Conteúdos

20 canais de direito para estudar e se inspirar

Advogada assiste canais de direito no computador

Com o crescimento constante do ramo dos canais de direito disponíveis no YouTube é importante manter-se atualizado . Tanto nos assuntos contemporâneos dos canais mais novos, quanto nas técnicas mais tradicionais dos canais mais antigos, que ainda se mantêm relevantes no cenário atual. Por isso, fizemos uma lista com 20 canais de direito para estudar e se inspirar.

1. STJ – Superior Tribunal de Justiça

Tendo seus vídeos produzidos pela Coordenadoria de TV do Superior Tribunal de Justiça, esse canal conta com vídeos adaptados para a web pela mesma equipe responsável pelas mídias sociais do Tribunal para que os usuários tenham acesso ao conteúdo exibido na TV de forma separada por temas em qualquer dispositivo com acesso à internet. Os vídeos contam com conteúdo acessível direcionado à formação de cidadãos, com temas abordados em uma linguagem do dia a dia e explicação dos termos especializados do meio jurídico.

Desde sua criação, em 2005, o portal tem crescido muito e atualmente está disponível em 43 idiomas e 25 países.

2. CNJ – Conselho Nacional de Justiça

Com pouco mais de 62 mil inscritos até o momento, o canal do Conselho Nacional de Justiça no YouTube produz conteúdo baseado em notícias, vídeos institucionais, sessões plenárias, dentre outros. Esse canal tem como objetivo o aperfeiçoamento do trabalho do sistema judiciário brasileiro, promovendo o controle e a transparência administrativa e processual. Resultado de uma cordo de cooperação entre o CNJ e a Google Brasil, é possível encontrar na plataforma informações abertas ao público sobre ações e projetos desenvolvidos pelo órgão. Seu conteúdo se encontra dividido por assunto, totalizando 9 áreas: Sessão CNJ e Decisões, Conciliação, Eventos, Gestão Legal, Notícias, Sistema Carcerário, Institucional, Nossas Crianças e Boas Práticas do Judiciário.

3. TV Senado

Desde sua inauguração em 14 de fevereiro de 2001, a TV Senado, que antes tinha como  foco principal a transmissão de discussões, eventos e procedimentos do Senado Federal do Brasil e era mais conhecida como uma emissora de televisão do Legislativo Brasileiro, proporcionou a seus internautas a chance de acompanhar simultaneamente as atividades legislativas acontecendo no Senado, como reuniões e votações tocantes aos assuntos que lhe interessam. 

4. Editora Atualizar

O canal da Editora Atualizar oferece conteúdos desenvolvidos por experientes professores, voltados ao Direito Previdenciário, Orçamento, Administrativo e Tributário, Administrativo, Estatutos e Regimentos Interno, Direito Constitucional, dentre outros, com o objetivo de auxiliar os concurseiros e estudantes de Direito. 

5. Prova Final

Conhecida em todo território nacional, a Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes tem sua fama por desenvolver o programa Prova Final, especialista em preparatórios para carreiras públicas e exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Apesar de sua última postagem ter sido em 22 de outubro de 2015, o canal ainda conta com 235 mil inscritos e mais de 80 milhões de visualizações. A duração das aulas giram em torno de 50 minutos e são totalmente focadas em temas relacionados a concursos públicos e a prova da OAB, revisando o conteúdo em aulas simples e objetivas.

6. Justificando

Abordando temas polêmicos e outros assuntos relacionados à justiça, o Canal Justificando traz assuntos em alta como poder e direitos humanos, bem como discussões interessantes sobre temas relevantes, sempre com uma linguagem simples e didática.

7. Direito em Vídeo

O canal, que tinha como nome original Direito em Áudio, no Direito em Vídeo traz vídeos sem imagens, ou seja, focados no áudio. Segundo seus criadores, o projeto, que surgiu da necessidade de alcançar mais tempo para estudar mesmo estando dentro de uma rotina tão atarefada, tem esse formato pela flexibilidade, pois permite que o usuário consuma o conteúdo sem que precise parar para assistir algo, possibilitando a continuação dos estudos enquanto exerce outras tarefas, como dirigir e arrumar a casa, por exemplo. 

8. Prof. Diego Pureza

Criado em 9 de outubro de 2011, o canal do Professor Diogo Pureza, que é dirigido pelo professor Diego Pureza, conta com pouco mais de 61 mil inscritos até o momento e quase 3 milhões de visualizações. O objetivo é ajudar na aprovação de pessoas que tem como foco concursos públicos, abordando técnicas de estudo e temáticas relacionadas ao Direito Constitucional.

9. Direito em Tela 

Segundo o próprio Direito em Tela, canal que oferece aulas gratuitas de Direito, o conteúdo disponível na plataforma é sempre atualizado, pois mesmo que o vídeo tenha sido lançado há algum tempo, os responsáveis garantem que caso haja alguma alteração na lei ou jurisprudência, o conteúdo será regravado para conter as alterações e o arquivo antigo será descartado.

Eles também afirmam que o canal foi criado para “alcançar todas as pessoas interessadas no conhecimento e aperfeiçoamento do Direito, com foco especial nos alunos de graduação”. As aulas disponíveis na plataforma são curtas, objetivas e tem o foco em conteúdos relevantes, sempre dispondo de uma linguagem simples e de fácil compreensão.

10. Artigo 5º

Como o nome já diz, o canal Artigo Quinto tem como tema o que é uma das normas constitucionais mais cobradas em concursos para policiais, o artigo 5º da Constituição Federal, o mesmo que declara “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Além dos vídeos dedicados aos Direitos e Garantias Fundamentais, esse programa procura abordar assuntos do dia a dia relacionados ao tema.

11. Programa Apostila

Dispondo de vídeos dinâmicos para facilitar o aprendizado, o Programa Apostila possibilita a interação entre professores e alunos, contando também com um espaço para dúvidas de internautas. O padrão das aulas é interessante, tendo início geralmente com uma explicação sobre o assunto a ser abordado que é sempre derivado de conceitos jurídicos utilizados no dia a dia, seguida pelas perguntas dos estudantes e finalizado com uma dinâmica de perguntas e respostas.

12. TV Justiça

Administrado pelo Supremo Tribunal Federal, a TV Justiça também pode ser encontrado na TV a cabo, satélite e antenas parabólicas, e foi o primeiro a transmitir ao vivo os julgamentos do Plenário da Suprema Corte Brasileira.

A TV Justiça conta com diversos quadros com temas jurídicos e sempre foca em cobrir tudo aquilo que outras emissoras não transmitiram por quaisquer motivos, atém de atualizar o público sobre as principais decisões do Poder Judiciário, para que os cidadãos tenham conhecimento sobre seus direitos e deveres.

O canal teve seu início em 11 de agosto de 2002 e conta com uma linguagem clara, ágil, confiável contextualizada e de caráter didático.

13. Juri_DICAS

Tendo como criadoras as advogadas Célia Dantas e Cristina Cruz, o JURI_Dicas tem como objetivo compartilhar dicas rápidas sobre Direito, de maneira direta e com foco nas diversas dúvidas de clientes e advogados, procurando saná-las de forma clara e eficiente. 

14. Empreendedorismo Jurídico

Alcançando pouco mais de 40 mil inscritos, o canal pertence ao empreendedor, investido e professor Rodrigo Padilha, que o criou com o intuito de divulgar suas dicas de técnicas para alavancar carreiras e construir liberdade financeira que o próprio desenvolve há quase 20 anos. Os vídeos vão ao ar duas vezes por semana e tem um conteúdo diferenciado com foco em empreendedorismo, marketing jurídico, inteligência emocional, prospecção e atendimento ao cliente, voltado para advogados que têm interesse na área.

15. Advocacia Simples

Comandado pelo advogado Mateus Terra, o canal Advocacia Simples teve sua inauguração em 10 de outubro de 2011 e hoje em dia tem em torno de 3500 inscritos. A ideia do canal é explicar a Advocacia de forma direta e objetiva, demonstrando como a área pode ser mais simples do que a maioria imagina. Utilizando técnicas e dicas, o advogado espera auxiliar outros profissionais a terem resultados melhores em suas carreiras.

16. Minutos de Direito

Um dos canais de direito mais populares no Brasil, o Minutos de Direito bate a incrível marca de 140 mil inscritos. Esse canal procura apresentar de forma dinâmica e descontraída assuntos como carreira jurídica, rotina na advocacia, gestão de escritório entre outros. A advogada Mariana Gonçalves administra a página de forma eficiente, disponibilizando vídeos toda semana com temas relevantes à área, sendo eles referentes às leis e Direito ou até gestão, empreendedorismo, dicas de carreira, prática jurídica e até indicação de livros.

17. Direito em 60”

Criado em 12 de maio de 2012, esse canal foi pioneiro no gênero e teve como idealizador o advogado, palestrante e empreendedor João Imperato, que agora dá nome ao canal. Tendo seu público alvo constituído principalmente por advogados recém-formados e que procuram se firmar no início da carreira na área, o portal conta com diversas séries para ajudar a impulsionar a vida profissional dos internautas.

18. Conexão 23

Assumindo o formato “conversa de bar”, esse é possivelmente um dos canais mais descontraídos da lista. Relativamente jovem, o Conexão 23 teve sua inauguração na plataforma no dia 21 de dezembro de 2017, mas já conta com quase 3 mil seguidores. Seus 5 representantes (Gladstone Felippo, Rodrigo Bello, Paulo Nasser, Rafael Mendonça e Gabriel Quintanilha) trazem temas que podem ser abordados em uma conversa relaxada entre amigos, com direito até a bebidas e petiscos.

19. Advocacia na Prática

Apresentado pelo advogado trabalhista e previdenciário Tiago Pereira, o canal Advocacia na Prática tem como foco principal as duas áreas de expertise de seu idealizador, prometendo entregar o passo a passo para advogados que ainda não possuem uma área de atuação específica possam se tornarem especialistas nas mesmas vertentes que o apresentador, aumentando consideravelmente o faturamento do profissional que segue seus conselhos.

20. Sandro Caldeira

Comandado pelo jovem professor Sandro Caldeira, esse canal tem como objetivo principal auxiliar aqueles que estão focados em estudar para conseguir a respeitável aprovação em concursos públicos. Os temas abordados em seus vídeos se concentram em conteúdos cobrados no Exame de Ordem da OAB, abrangendo até dicas de preparação envolvendo alimentação, exercícios físicos e organização, sempre de forma simples e didática.

BÔNUS: 3MIND

Voltado para produção de conteúdo que auxilie na carreira de advogados das mais diversas áreas, o canal da 3MIND contém instruções com o propósito de fortalecer a marca do escritório de advocacia de forma eficiente com base nas metodologias do marketing jurídico, gerando impacto nas redes sociais, sites para advogados e blogs jurídicos, sempre seguindo o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil.

Em 2020 o canal evoluiu para tutorias de busca por palavras-chave para posicionamento de advogados no Google de maneira orgânica, seguindo a metodologia do curso Rumo ao Topo de Google, também desenvolvido pela 3MIND.

Outra novidade são os drops extraídos do 3MINDCAST com entrevistas com advogados especialistas em diversas áreas que estão em alta como Direito Imobiliário e LGPD.

O que achou da nossa seleção? Já conhecia algum desses? Acha que faltou algum? Compartilhe nos comentários para que tanto nós quanto os próximos leitores possamos nos atualizar.

[mautic type="form" id="7"]

Receba conteúdos e estratégias atualizadas de Marketing Jurídico gratuitamente!

Sobre o autor
Compartilhe
Oi, Dúvidas sobre Marketing Jurídico?
Suporte 3MIND
Olá, como está?
É um prazer falar com você!!
Qual é sua dúvida?