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Home Advogados na Internet

Tecnologias aplicadas ao Direito

Guilherme Barbosa by Guilherme Barbosa
18 de junho de 2020
Entenda a lógica por trás da metodologia do marketing jurídico

Serious contemplative young businessman in expensive suit sitting at table with laptop and twisting pen while thinking of project and looking out window in loft restaurant

Entenda como explorar as tecnologias aplicadas ao direito a favor do seu escritório de advocacia com os insights de Maurício Moraes (Engenheiro de formação e entusiasta de Tecnologia), Founder e CEO da Cálculo Jurídico, uma das maiores plataformas de cálculos jurídicos do Brasil.

No sétimo episódio do 3MINDCAST o engenheiro compartilhou insights práticos sobre como explorar a área “consultiva” de forma mais acessível, além de diversas tecnologias simples e gratuitas para utilização imediata em escritórios de advocacia.

Print do podcast para advogados - 3MINDCAST

Pensar no futuro é perda de tempo. Pense o que você pode fazer para melhorar o negócio do escritório de advocacia hoje. A forma mais fácil de perder reputação é prever algo errado, por isso evite os futurólogos do direito.

Quem nunca ouviu a frase: “em pouco tempo todos os advogados vão ser substituídos por robôs inteligentes”. Isso é incerto, a tecnologia evolui de forma não linear, não é uma reta, nem sempre as previsões sobre tecnologia se concretizam, como os skates voadores do De Volta para o Futuro.

Hoje existem muitas tecnologias que podem ajudar os escritórios de advocacia, entre elas: 

Softwares de Assinatura Digital: D4Sign ou DocuSign – você consegue a assinatura do cliente de forma totalmente remota e segura e facilita a dinâmica do atendimento.

Backup na Nuvem: sistemas de arquivos no Google Drive, ele elimina o uso de um servidor, que gera custos e oferece uma segurança incerta.

Organização Digital: softwares de gestão de prazos na nuvem, algo que pode ser atualizado facilmente com acesso seguro pela nuvem. Na hora de escolher é interessante ser bem racional e analítico.

Ferramentas de comunicação: seja transparente e claro tanto com colaboradores quanto com os clientes (público interno e externo), existem ferramentas que podem ajudar a acompanhar esse processo de comunicação e padronizá-lo.

Mas como gerar negócios remotamente para escritórios de advocacia?

Apostar no direito consultivo é uma grande vantagem para advogados iniciantes que conseguem atender clientes remotamente, seja via rede social ou What’sApp e não precisa de um escritório físico. O excesso de informação da internet não diminuiu a demanda, pelo contrário, muitas pessoas ficaram ainda mais confusas e precisam de alguém que ajude a solucionar um problema de forma rápida.

Uma oportunidade é oferecer esse serviço de maneira totalmente digital, pede para o cliente preencher um documento de Google Docs com todas as dúvidas, faz um valor de consulta por hora, cobra pelo PagSeguro, agenda via Google Agenda e atende só quando o pagamento for finalizado, via What’sApp.

Como criar autoridade na internet com ferramentas de marketing digital para advogados?

A tecnologia também ajuda os advogados a mostrarem o seu conhecimento para um público-alvo muito maior, por meio de ferramentas de marketing digital. Basta você produzir um conteúdo de qualidade e propagar (mostrar) para as pessoas certas que será possível aumentar sua base de clientes, mesmo aqueles fora da sua região.

Aí entra a importância de pensar de forma remota, que é uma das maiores vantagens da tecnologia, que possibilita o tal do encurtamento de fronteiras. Nada impede um advogado de Curitiba atender um cliente de Roraima.

Como pensar remoto?

A pandemia do COVID-19 ensinou muito para empresários que dependiam muito de departamentos comerciais presenciais. Isso mostra que você precisa ter um tipo de processo que o cliente consiga entrar no seu funil de vendas de forma automática, ou self service.

E-mails automatizados, Google Forms padronizados e videoconferências são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para captar clientes de maneira remota.

O mercado está mudando e sentar na frente do cliente nem sempre é possível, por isso o advogado precisa se reinventar e sair da zona de conforto.

O pensamento remoto vale também para a estruturação interna da empresa. O bom trabalhador local, vai ser um bom trabalhador remoto. Mas é necessário que o funcionário remoto tenha um poder de autogestão.

Para recrutar pessoas de forma remota é necessário ter um processo constantemente aprimorado de acordo com as necessidades do negócio. É necessário fazer uma filtragem por meio de conhecimentos técnicos, deixando a entrevista para a última etapa, o que ajuda muito na minimização dos erros deste processo.

E você, está disposto a usar as tecnologias a favor do seu escritório de advocacia? Conta pra gente as ferramentas que você já usou e se estão trazendo algum retorno!

Tags: escritório de advocaciamarketing digital para advogados
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

CEO e Founder da 3MIND. Especialista em Marketing Jurídico e expert em Inteligência analítica e big data. Minha paixão é transformar dados, conhecimento e intuições em estratégias eficientes para escritórios nos mais diferentes portes e momentos - das pequenas às grandes bancas.

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