O papel do marketing jurídico nos grandes escritórios de advocacia

Guilherme Barbosa

O marketing jurídico é diferente para pequenos e grandes escritórios de advocacia. Isso porque o marketing jurídico não é um motor de captação de clientes para os grandes escritórios, mas para os pequenos, sim. O escritório grande tem a vantagem de ter uma rede de parceiros maior, por meio do próprio corporativismo que existe no universo jurídico, já o pequeno está começando e precisa de uma vitrine na internet para captar novos clientes e começar a fechar contratos.

O marketing jurídico é parte da tração para o grande escritório, mas não é o motor principal. Com isso o marketing jurídico corrige a comunicação dos grandes escritórios de advocacia, mantendo uma linha de raciocínio coerente on-line e offline, e representa no máximo 20% da parte da engrenagem desses negócios já estabelecidos no mercado jurídico.

Com isso as ações de marketing jurídico para os grandes escritórios de advocacia buscam uma consolidação da marca. Mostrando que o escritório e os advogados que trabalham lá estão ligados nas notícias e causas sociais, mantendo um posicionamento e autoridade on-line. Isso mostra para o público-alvo que o escritório está atualizado e em linha com o mercado atual, que está cada dia mais digital.

Se um escritório grande não tem um site bacana e redes sociais atualizadas, o cliente poderá criar a percepção de que ele não está atualizado e, por mais que seja bem recomendado, poderá questionar sua capacidade de organização e até mesmo de conhecimento em relação às mudanças no sistema judiciário.

Ou seja, as ações de marketing jurídico não são tão representativas para os grandes escritórios de advocacia, mas contribuem sim, para uma autoridade digital cada vez mais necessária no mercado.

Já nos pequenos escritórios de advocacia o marketing jurídico, no primeiro momento, é o motor que ajuda a construir uma rede de relacionamento, que passa então, a ser o principal motor do negócio a longo prazo.

Mas como os grandes escritórios de advocacia captam clientes?

Estatisticamente, os grandes escritórios de advocacia contam com três pilares principais para captação de clientes. São eles:

  • Corpo jurídico das empresas: que contratam escritórios de peso e que transmitem autoridade para tratar de seus passivos.
  • Rede de parceiros: que acaba dependendo um pouco das áreas que cada escritório atua, mas gera negócios para outros especialistas. Como por exemplo um escritório empresarial generalista que recebe uma demanda muito específica de Direito Previdenciário, por exemplo, e indica para um membro de sua rede de escritórios parceiros por meio de uma taxa de indicação.
  • Time interno: os próprios sócios que constroem uma rede de relacionamentos, participam de congressos e eventos, e revertem networking em negócios.

Com isso é possível entender que a comunicação ou marketing jurídico fazem a manutenção da autoridade alcançada, inicialmente por um trabalho offline realizada previamente por grandes escritórios. E no caso dos pequenos escritórios essa equação se inverte, você começa com a conquista de uma autoridade on-line, para depois partir para uma manutenção offline, por meio de eventos, congressos, networking, entre outros.

Em números, as contratações on-line representam apenas 2% dos contratos de um grande escritório de advocacia, mas esse número pode e deve ser bem maior para os pequenos escritórios. Caso tenha ficado com alguma dúvida, envie o seu comentário que estamos à disposição para trocar muitas ideias sobre esse e outros temas referentes ao marketing jurídico.

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

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