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O maior erro de advogados iniciantes no marketing jurídico

Guilherme Barbosa

Dicas práticas para usar o marketing jurídico a seu favor e garantir autoridade em uma determinada área do direito.

Ao sair da faculdade e entrar no mercado de trabalho, ou na hora de iniciar um plano de negócio que inclua estratégias de marketing jurídico, mesmo com um escritório de advocacia já estabelecido, é importante se concentrar em duas coisas: mudança de hábito e atitude no cenário digital.

Por que essa mudança de hábito é fundamental para o sucesso do seu escritório? Porque é preciso entender como funciona o processo do marketing jurídico e investir seu tempo nele, mesmo que de maneira gradual, para que ele seja parte da sua rotina. 

Se tornar público é essencial para ganhar autoridade em determinado tema, e para isso é necessário escolher uma área de foco principal, bem como ter paciência, disciplina e comprometimento com o processo. A pior coisa no mercado atual é ser generalista, uma vez que informações especializadas passam mais segurança e geram mais interesse e engajamento com o conteúdo.

Muitos advogados afirmam não ter tempo para investir no marketing jurídico, por isso como especialistas no tema, trazemos três dicas práticas para inserir estratégias simples de marketing digital no dia a dia do seu escritório de advocacia, baseadas no vídeo Erro dos Advogados iniciantes, publicado no nosso canal do YouTube.

Rede Social Particular ou Fanpage do Escritório?

Para começar a mostrar os seus serviços on-line você pode aproveitar sua rede social pessoal ou criar uma Fanpage para o seu escritório de advocacia, não existe uma regra do que é certo e do que é errado. 

Nossa dica, como especialistas em marketing jurídico, é que se você usar a rede pessoal, deve ter bom-senso e tomar cuidado com conteúdos polêmicos. Evite posts ou comentários que demonstrem sua preferência política, por exemplo. É preciso manter um equilíbrio entre os conteúdos pessoais e profissionais. 

Uma boa opção para atualizar o conteúdo das redes sociais, sejam pessoais ou do escritório é acompanhar as notícias jurídicas e simplificá-las, trazendo essa informação para o senso comum. Essa prática é muito bem-vista pela OAB e pelos usuários e pode aumentar sua autoridade nos assuntos comentados. Mas lembre-se, sempre comente os temas de forma neutra!

Generalista ou Especialista?

Entendemos que ao abrir um novo escritório de advocacia é preciso aceitar todas as áreas, para garantir o fluxo de caixa da empresa. Mas, recomendamos ter uma visão de longo prazo como parte do plano de negócio e escolher uma área do direito na qual você gostaria de ser reconhecido. 

Depois de feita essa escolha, comece a plantar sementes nessa área, seja na sua rede social, no seu site e até em conversas com amigos e futuros clientes. Separe 20% do seu tempo de trabalho para estudar e produzir conteúdos sobre esse tema, sempre pensando no futuro, sem esperar resultados imediatos. Tome isso como parte do seu dia a dia e como um investimento de longo prazo no seu escritório de advocacia.

Foque no hábito antes do resultado!

Por fim, antes de cobrar do outro, cobre de si mesmo e vença seus próprios objetivos. Estipule uma meta de produção de 50 ou 100 conteúdos relevantes ao seu escritório de advocacia e não olhe para os comentários ou resultados, mas sim para a sua capacidade de produzi-los.

A disciplina é fundamental para construir uma base sólida para o seu escritório de advocacia e ser reconhecido em uma área específica do direito, garantindo sucesso na sua estratégia de marketing jurídico

É preciso de no mínimo um ano com site e redes sociais atualizados com frequência e conteúdo de qualidade para começar a ver os primeiros resultados. Tenha isso em mente e não desanime!

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

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