade. Na verdade o que o cliente precisa é empatia, ele quer ser ouvido e precisa ser tratado com uma linguagem amigável, sem juridiquês. Quando trabalhar o marketing jurídico via WhatsApp estabeleça um canal de confiança e reciprocidade.

5. Regras básicas para criar conteúdo de valor

O primeiro passo para iniciar a produção de conteúdo de marketing jurídico é criar o hábito. O que é possível fazer dentro da rotina do seu escritório de advocacia. Tome cuidado e escolha as redes sociais que vai trabalhar de acordo com as suas possibilidades de tempo e investimento, não caia na armadilha de começar “tudo ao mesmo tempo”. 

Aposte em imagens que falam por si só. Use o Canva.com, eles oferecem um layout pronto, basta escolher a imagem tem que conversar bem com o título. Use bancos de imagem gratuitos e escolha uma foto condizente com o tema que está sendo abordado na publicação.

Não é o advogado que escolhe o título, é o usuário. Lembre de usar aqui a estratégia de marketing jurídico de procurar a sua palavra-chave no Google e use as perguntas que os usuários estão fazendo para chamar o público para a sua publicação.

Não redija parágrafos enormes, as pessoas têm preguiça de ler. Use parágrafos curtos de duas ou três linhas no máximo, de fluidez ao texto e permita uma leitura automática. Se o usuário tiver que pensar pra ler, você vai perder a oportunidade de alcançá-lo.

Não dê tanta importância ao número de caracteres ou quantidade de palavras, o importante é resumir o conteúdo e passar a ideia de forma prática. Corte a encheção de linguiça e vá direto ao ponto. Quanto menor e mais útil para o usuário, melhor. Por isso quanto mais específico melhor, mais fácil de responder.

6. Call to action sem ferir a OAB

Como fazer o call to action e não ferir o código de ética na minha estratégia de marketing jurídico? Tem que tomar muito cuidado, porque para a OAB existe uma linha muito tênue e interpretativa entre mercantilização x  propaganda. Se o Call to Action deixar explícito que você está querendo vender alguma coisa com aquela publicação, é melhor não usar.

Por isso, recomendamos focar na informação, se você entregou uma informação nas redes sociais e tem mais conteúdo no blog, use o call to action para direcionar o usuário para o blog. Ofereça informação, mas não deixe transparecer que você está tentando vender algo, isso é ruim para OAB e também impacta negativamente o usuário que vai se sentir enganado.

As pessoas adoram comprar, mas odeiam que venda para elas. O usuário vai contratar seu serviço se confiar em você e gostar do conteúdo que você compartilha. A gente compra com a emoção e justifica com a razão. Por isso, traga exemplos, deixe claro o que você oferece, crie histórias e se conecte com o usuário, esse é o pulo do gato!

7. Seja especialista

Outra estratégia importante para potencializar o marketing jurídico dos escritórios de advocacia é ser especialista, por isso temos um conteúdo completo sobre como escolher um nicho. Isso não quer dizer que você não aceite trabalho em todas as áreas, mas na sua estratégia de marketing jurídico será mais efetiva se for focada em uma área específica, plantando sementes para se tornar uma autoridade on-line nessa área e colher esses frutos no longo prazo.

Seja consultivo! Os serviços consultivos são uma tendência, é preciso ter paciência para ter autoridade, mas quando ela chega, é o caminho para captar clientes na advocacia.Gostou das nossas dicas? Conta pra gente quais são as suas dúvidas sobre marketing jurídico! Conte com a gente!

Se você pretende iniciar uma estratégia de marketing jurídico com foco na primeira página do Google e se identificou com um pouquinho da metodologia da 3MIND compartilhada neste post. Inscreva-se agora no curso Rumo ao Topo do Google, você vai ver que será muito mais fácil alcançar seus objetivos depois de entender cada processo dessa estratégia de marketing jurídico, solidificada com mais de 100 escritórios de advocacia pelo Brasil.

Insights para captar clientes na advocacia, além do marketing jurídico

Como especialistas em marketing jurídico nos deparamos diariamente com algumas questões de advogados iniciantes ou que estão querendo mudar de área para aumentar os lucros do escritório de advocacia.

Veja também um conteúdo completo com os principais erros dos advogados iniciantes no marketing jurídico!

Mas afinal, qual é a melhor área para começar um escritório de advocacia? Qual é a porta de entrada para construir uma carteira de clientes? Sabemos que o direito empresarial é o sonho de muitos advogados iniciantes, mas como criar esta primeira conexão com este público-alvo??

Temos também um conteúdo completo sobre o papel do marketing jurídico no direito empresarial, acesse.

Trazemos alguns insights que vão além do planejamento de marketing jurídico para advogados iniciantes começarem um relacionamento com seu público-alvo baseado no vídeo Advogados iniciantes, como atrair clientes e gerar resultados rápidos?, disponível em nosso canal do Youtube.

Porta de entrada na Advocacia Empresarial

Costumamos dizer que existem dois caminhos para a porta de entrada em grandes clientes empresariais. A primeira é escolher uma área de atuação muito específica e ir além do conhecimento jurídico, se aprofundando no negócio daquele cliente (principalmente compreendendo os problemas que levam ao Judiciário), para só depois iniciar uma estratégia de marketing jurídico promovendo esse conhecimento de maneira orientativa, sem ferir o código de ética da OAB.

Se o advogado deseja atender uma metalúrgica, por exemplo. O que ele deve fazer? O primeiro passo é mapear os problemas que esses empresários têm. A partir destes problemas o advogado vai encontrar a sua “porta de entrada” ao compreender como ele poderá se tornar útil para o negócio. 

Uma boa alternativa é focar os conteúdos do escritório de advocacia em uma dor específica desse possível cliente, como por exemplo: acidente de trabalho (mostrando para aquela empresa ou empresário que é especialista nessa área específica. Mas, para isso, precisará entender quais são os acidentes mais comuns em metalúrgicas, quais máquinas os trabalhadores operam e com isso oferecer dicas e tornar-se um “consultor jurídico” para esse público-alvo.

A especialização é a melhor ferramenta para se aproximar de possíveis clientes por meio do marketing jurídico. Mas para isso, o advogado não pode ser só especialista no jurídico, ele precisa entender do negócio do cliente que quer atingir, e mostrar para o empresário que conhece as dores dele e pode resolver os problemas dele por meio de conhecimentos técnicos e jurídicos.

Depois que o advogado adquire todos esses conhecimentos é fundamental desenvolver uma estratégia de marketing jurídico para promover essa informação, isso sempre de maneira orientativa e com o auxílio das ferramentas de impulsionamento das redes sociais, nas quais você consegue personalizar o público-alvo. No caso do exemplo acima, empresários da área metalúrgica.

Vale lembrar que o marketing jurídico é apenas “parte” do planejamento para captação de novos clientes. O departamento comercial também vai precisar arregaçar as mangas e correr atrás desses empresários, mostrando o seu know how.

Tudo isso requer tempo e dinheiro! Mas se essa não é a sua realidade ainda existe uma opção.

Juizado Especial

Se você tem pressa em ver resultados e poucos recursos para investir em ações de marketing jurídico a longo prazo, existe uma solução! Foque nos casos menores, de juizado especial como exemplo, que os grandes escritórios de advocacia não querem pegar e use-os como porta de entrada para começar um relacionamento com grandes clientes.

Um exemplo simples baseado no mercado atual é o seguinte: estamos vivendo um momento que tanto andar de bicicleta quanto praticar corrida se tornou muito comum, principalmente entre empresários de alto padrão. Muitos deles, usam esses exercícios como uma válvula de escape para o estresse do dia a dia e usam bicicletas de mais de 100 mil reais para praticar as atividades.

Se o advogado iniciante se especializar em problemas de seguro e até vícios destes produtos isso pode ser um diferencial. Pense em um tipo de pessoa ou produto e como resolver os problemas desse nicho. Essa pessoa pode ser um empresário bem sucedido e contratar seus serviços como pessoa física e, naturalmente ao  gostar dos seus serviços, poderá te abrir oportunidade ou indicar para um cliente empresarial.

Esses casos de juizado especial também tem um retorno mais rápido, e com isso você consegue manter o fluxo de caixa do seu escritório de advocacia e começar a construir relacionamentos. Assim você conseguirá angariar fundos para um planejamento mais robusto de marketing jurídico, ainda dentro do seu nicho.A ideia desse conteúdo é abrir um pouco a mente dos advogados iniciantes para uma captação de clientes diferente com retorno rápido, uma ação que vai além das estratégias de marketing jurídico, mas ajuda a viabilizar um planejamento a longo prazo para o escritório de advocacia. Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário que vamos buscar outros insights para você!

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