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Como captar clientes na advocacia

Colageas de trabalho conversam sobre como captar clientes na advocacia

Mensalmente, são feitas mais de 100 milhões de buscas jurídicas no Google. Mas a grande dúvida dos advogados é como saber se determinada área de atuação está entre essas buscas. Ou se aqueles problemas que o escritório de advocacia resolve estão entre essas pesquisas. Além disso, ao identificar que existe demanda, como captar clientes na advocacia? Pelo próprio Google, pelas redes sociais ou pelo Youtube? Como se dá essa taxa de conversão?

Neste conteúdo indicamos uma ferramenta de marketing digital para advogados gratuita, onde é possível criar uma perspectiva de novos negócios, pesquisando as palavras-chave que o advogado tem como foco em seu escritório. Veja o tutorial completo de uso dessa ferramenta no vídeo abaixo.

Como perceber perspectiva de negócios por meio do Ubersuggest?

O primeiro passo é fazer o download do plugin para Google Chrome da ferramenta gratuita do Neil Patel chamada Ubersuggest. Basta jogar no Googe: “neil patel plugin chrome”.

Depois que você instalar o plugin no navegador, todas as pesquisas realizadas no Google vão aparecer com um novo formato.

A partir de agora cada vez que o advogado pesquisar uma palavra-chave relacionada a área de atuação do escritório o plugin vai oferecer uma série de informações como:

1. Volume de buscas para o termo no último mês;

2. Nível de concorrência para essa palavra-chave;

3. Custo médio por clique na palavra-chave cobrado para campanha paga no Google Ads.

Esse é o primeiro passo para entender como captar clientes na advocacia, uma vez que o advogado começa a entender quais os termos mais procurados, e qual é o nível de concorrência e custo de publicidade para cada um deles.

Para começar uma estratégia realista de posicionamento na primeira página do Google, recomendamos começar a busca com palavras-chaves genéricas, como “demissão por justa causa” e otimizar a busca para palavras-chave de cauda longa, ou seja, mais específicas. Como por exemplo: “demissão por justa causa direitos” – para advogados trabalhistas com foco na pessoa física, ou “demissão por justa causa verbas rescisórias” – para advogados com foco trabalhista empresarial.

Como entender a concorrência com o Ubersuggest?

Depois de definida a palavra-chave de cauda longa com melhor índice de volume de buscas X concorrência. É hora de olhar para os outros sites, que já estão ranqueando na primeira página do Google para este termo. Será quem tem um outro site de escritório de advocacia ou advogado que pode ser um concorrente direto? Como fazer um conteúdo melhor que o dele para “roubar” essa posição?

O primeiro passo deste processo é uma pesquisa comum, será necessário analisar cada um dos 10 sites ranqueados na primeira página e aprofundar a pesquisa nos sites de escritórios de advocacia, que representam a concorrência direta para o seu escritório.

Ao analisar o site dos escritórios concorrentes, atente-se para os seguintes pontos:

Domain Score: é a relevância do site aos olhos do Google. Ou seja, o Google fornece uma pontuação de acordo com o tempo do seu domínio, quantidade de publicações e informações relevantes você já compartilhou, citações do seu site por outros veículos de comunicação etc.

Tráfego do domínio: é o número de visitas mensais do site.

Importante: compare esses números, com o que o Neil Patel está sugerindo lá no início da pesquisa como Domain Score e Tráfego de Domínio necessários para ranquear na primeira página do Google com este termo. 

Você vai ver que nem sempre esses números batem e muitas vezes sites com números inferiores (Domain Score) ao informado pela ferramenta estão ranqueando entre as primeiras posições. Isso abre uma grande possibilidade para que o seu conteúdo também entre nesse ranking.

A lógica que o Google segue de forma resumida é a seguinte: ainda que o seu Domain Score não seja tão relevante como um JusBrasil, se o seu conteúdo for muito melhor e o usuário passar mais tempo no seu site, certamente ele irá privilegiá-lo no resultado de pesquisa, ou seja, no final o que importa para o Google é o quão relevante você consegue ser, e isso se mede principalmente pelo tempo que o usuário permanece dentro do seu site!

Para uma análise ainda mais completa da concorrência. Copie o endereço da página do concorrente, abra o site: www.neilpatel.com.br/ubersuggest e cole o endereço.

Essa pesquisa vai mostrar:

  1. Domain Score;
  2. Tráfego orgânico mensal;
  3. Backlinks (links de outros sites que levam para esta página);
  4. Palavras-chave orgânicas (quantidade de palavras-chave na qual o site ranqueia organicamente no Google)
  1. Um pouco mais para baixo é possível descobrir também quais são as páginas com melhor ranqueamento dentro deste site.
  1. Por fim, a ferramenta gratuita, traz as principais palavras-chave de SEO para o site concorrente.

Agora você deve estar se perguntando, mas como essas informações vão me ajudar a captar clientes na advocacia?

É muito simples, você pode usar todos esses insights para criar sua própria estratégia de conteúdo jurídico. Essas informações mostram o que já deu certo para outros escritórios, quais palavra estão sendo trabalhadas para captar clientes na advocacia e gerando resultados.

É possível ter uma perspectiva de resultado com as ações?

Com base na experiência da 3MIND o resultado é uma combinação entre o tráfego ou usuários que acessam o site via Google X o número de usuários que efetivamente iniciaram um contato com o seu escritório de advocacia, seja por e-mail, telefone ou pelo plugin do What’sApp.

Atualmente esse índice gira em torno de 0,5% a 2% para conteúdos qualificados (palavras-chave que remetem a um usuário no “momento de contratação”). Ou seja, se você realizou a pesquisa da palavra-chave, analisou a concorrência e produziu um conteúdo jurídico informativo e conseguiu levar 10 mil usuários para o seu site de maneira orgânica (sem pagar o Google Ads), há uma perspectiva de atrair entre 50 e 200 contatos organicamente.

Lembre-se que este usuário precisa estar no momento de compra correto (senso de urgência) e ver valor no conteúdo produzido, gerando uma confiança e o princípio da “economia da gratidão” para que você tenha uma taxa de conversão entre 0,5% e 2%, conseguindo desta forma, até 200 novos clientes com essa estratégia de marketing digital.

Com isso percebe-se que o resultado de ações de marketing digital com foco na primeira página do Google vem do volume. Ou seja, a melhor forma de captar clientes na advocacia na era digital é produzir muito conteúdo, com informação de qualidade e aumentar dia a dia o Tráfego do Domínio, melhorando o Domain Score, conquistando uma autoridade digital e aí colhendo os frutos por meio do contato de clientes captados na internet.

O que pode dar errado?

Depois que o usuário entra em contato com o escritório acaba o marketing e começa o processo comercial, e infelizmente sabemos que esse primeiro atendimento nem sempre é bem sucedido. 

Para que a taxa de conversão do seu escritório de advocacia seja alta é fundamental que quando o usuário de internet iniciar o relacionamento com o advogado, ele seja muito bem atendido e inicie de imediato uma relação de confiança e para isso é necessário OUVIR.

Escute algumas dicas de como ser um advogado de sucesso no Podcast abaixo:

Se você pretende iniciar uma estratégia de marketing jurídico com foco na primeira página do Google e se identificou com um pouquinho da metodologia da 3MIND compartilhada neste post. Inscreva-se agora no curso Rumo ao Topo do Google, você vai ver que será muito mais fácil alcançar seus objetivos depois de entender cada processo dessa estratégia de marketing jurídico, solidificada com mais de 100 escritórios de advocacia pelo Brasil.

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