Como usar o marketing digital para atrair clientes no âmbito jurídico?

Para conseguir mais clientes no âmbito jurídico, utilizar as estratégias do marketing digital pode ser uma excelente escolha. O marketing digital é um conjunto de estratégias utilizadas para promover uma marca no ambiente online.

Quando se trata de estratégias para atrair mais clientes no âmbito jurídico, fica a dúvida de como utilizar o marketing digital sem promover publicidade dos seus serviços. Apesar disso, se utilizar a internet de maneira correta, é possível aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes.

O principal objetivo do marketing digital é atrair e reter clientes através de canais de comunicação online, funcionando como uma gestão de marketing e vendas eficiente para melhorar a comunicação com o público-alvo e o ganho de lucros.

Dessa forma, o marketing digital jurídico é o direcionamento dessas estratégias para o âmbito jurídico, o que permite que advogados e escritórios de advocacia divulguem o seu trabalho através da internet.

Entre as vantagens de utilizar o marketing digital jurídico, podemos destacar:

  • Fazer networking;
  • Maior autoridade na internet;
  • Gerar conexão com o seu público-alvo;
  • Aumentar a visibilidade do seu trabalho.

Para te ajudar nessa jornada, confira a seguir as 4 dicas que separamos de como utilizar o marketing digital para atrair e fidelizar mais clientes no âmbito jurídico, como uma gestão estratégica de marketing e vendas para melhorar a comunicação com o público.

4 dicas de marketing digital para o setor jurídico

Hoje em dia, o marketing digital é a melhor maneira para atrair e fidelizar clientes no cenário digital para empresas de qualquer segmento, até mesmo para o segmento jurídico. Podendo o advogado realizar um curso gestão de marketing e vendas

Diante disso, confira a seguir 4 dicas de como utilizar essa estratégia na área jurídica.

1. Defina a sua persona

O direito atua em várias vertentes, como empresarial, trabalho, família, tributário, consumidor, entre diversas outras áreas. Assim, os conceitos, leis e interpretações devem ser diferentes para cada público-alvo desses diferentes segmentos.

Por isso, é fundamental definir qual é a sua persona, que é a representação do seu cliente ideal, baseada na sua área de atuação e no perfil dos seus clientes. Levante o máximo de informações possíveis, como dores, profissão, preferências e anseios.

2. Escolha um canal de comunicação

No mundo digital é possível encontrar uma variedade de canais de comunicação, como redes sociais, blogs, e-mail, etc. Para definir a melhor estratégia, realize uma gestão de marketing e branding e identifique as necessidades do seu negócio.

Além disso, é preciso entender que cada canal de comunicação digital exige uma estratégia diferente. É possível utilizar mais de um canal, mas é preciso ter cuidado para não sobrecarregar ou prejudicar a qualidade dos seus conteúdos.

3. Estabeleça os seus objetivos no âmbito jurídico

Antes de começar a utilizar as estratégias de marketing digital, é preciso estabelecer os objetivos que pretende alcançar utilizando essa estratégia, como melhorar a sua gestão comercial ead, por exemplo.  

Estabelecer objetivos irá te ajudar a realizar a avaliação dos seus resultados e a definir os próximos passos. Entretanto, evite estabelecer metas impossíveis, pois além de te atrapalhar a mensurar os resultados, também irá te desanimar a continuar.

4. Produza conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo de qualidade é a principal estratégia do marketing digital para atrair novos clientes, no setor jurídico, esses conteúdos irão facilitar o acesso das pessoas a temas jurídicos de forma prática e gratuita.

O formato desse conteúdo irá depender do canal em que ele será postado. Para o Instagram, por exemplo, é possível produzir posts, reels, vídeos e stories. Já quem escolhe o blog, precisa produzir artigos de qualidade.

Restrições do código de ética da OAB no âmbito jurídico

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) autorizou o uso do marketing digital desde 2021, contudo, é preciso que os advogados respeitem algumas restrições, como:

  • Não utilize comunicação direta como “Ligue agora!”;
  • Não deve ser publicado conteúdos com precificação;
  • Não utilizar ações de captação, mercantilização ou relacionadas a sobriedade.

Antes de utilizar as estratégias de marketing digital, leia com cuidado e atenção o Código de Ética e Disciplina e conheça os cuidados que devem ser tomados antes de realizar cada ação, como as vedações e recomendações determinadas.

Portanto, antes de utilizar as estratégias de marketing digital no âmbito jurídico, estude sobre essa prática e entenda como utilizar para atrair e fidelizar clientes respeitando as regras estabelecidas pela OAB.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Editor 3MIND Jurídico

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