Captação de clientes na advocacia com o Google Ads

Advogado analisando métricas do Google Ads

Depois de construir uma casa digital (ou site para o escritório de advocacia) é importante potencializar a audiência do mesmo, ou seja, atrair usuários qualificados para acessar o conteúdo nele publicado. De forma orgânica, esse pode ser um processo lento, levando de seis meses a um ano para obter os primeiros resultados de posicionamento. Porém, com ferramentas de marketing jurídico digital, como o Google Ads, é possível acelerar a captação de clientes na advocacia.

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Como funciona o Google Ads?

Primeiro é importante entender a diferença do ranqueamento por Google Ads e de forma orgânica. Ao pagar um anúncio do Google seu conteúdo vai aparecer na primeira página do buscador para determinada palavra-chave, mas vai aparecer com a palavra “Anúncio” em negrito.

O Google disponibiliza as primeiras e as últimas posições da primeira página para o Google Ads. Quem paga mais, e tem mais orçamento, fica na parte superior, pois o Google Ads funciona em um formato de leilão, ou seja, quem paga mais leva!

Como começar uma campanha no Google Ads?

O primeiro passo para começar uma campanha no Google Ads é criar uma conta no ads.google.com.

Veja o passo a passo completo no texto Google Ads na Advocacia.

Como funciona o planejador de palavras-chaves do Google Ads?

Existem duas opções para começar um planejamento de Google Ads baseado em compra de palavras-chaves – 1) descobrindo novas palavras-chaves e observando o volume de pesquisas e 2) observando as previsões do próprio buscador.

Nesse primeiro momento recomendamos descobrir novas palavras-chaves, usando como base a palavra-chave inicial escolhida pelo advogado, com base em sua área de atuação e serviços prestados.

Ao pesquisar essa palavra-chave no planejador de palavras-chaves do Google Ads é possível ver o volume de pesquisas relacionadas a ela, separados em desktop e smartphone.

Em seguida você pode fazer um filtro por concorrência, no qual consegue perceber quais palavras-chaves relacionadas com o termo inicial tem lances mais baixos e mais altos no leilão do Google Ads, ou seja, quais vão requerer mais ou menos investimento.

Mas como converter a compra da palavra-chave em captação de clientes? 

Apenas com testes e validações. A palavra pode resultar em muitos usuário não qualificados, mas também pode atingir usuários qualificados. Depende!

Dica: para melhorar a conversão de clientes é preciso olhar com cuidado para todas as palavras-chaves disponíveis no planejador do Google Ads e tentar prever qual delas trará um usuário com um senso de urgência maior para a resolução do problema, facilitando a tomada de decisão para contratar um advogado.

Por exemplo: se a palavra-chave geral escolhida pelo advogado foi “redução da jornada de trabalho”, o planejador do Google Ads oferece 92 variações de palavras-chaves para este termo. Entre elas “redução carga horária empregada doméstica”, essa geralmente é uma dúvida do contratante da empregada doméstica e pode gerar um resultado mais rápido para o escritório de advocacia.

Outra possibilidade é investir em palavras-chave com uma média baixa de pesquisas mensais, que não apresentam valores para leilão. Isso porque o volume de conteúdo disponível para essas palavras é baixo, sendo mais fácil se destacar, e mesmo com menos gente buscando, podem ser usuários mais qualificados, aumentando o índice de conversão.

Ou seja, comece com palavras-chaves maiores (também conhecidas como long tail ou cauda longa), acerte o seu público-alvo, teste seus índices de conversão e depois invista de forma certeira em palavras-chaves menores e mais concorridas.

Ficou clara essa estratégia de captação de cliente na advocacia por meio do Google Ads? Conta pra gente se ficou alguma dúvida, será um prazer ajudá-lo!

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