Tecnologias aplicadas ao Direito

Guilherme Barbosa

Entenda como explorar a tecnologia a favor do seu escritório de advocacia com os insights de Maurício Moraes (Engenheiro de formação e entusiasta de Tecnologia), Founder e CEO da Cálculo Jurídico, uma das maiores plataformas de cálculos jurídicos do Brasil.

No sétimo episódio do 3MINDCAST o engenheiro compartilhou insights práticos sobre como explorar a área “consultiva” de forma mais acessível, além de diversas tecnologias simples e gratuitas para utilização imediata em escritórios de advocacia.

Pensar no futuro é perda de tempo. Pense o que você pode fazer para melhorar o negócio do escritório de advocacia hoje. A forma mais fácil de perder reputação é prever algo errado, por isso evite os futurólogos do direito.

Quem nunca ouviu a frase: “em pouco tempo todos os advogados vão ser substituídos por robôs inteligentes”. Isso é incerto, a tecnologia evolui de forma não linear, não é uma reta, nem sempre as previsões sobre tecnologia se concretizam, como os skates voadores do De Volta para o Futuro.

Hoje existem muitas tecnologias que podem ajudar os escritórios de advocacia, entre elas: 

Softwares de Assinatura Digital: D4Sign ou DocuSign – você consegue a assinatura do cliente de forma totalmente remota e segura e facilita a dinâmica do atendimento.

Backup na Nuvem: sistemas de arquivos no Google Drive, ele elimina o uso de um servidor, que gera custos e oferece uma segurança incerta.

Organização Digital: softwares de gestão de prazos na nuvem, algo que pode ser atualizado facilmente com acesso seguro pela nuvem. Na hora de escolher é interessante ser bem racional e analítico.

Ferramentas de comunicação: seja transparente e claro tanto com colaboradores quanto com os clientes (público interno e externo), existem ferramentas que podem ajudar a acompanhar esse processo de comunicação e padronizá-lo.

Mas como gerar negócios remotamente para escritórios de advocacia?

Apostar no direito consultivo é uma grande vantagem para advogados iniciantes que conseguem atender clientes remotamente, seja via rede social ou What’sApp e não precisa de um escritório físico. O excesso de informação da internet não diminuiu a demanda, pelo contrário, muitas pessoas ficaram ainda mais confusas e precisam de alguém que ajude a solucionar um problema de forma rápida.

Uma oportunidade é oferecer esse serviço de maneira totalmente digital, pede para o cliente preencher um documento de Google Docs com todas as dúvidas, faz um valor de consulta por hora, cobra pelo PagSeguro, agenda via Google Agenda e atende só quando o pagamento for finalizado, via What’sApp.

Como criar autoridade na internet com ferramentas de marketing digital para advogados?

A tecnologia também ajuda os advogados a mostrarem o seu conhecimento para um público-alvo muito maior, por meio de ferramentas de marketing digital. Basta você produzir um conteúdo de qualidade e propagar (mostrar) para as pessoas certas que será possível aumentar sua base de clientes, mesmo aqueles fora da sua região.

Aí entra a importância de pensar de forma remota, que é uma das maiores vantagens da tecnologia, que possibilita o tal do encurtamento de fronteiras. Nada impede um advogado de Curitiba atender um cliente de Roraima.

Como pensar remoto?

A pandemia do COVID-19 ensinou muito para empresários que dependiam muito de departamentos comerciais presenciais. Isso mostra que você precisa ter um tipo de processo que o cliente consiga entrar no seu funil de vendas de forma automática, ou self service.

E-mails automatizados, Google Forms padronizados e videoconferências são algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para captar clientes de maneira remota.

O mercado está mudando e sentar na frente do cliente nem sempre é possível, por isso o advogado precisa se reinventar e sair da zona de conforto.

O pensamento remoto vale também para a estruturação interna da empresa. O bom trabalhador local, vai ser um bom trabalhador remoto. Mas é necessário que o funcionário remoto tenha um poder de autogestão.

Para recrutar pessoas de forma remota é necessário ter um processo constantemente aprimorado de acordo com as necessidades do negócio. É necessário fazer uma filtragem por meio de conhecimentos técnicos, deixando a entrevista para a última etapa, o que ajuda muito na minimização dos erros deste processo.

E você, está disposto a usar as tecnologias a favor do seu escritório de advocacia? Conta pra gente as ferramentas que você já usou e se estão trazendo algum retorno!

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

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