Muitos advogados nos questionam sobre qual é o rede social com retorno mais rápido para iniciar uma estratégia de marketing jurídico. Como especialistas em marketing digital para advogados podemos afirmar que nenhuma rede social terá um retorno rápido e mensurável a curto prazo, todos eles precisam de um trabalho de médio a longo prazo para que o advogado possa começar a colher os frutos do marketing jurídico.
Com base no vídeo Em qual rede social consigo retorno mais rápido? , disponível em nosso canal do YouTube, trazemos alguns resultados que obtivemos na prática no dia a dia da 3MIND, maior agência de marketing jurídico do Brasil.
O primeiro passo, antes de começar a estratégia de marketing jurídico para um advogado ou escritório de advocacia é entender a diferença entre os principais canais digitais: Google, Linkedin, Instagram, Facebook e YouTube.
O Google avalia cerca de 200 fatores para colocar um site na primeira página de pesquisa, entre as 10 posições orgânicas. Com isso a competição é muito grande, uma vez que aproximadamente 90% dos usuários que pesquisam no Google não passam da primeira página.
Entre esses fatores estão, por exemplo, tempo de domínio, o que dificulta muito para escritórios de advocacia novos ou que estão começando uma presença digital.
Outro ponto é o referral: quem referenciou o site do escritório de advocacia, como canais de comunicação que apontam seu site como uma autoridade em determinado assunto. Mas isso também é muito difícil e necessita de anos de mercado, além de um networking fantástico.
Por essas e outras, o Google é o canal digital mais difícil de se obter uma autoridade digital orgânica (sem que você tenha que pagar para aparecer).
Mas como faço para posicionar o site de um escritório de advocacia no Google?
A única forma para posicionar o site de um escritório de advocacia no Google de maneira orgânica é produzir conteúdo relevante de valor e com qualidade de forma constante. Pode levar de 6 meses a 2 anos, a depender da qualidade dos seus conteúdos, frequência, experiência do usuário em seu site etc. A partir da sua avaliação positiva pelo algoritmo do Google, ele começará a indicar seus conteúdos para os usuários e você conseguirá gerar mais tráfego para o seu site. Porém, alcançar a primeira página do Google com determinados conteúdos não é garantia de resultado para o escritório de advocacia, ou seja, nem sempre ele atingirá exatamente o público-alvo qualificado que você espera e converterá em contratos assinados.
Veja conteúdo completo sobre como colocar seu escritório de advocacia na primeira página do Google.
O Linkedin é a rede social ideal para o advogado que quer falar com empresários. Por meio de atualizações constantes no Linkedin é possível conquistar um resultado totalmente orgânico, mas é preciso publicar um conteúdo que faça diferença para outras pessoas, preferencialmente a partir de um foco de mercado.
Quando você compartilha muito conteúdo interessante e as pessoas engajam – curtindo e compartilhando seu conteúdo – o Linkedin aumenta sua relevância na plataforma e com isso você atinge mais pessoas.
Também é importante estar sempre se conectando com novas pessoas que tenham relação com a sua área de atuação. Fazendo isso, em cerca de seis meses com uma frequência na plataforma, você já conseguirá ver os primeiros resultados orgânicos (pessoas te adicionando, engajamento e o aumento na sua credibilidade), tudo isso sem investimento financeiro, apenas tempo.
Veja o conteúdo completo sobre Linkedin para advogados empresariais.
FACEBOOK E INSTAGRAM
São as redes sociais mais voláteis e que menos entregam o conteúdo de maneira orgânica. Ou seja, mesmo que você publique muita coisa boa, se você não impulsionar é muito difícil acertar seu público-alvo.
São as mais difíceis de prender atenção para algo técnico como, por exemplo, um conteúdo de direito tributário. Poucas pessoas entram lá buscando informações técnicas. São redes de relacionamento.
Na 3MIND fazemos muita ação de prospecção usando essas redes sociais, quando direcionado para pessoas com problemas pontuais de grande abrangência, como por exemplo, direito previdenciário e família. Essas pessoas usam a rede social para buscar notícias e como forma de entretenimento, mas com um conteúdo assertivo conseguimos começar um relacionamento tirando dúvidas bem pontuais sobre cálculo de aposentadoria, verbas rescisórias, tipos de divórcio, entre outros.
Veja também conteúdo completo sobre Facebook para advogados.
YOUTUBE
Traz bons resultados orgânicos, sem investimento, mas a frequência é muito importante para que o algoritmo da plataforma comece a indicar o seu conteúdo para os usuários. Quanto mais você publica sobre o mesmo tema, mais o algoritmo indica o seu conteúdo para pessoas que buscam esse determinado tema.
Isso acontece com o canal de YouTube da 3MIND, que já tem mais de 100 vídeos. Aqui temos uma equipe de design e edição, mas se não tiver não tem problema, pública do jeito que puder, mas tenha frequência e disciplina, e a partir da rotina começará a ver os primeiros resultados. Em menos de seis meses você já pode começar a ver a diferença se publicar ao menos 1 vídeo por semana.
Então, para responder a pergunta inicial: qual é o canal digital de retorno mais rápido para o marketing jurídico? Minha sugestão é o Linkedin a médio prazo e o Youtube, por serem os mais fáceis para uma estratégia orgânica, ou seja, possibilitando que você se conecte com o seu público-alvo de forma mais assertiva (via Linkedin) e oferecendo conteúdo de valor que reforce a sua autoridade na matéria.
Veja conteúdo completo sobre a melhor estratégia de marketing jurídico com vídeo ou texto.
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