Marketing Digital: Entenda o que é ROI e como calcular de um escritório de advocacia

Todos os segmentos do mercado necessitam do investimento em marketing digital para o aumento da visibilidade e credibilidade para a empresa. Dentre os negócios que necessitam desse investimento, podemos citar a área da advocacia e do direito. 

Várias estratégias de marketing podem ser aplicadas dentro de um negócio, desde a criação de conteúdo para sites e redes sociais, até ações de atração do público-alvo específico para sua empresa. 

Mas, para funcionar de forma correta, as estratégias de marketing digital devem ser elaboradas a partir de métricas, que são elementos que ajudam no processo de verificação se uma meta está sendo atingida ou não.

Uma das métricas que existem no mercado de marketing digital é o ROI, conhecido também como retorno sobre o investimento.

Por meio dessa métrica é possível identificar o que precisa de melhoria dentro da sua empresa, assim como mudanças que podem ser realizadas. 

Qualquer investimento feito dentro de uma empresa é realizado com o objetivo de trazer resultados positivos. Quando falamos sobre marketing digital, isso também é uma verdade. 

Por isso, é importante analisar quais são os investimentos necessários nesse setor para atingir as metas e objetivos que sua empresa tem na área do marketing. 

É sobre isso que falaremos neste artigo. Confira os detalhes, prosseguindo a leitura.

Investimento em marketing digital 

O primeiro ponto a ser destacado, é a importância de se investir em marketing digital. As empresas que estão fora do ambiente digital não ganham a visibilidade necessária e isso afeta em sua lucratividade, assim como no aumento do número de vendas. 

De forma resumida, podemos afirmar que os motivos para esse investimento são:

  • Aumenta a visibilidade;
  • Atrai mais clientes qualificados;
  • Faz com que sua empresa seja autoridade;
  • Traz destaque diante dos concorrentes;
  • Favorece a interação e o relacionamento com o público. 

Pensando nessas vantagens, vale a pena realizar esse investimento e entender as formas de como criar metas dentro do segmento.

Como você pode calcular o ROI dentro do marketing digital?

Agora que você já sabe a importância do marketing digital e entendeu que o ROI é o retorno sobre o investimento feito na área, é importante conhecer como funciona o cálculo dessa ação. 

Essa ação é feita de forma bem direta, levando em conta os ganhos que foram obtidos pela sua empresa menos o custo necessário para a criação de uma estratégia de marketing digital. O resultado será dividido pelo valor do custo, e depois será multiplicado por 100. 

Esse cálculo pode ser feito a partir de cada planejamento de estratégia de marketing digital a ser utilizada, pois é possível acompanhar de forma gradual se é necessário continuar ou suspender um determinado investimento em uma técnica de marketing. 

Sua empresa não precisa investir em todas as técnicas e estratégias de marketing, mas sim fazer um estudo sobre as que funcionam melhor para o negócio.

Entenda como utilizar o ROI nas suas estratégias de marketing

A partir do momento que você realizou uma ação de marketing digital e desenvolveu uma métrica pelo ROI, é importante compreender como o resultado obtido pode ser aplicado em sua empresa e o que ele representa. 

O primeiro passo é entender que cada ação de marketing deve ter um ROI, ou seja, o marketing para anúncios nas redes sociais, para marketing de conteúdo ou até mesmo para o envio de e-mail marketing. 

Com essa separação, você consegue ver de onde o retorno é maior. Ou seja, onde vale a pena investir e qual é o sucesso de uma determinada ação. 

Dessa forma, você pode direcionar mais verba e investimento nos próximos meses dentro de uma estratégia.

Outro ponto importante é identificar onde sua empresa pode melhorar, ou seja, quais são os setores e estratégias que podem ser aperfeiçoadas para evitar perdas financeiras. Às vezes, é necessário focar mais em qualidade e melhorar os processos internos. 

Por fim, ao longo do processo algumas estratégias de marketing podem ser abandonadas pela falta de resultados e outras podem ser incorporadas para seguir o ritmo do mercado. Nesse processo, o que importa é que haja planejamento e um direcionamento de ações.

Conclusão

Como visto neste artigo, o cálculo ROI é fundamental para a empresa saber se suas estratégias de marketing digital estão trazendo os resultados esperados dentro das estratégias criadas.

Para que ocorra desenvolvimento, é necessário compreender a importância desse processo e saber como realizá-lo dentro das limitações que todo negócio possui.

É necessário, portanto, se manter atualizado nas novas tecnologias que surgem em meio ao marketing, buscando sempre o melhor caminho a ser seguido.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Editor 3MIND Jurídico

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