Marketing de Conteúdo para Advogados: por que utilizar essa estratégia

O marketing de conteúdo já é uma estratégia consolidada no universo digital para o público consumidor em geral. Entretanto, o marketing de conteúdo voltado para o jurídico tem se destacado e mostrado ótimos resultados.

Em suma, o marketing jurídico nada mais é do que uma estratégia de vendas e estratégia de marca, produzido em companhias.

Entretanto, esse marketing jurídico é voltado justamente para essa área de atuação, com enfoque em promover a marca de determinados advogados ou até mesmo o seu escritório, com objetivo de fidelizar clientes e possíveis parcerias, utilizando de estratégias também convencionais, como por exemplo, um sistemas de crm gratuitos.

O que é Marketing de Conteúdo?

O primeiro passo para entender o sucesso dessa estratégia no universo jurídico, é, na verdade, entender o que é, quais são suas características, quais os objetivos que ele pretende alcançar e como é possível colocá-la em prática.

De início, é preciso saber que o marketing de conteúdo nada mais é do que a produção de um conteúdo, seja ele um texto, vídeo, foto, ou qualquer outra coisa, que tenha como intenção sanar as dúvidas ou questionamentos de um possível cliente.

Esse método faz parte de um processo chamado de pipeline de vendas, conhecido como funil de venda.

Isso porque, o conteúdo produzido é uma primeira etapa, que tem como objetivo atrair o cliente ou fazer com que ele tenha conhecimento de que a sua marca pode oferecer a solução procurada por ele.

Um exemplo simples de como o marketing de conteúdo funciona é pensar que um possível consumidor, que possui suas informações e perfil traçados por um crm online free é um ciclista e busca por informações na internet sobre os melhores pneus para a sua bicicleta.

Ao navegar em busca de sua questão, esse usuário chega até o seu conteúdo, que além de informá-lo sobre os melhores pneus de bicicleta, também dá dicas de como trocá-los, as melhores lojas e dessa forma, oferece produtos e serviços ao cliente, que consome as informações.

Portanto, é basicamente dessa forma que funciona o marketing de conteúdo, através da promoção de conteúdos essenciais, que consegue levar o seu possível cliente a realizar ações, ou até mesmo a compartilhar dados e informações a um crm gratis.

3 estratégias para usar o marketing de conteúdo na advocacia

Entre as vantagens de utilizar o marketing de conteúdo no setor jurídico, podemos destacar:

  • Gerar tráfego orgânico;
  • Educar o público-alvo;
  • Criar autoridade;
  • Gerar mais leads;
  • Fidelizar clientes.

Confira a seguir algumas das possíveis estratégias e ferramentas que podem ser usadas a partir do marketing de conteúdo e até mesmo a junção deste com um sistema crm de vendas.

1. Código de ética da OAB

A primeira ferramenta essencial nessa estratégia é justamente o respeito ao código de ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), questão fundamental quando o assunto for relacionado ao universo jurídico. 

Portanto, em sua produção de conteúdo é possível utilizar os conteúdos específicos do código de ética do órgão, que possuem passagens específicas sobre o trabalho na área jurídica. 

Vale lembrar que apesar de permitido, o marketing jurídico precisa se atentar às regras e pré determinações estabelecidas pela OAB para que esse trabalho possa ser realizado da forma correta.

2. Criar um site para o seu escritório

Essa ferramenta pode ser considerada como uma das principais e até mesmo a mais utilizada quando se trata de marketing de conteúdo jurídico. 

Isso porque, uma forma fácil de realizar essa estratégia é justamente a produção de textos e artigos para a internet, que podem ser facilmente hospedados em um site voltado ao escritório, que se proponha a tirar as dúvidas mais frequentes de seus clientes, como também fornecer curiosidades. 

Além de se preocupar com um bom conteúdo, quando a companhia escolhe realizar conteúdo para um site, também é importante se atentar com ferramentas de otimização para que seu assunto possa ser facilmente encontrado em buscas orgânicas.

Uma ferramenta essencial na otimização de um texto é justamente a técnica SEO. Além disso, busque construir um site de fácil navegação.

3. Usar as redes sociais

Por último, mas não menos importante, as redes sociais são um ótimo lugar para a produção de conteúdos mais rápidos e diversificados.

Além disso, é importante lembrar que a maioria das pessoas estão nessas redes, desse modo, provavelmente, o seu público-alvo também estará por lá.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Editor 3MIND Jurídico

Editor 3MIND Jurídico

Redação 3MIND Jurídico - Nossos conteúdos são produzidos por uma equipe de redatores especialistas nas mais diversas matérias do Direito (Advogados), marketing jurídico, produção de conteúdo e SEO.

Next Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Recentes