Google Ads para advogados: como ficar em 1° lugar e atrair mais clientes?

Muitos advogados sonham em aparecer na primeira página do Google. E para isso existem duas opções: de maneira orgânica, quando o próprio Google te coloca lá, por meio de técnicas de produção de conteúdo para o site do escritório de advocacia. E por meio do Google Ads para advogados, que pode ser uma boa opção para advogados que estão começando suas estratégias de marketing jurídico e não podem perder muito tempo nesse processo.

Índice

  1. Google Ads para advogados e a intenção de compra
  2. Mas o que isso impacta no uso do Google Ads?
  3. Google ads para advogados: estratégias para 2022
  4. Google ads para advogados e o Código de ética da OAB
  5. O que é o Google Ads?
    1. Para que serve?
    2. Quem pode usar?
    3. Como funciona?
    4. Quanto custa?
    5. O que é uma campanha?
  6. Tudo sobre anúncios
  7. Tipos de campanhas de Google Ads para advogados
  8. Estrutura de anúncios
  9. Dicas para produção de anúncios
  10. O que não pode ter nos anúncios
  11. Como criar uma campanha de Google Ads para advogados
  12. Cobrança e pagamento
  13. Outras ferramentas
  14. Anunciar no Google dá buns resultados?
  15. Fui convencido a anunciar no Google. Como fazer isso?
  16. Planejamento
  17. Estrutura da Campanha
  18. Monitoramento
  19. Como mensurar resultados
  20. Metodologia 3MIND para Google Ads

Google Ads para advogados e a intenção de compra

O primeiro ponto que, como especialistas de marketing jurídico, sempre gostamos de reforçar é que 90% dos usuários não estão prontos para fechar negócio. Mas o que isso quer dizer? Essa informação é relevante porque esquecemos que nossas pesquisas nem sempre indicam que procuramos um advogado.

Uma pessoa que procura a palavra advogado criminal no Google, provavelmente está em um momento de contratação, uma vez que essa palavra mostra um certo nível de urgência. Agora, isso represente no máximo 10% das pesquisas realizadas, com isso 90% estão procurando informação, e é aí que está uma das grandes fontes de receita do marketing jurídico.

A JusBrasil, por exemplo, não entrega necessariamente um advogado, mas sim uma informação relevante para quem está procurando resolver um determinado problema jurídico, e a partir daí atende 90% do mercado. Com isso ela cria uma conexão com o usuário e espera para que ele esteja pronto para se tornar cliente no futuro.

Mas o que isso impacta no uso do Google Ads para advogados?

Todos os usuários que fazem buscas deixam rastros, e esses rastros dizem muito sobre estarem próximos ou distante do processo de contratação ou se tem ou não o perfil do seu escritório de advocacia.

Isso é fundamental para entender como aparecer no Google, porque a concorrência é muito grande e as pessoas geralmente não saem da primeira página, que por sua vez, mostra apenas 10 opções de sites.

Com isso a disputa pelo SEO é cada vez mais complexa. Mesmo se você tiver muito conteúdo relevante, ainda assim vai ser muito difícil alcançar esse objetivo de maneira orgânica. Temos exemplos positivos e clientes que já conseguiram isso, mas sabemos que dá muito trabalho e pode levar muito tempo. Isso é uma tendência mundial e deve ficar cada vez mais difícil, porque o conteúdo já é visto como uma forma de publicidade.

Por isso, focar nos rastros é a grande sacada! Com isso você vai poder entregar a informação a partir dos rastros que o cliente deixou. Para isso mapeie as principais dúvidas dos clientes que você quer converter.

Um escritório de advocacia empresarial, por exemplo, especializado em Recuperação Judicial. Quais são as dúvidas mais comuns a partir desse problema? Faça uma relação de todas as dores que esse cliente pode ter ou já teve. Nesse mapeamento você vai entender quais as palavras chaves que você pode comprar relacionadas a esse problema. Sim, você pode comprar palavras chaves específicas que vão te levar para a primeira página do Google de forma mais rápida e assertiva!

Essa informação que você identificou vai gerar uma analogia com outras dores, gerando outros conteúdos relacionados. Nesse momento o usuário que acessar seu site vai entender que você é uma autoridade no assunto e que consumir o seu conteúdo é relevante. É nesse ponto que você deve iniciar uma ação e pedir o e-mail ou contato deste usuário, incluí-lo em um mailing ou newsletter, tudo com base na sua estratégia de marketing jurídico ou atuando de forma comercial mais “agressiva”, estabelecendo contato direto.

A partir do consumo de informação e com outros conteúdos relacionados com aquele problema, crie um fluxo de conteúdos relacionados para comprovar sua autoridade e iniciar um relacionamento. Lembre-se de que este é o tradicional processo de Inbound Marketing, e dependerá da sua decisão seguir por este caminho ou adotar outra metodologia também aplicada pela 3MIND.

O ponto chave nessa relação é que quando você pega esse e-mail você precisa alimentar esse provável cliente, e falar daquilo que ele demonstrou interesse. Uma vez por semana ou a cada duas semanas, crie uma rotina de enviar conteúdos relevantes de acordo com a procura. Lembre-se que ele não quer contratar o seu escritório de advocacia agora, ele quer uma informação e com isso você vai aguardar o momento certo para iniciar uma negociação.

Veja abaixo algumas dicas infalíveis para começar uma estratégia de Google Ads para Advogados.

Google Ads para advogados: estratégias para 2022

A ferramenta de Google Ads nada mais é que uma compra de palavra-chave, como por exemplo: advogado empresarial em São Paulo. Com isso é considerada uma ferramenta de marketing jurídico de curto prazo.

Isso porque nós, como profissionais de marketing, entendemos que quando um usuário procura Advogado Empresarial, ele é um cliente de fundo de funil, ou seja, precisa do serviço com urgência e está pronto para contratar um advogado. Por isso esse tipo de procura tende a ter um resultado mais rápido na captação de clientes online.

Também existe o usuário que busca uma solução jurídica, como por exemplo, Como evitar a falência, ainda na área de direito empresarial. Esse é um momento diferente de compra, o volume de pesquisa é muito maior, mas a conversão é menor, pois esse usuário nem sempre está buscando um advogado.

Como entender essa pesquisa e ter resultado no Google Ads para advogados?

Com a nossa experiência em marketing jurídico percebemos três indicadores que trazem mais resultado para os advogados. São elas:

  1. Causas de alto nível emocional e tiram o sono do usuário: como por exemplo causas de família (divórcio), ou rescisão de contrato de trabalho que vai afetar a subsistência da família.
  2. Área de atuação: quanto maior o volume de busca maior a conversão.
  3. Confiabilidade: como o seu branding faz com que você se destaque em comparação com seus concorrentes.

Mas, por que alguns advogados tem resultados com o Google Ads para advogados e outros não?

Existem três indicadores que podemos analisar para responder essa pergunta, mas antes disso a primeira dica para melhorar os resultados com essa ferramenta em 2022 é ficar atento a nota que o próprio Google dá para a sua campanha!

Agora vamos aos indicadores:

  1. Experiência do usuário
  2. Responsivo para Mobile
  3. Permanência na página

Melhore esses três indicadores com dicas presentes no vídeo abaixo e as palavras-chave compradas no Google Ads para advogados terão uma performance melhor em 2022. Mas isso é permitido pelo código de ética da OAB?

Google ads para advogados e o Código de ética da OAB

Não existe uma regra nacional que permita ou proíba o anúncio no Google ou a compra de palavras-chaves por advogado, por isso os conselhos de ética da OAB das diferentes cidades brasileiras possuem entendimentos e regras diferentes com relação ao uso dessa publicidade online. Por isso antes de iniciar uma estratégia de marketing jurídico com Google Ads para advogados, consulte a OAB do seu Estado/Cidade e fique de olho nas notícias e atualizações da seccional da sua região.

Agora que você entendeu como o Google Ads para advogados pode atrair negócios para os advogados, entenda um pouco mais sobre essa ferramenta de marketing digital.

Atualização:

No dia 17 Junho de 2021, a OAB aprovou o uso de marketing por escritórios e advogados. O foco é sobre o que pode ser feito nos meios digitais.
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Os conselheiros bateram o martelo sobre dois artigos:
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1. “é permitido o #marketingjurídico, desde que exercido de forma compatível com os preceitos éticos e respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina”;
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2. Estabelece alguns conceitos. O conceito de marketing jurídico definido é: “…consistente na utilização de estratégias planejadas para alcançar objetivos do negócio no ramo da advocacia”.

O que é o Google Ads?

Certamente você já fez uma pesquisa na internet e clicou nos primeiros links que aparecem. Ou estava assistindo um vídeo no youtube e foi impactado por uma propaganda, ou ainda, entrou em algum site e viu um banner de publicidade. Sim, você já foi impactado por uma estratégia de marketing digital de alguém que usa o Google Ads.

E o termo Google Ads (antigo Google Adwords), certamente você também já ouviu falar. Mas será que você já sabe o que é, pra que serve e como funciona? Esses são questionamentos básicos para quem ainda não tem conhecimento aprofundado sobre marketing digital ou confunde com outras ferramentas e estratégias.

Com certeza quando uma empresa decide investir em marketing digital os objetivos principais são: atrair novos clientes; gerar novos negócios; conquistar autoridade de marca e ganhar maior visibilidade na web. E, atualmente, o Google é o principal foco para quem deseja alcançar esses objetivos.  

Porém, é normal que muitas empresas não entendam para que serve e como usar. As dúvidas vão desde como ele funciona até como conseguir gerar receita com a ferramenta. É importante ressaltar também que muitas empresas utilizam o Google Ads para advogados de forma errada e acabam não obtendo o resultado esperado. 

Portanto é essencial conhecer bem a ferramenta e aprender a utilizá-la da melhor maneira possível para conquistar seus objetivos.   

Por isso, para desmistificar o Google Ads para advogados preparamos um conteúdo rico em informações para você advogado que quer aprender mais sobre o tema e também aplicar nas estratégias de marketing jurídico digital do seu escritório. 

Em tópicos organizados, vamos explicar tudo que você precisa saber. São 22 dicas para você ter o conhecimento necessário para dominar o Google Ads para advogados.

Mas afinal, o que é Google Ads?

É a plataforma de anúncios do Google. Foi criada em 2000 para ajudar empresas a divulgar e alavancar seu negócio na internet. Desde sua criação lidera o mercado mundial de mídia online e sua receita vem crescendo a cada ano. É uma ferramenta fundamental para quem deseja trabalhar com links patrocinados, anúncios em display ou vídeo.

Em 2019 a receita publicitária gerada pelo Google Ads foi recorde, alcançando U$ 134 bilhões de dólares. Dado que comprova que a plataforma está muito à frente dos seus concorrentes, pois o segundo colocado é o Facebook, que teve receita de U$ 69 bilhões – praticamente metade do que o Google gerou. É legal destacar que no Brasil o Google corresponde a 97% das buscas online.

Além disso, um dos grandes diferenciais da publicidade online oferecida pelo Google é a possibilidade de segmentação do público e mensuração dos resultados. Ou seja, você terá métricas precisas e alcance ilimitado se precisar. Questões que na publicidade tradicional são mais difíceis de observar e medir.

Para que serve o Google Ads para advogados?

O Google Ads para advogados é uma poderosa ferramenta para a divulgação do seu negócio e serve para gerenciar seus anúncios e campanhas online para que sua empresa consiga conquistar novos clientes e fazer novos negócios. 

Dentro da plataforma é possível criar vários tipos e formatos de anúncios de acordo com a necessidade do seu empreendimento. Vender produtos ou oferecer serviços, tanto faz, a plataforma permite configurações que possibilitam todos os tipos de empresa de participar ativamente. Com o Google Ads para advogados você vai conseguir organizar e estruturar sua publicidade online, definindo estratégias e orçamentos. E, também, mensurar todos os resultados de uma maneira clara e objetiva.  

O Google Ads costuma trazer resultados rápidos. Para isso é preciso configurar as campanhas de maneira correta e assim extrair os melhores resultados possíveis. Dentro da própria plataforma é possível ter insights de campanhas publicitárias e também traçar estratégias a partir de dados de pesquisa e busca por palavras-chave.

Trata-se de uma ferramenta completa de publicidade online. Provavelmente quando você investir e obter bons resultados não vai mais querer parar de usar o Google Ads para advogados.

Quem pode usar

Por ser uma plataforma aberta e de livre acesso na web, o Google Ads pode ser usado por qualquer pessoa ou empresa que tenha cadastro no Google e que esteja dentro das políticas da empresa. Para isso é necessário seguir as diretrizes que a própria plataforma sugere quando você está criando uma conta. 

Então não importa o tamanho do seu escritório de advocacia ou da sua empresa. Tanto pequenas, médias ou grandes corporações podem aproveitar as funcionalidades do Google Ads para aplicar suas estratégias de marketing digital e aumentar suas vendas. 

Como funciona o Google Ads para advogados?

Um dos pontos importantes para investir no Google Ads é entender como ele funciona. Para obter a melhor experiência da ferramenta é preciso saber como utilizar cada um dos recursos disponíveis na plataforma. Compreender como funciona vai te ajudar a otimizar os resultados das suas campanhas com menos erros e mais acertos.

Por ser uma plataforma de anúncios online, o Google Ads funciona no sistema de leilão. Ou seja, os anunciantes oferecem dinheiro em troca de cliques de acordo com a oferta e demanda. Mas nem sempre a maior oferta é melhor classificada, pois o Google analisa alguns outros fatores como qualidade do anúncio, seguindo as diretrizes da ferramenta, para ranquear os resultados.

Esse ranqueamento é feito através do Ad Rank, que é calculado a partir do Índice de Qualidade do Anúncio (IQ) x Lance (Custo por Clique Máximo). Esse cálculo é que vai determinar o posicionamento real do seu anúncio e quem vai aparecer por primeiro nos resultados de busca por determinada palavra-chave.

Seus podem ser exibidos em Redes de Pesquisa, diversos sites pela Rede de Display, Youtube, Gmail, aplicativos e outros.

Quanto custa

Esse é um ponto que gera muita dúvida para quem pretende fazer campanhas no Google Ads. Quanto custa? Existe um mínimo para investir? Quanto tenho que desembolsar para conseguir resultados efetivos?

Para respondermos essas questões, diversos itens devem ser avaliados pois o custo vai depender. Mas a boa notícia é que você não vai precisar investir muito para ter sua primeira campanha online. Você pode definir um orçamento diário para gastar ou um orçamento por campanha que fizer. Então é possível começar com pouco, sentir o retorno, fazer medições e análises para investir mais. É claro que esse valor vem aumentando gradativamente ao decorrer dos anos com o aumento da concorrência, porém ainda é a mais acessível forma de publicidade na internet.

O valor que você vai gastar vai depender da quantidade de cliques que a campanha receber, do orçamento que você destinou para a campanha ou para o anúncio, e, também, quanto custa a palavra-chave que está comprando ou onde seu anúncio está sendo veiculado. Normalmente tudo isso pode ser medido pelo valor conhecido por CPC, Custo Por Clique, ou em inglês Cost Per Click. Isso tudo significa que você vai conseguir fazer campanhas de baixo custo ou alto custo, de acordo com seus objetivos e resultados.

E, ainda, se você for comparar entre outras formas de publicidade, vai perceber que o Google Ads para advogados é a mais vantajosa. Os valores de anúncio em rádio, revista, TV ou outdoor certamente são bem maiores e você não vai ter o controle exato, com métricas precisas e nem com o retorno real sobre o seu investimento em campanhas e anúncios. O Google Ads para advogados é uma mídia significativamente mais barata do que as tradicionais e até mesmo que outros sites ou portais da web.

O que é uma Campanha

Bom, agora que você já sabe alguns dos princípios básicos do Google Ads vamos avançar e alguns outros pontos tão importantes quanto os primeiros. No tópicos anteriores falamos em campanhas e anúncios mas não explicamos nem um, nem outro. Então primeiro vamos entender o que é uma Campanha! 

Uma campanha é um conjunto de grupo de anúncios que compartilha algo em comum, pode ser um orçamento, uma segmentação por local, idioma, distribuição, data ou interesse e, também, por outras configurações

Basicamente falando, uma campanha serve para organizar categorias de produtos e serviços que você deseja divulgar ou vender em determinados períodos, localidades e muito mais. 

No seu Google Ads é possível criar diversas campanhas. Dentro dessas campanhas você pode criar um ou mais grupos de anúncios. Esse grupos de anúncios podem ser compostos por inúmeras palavras-chave, anúncios e lances. 

Toda essa estrutura permite que você consiga organizar da melhor maneira possível suas estratégias de marketing digital dentro do Google Ads. Com a segmentação em campanhas e grupos de anúncios você consegue ter uma visão mais ampla e organizada dos seus investimentos na plataforma. E, também, sua análise e métricas sobre o retorno sobre o investimento. 

Tudo sobre Anúncios no Google Ads para advogados

Como explicamos anteriormente, há uma diferença entre campanhas e anúncios. Você pode criar diversos tipos de anúncios dentro de uma campanha. Esses anúncios podem ser de formatos diferentes como textos, fotos e vídeos. 

É ideal criar vários anúncios dentro de uma campanha para que você possa ter uma visão bem clara do que está funcionando bem e do que não está dando resultado. E assim, investir mais no que vai bem e otimizar seus próprios resultados. 

Para conquistar os melhores resultados possíveis para suas campanhas digitais dentro do Google Ads você precisa entender quais são os tipos de campanhas existentes para descobrir qual é a mais adequada a um determinado tipo de produto ou serviço. 

Tipos de Campanhas de Google Ads

O próprio Google Ads diz que existem 6 tipos de campanhas, entenda cada uma delas:

  1. Rede de Pesquisa
  2. Rede de Display
  3. Google Shopping
  4. Vídeo
  5. Smart
  6. Discovery

1 – Rede de Pesquisa

É o formato mais comum e popular do Google Ads. São os anúncios exibidos nos resultados de pesquisa de determinadas palavras-chave. Eles ficam posicionados nas quatro primeiras posições da página e nas três últimas posições da página de pesquisa, trazem uma pequena legenda na frente “Anúncio”, indicando que é um link patrocinado. 

Normalmente são anúncios que alcançam pessoas que estão buscando produtos, serviços, ou resolver uma dúvida ou na busca por uma solução específica. Um fator relevante é que a empresa só paga somente se a pessoa clicar no anúncio. Bem planejada, a rede de pesquisa pode trazer ótimos resultados para os anunciantes.

2 – Rede de Display

Os anúncios da rede de display são mostrados em sites e portais parceiros do Google. Alguns do próprio Google como: Youtube, Gmail e Blogger. É uma rede muito grande que atinge cerca de 90% dos usuários de internet no mundo todo. Estima-se que sejam mais de 2 milhões de sites participantes. Ótima opção para quem deseja veicular anúncios em sites segmentados ou portais de notícias, por exemplo. 

Um ponto forte do anúncio gráfico é que ele permite opções especiais para fazer o cliente perceber sua marca. Utilizando banners você pode criar imagens específicas, elementos interativos ou animações. Se preferir texto vai poder criar caixas de texto com descrição e site da empresa. Também é possível criar formatos exclusivos para publicidade no Gmail.

3 – Google Shopping

É a solução mais recente para quem tem loja virtual ou e-commerce. Principalmente para as lojas que tem uma boa variedade de produtos. E até para lojas físicas que desejam alcançar um público maior na internet.

Oferece aos usuários uma ótima experiência pela facilidade de acesso e informações como preço e onde encontrar o produto de acordo com as preferências do consumidor. Funciona como um balcão virtual para seus produtos, um verdadeiro shopping.

O Google Shopping entrega para o consumidor exatamente o que ele está buscando, isso aumenta significativamente as taxas de conversão e venda.  

4 – Vídeo

Sabemos que o vídeo é, atualmente, o formato que traz mais engajamento na internet. Diariamente, no mundo todo, pessoas de todas as faixas etárias assistem vídeos e consideram uma forma de prática e simples de consumir conteúdo que lhes agrada buscando entretenimento ou informação de qualidade.

Então nada melhor do que anunciar onde seu público está, não é!? Optando por criar um anúncio em vídeo você vai pode veicular ele principalmente no Youtube, que é o maior site de vídeos do mundo e também é considerado o segundo maior em pesquisas – atrás somente do próprio Google, e também em outros sites parceiros. 

Nesse tipo de anúncio você pode pagar por visualização ou por clique. O ideal é que você consiga chamar a atenção do seu potencial cliente nos primeiros 5 segundos do vídeo. 

5 – Smart

A campanha Smart é direcionada para display. Também conhecida como campanha inteligente, foi criada não faz muito tempo com o objetivo de otimizar e simplificar a experiência dos anunciantes. Tem a meta de alcançar uma melhor performance de conversão, utilizando técnicas de machine learning do Google combinadas com automatização de leilões, público-alvo e criativo de anúncios.

Esse tipo de campanha é perfeita para quem deseja reduzir o tempo de configuração dos anúncios e automatizar os processos. Pague somente quando as pessoas clicarem no seu anúncio, crie uma campanha com alto desempenho em apenas alguns minutos, atraia novos clientes para seu site ou maps com mais inteligência e menos esforço.

6 – Discovery

As campanhas Discovery são direcionadas para os feeds do Google como Youtube, página inicial e assistir a seguir, Gmail, promoções e social, além do Discover, que é aquela página de notícias do Google no celular. Esse tipo de campanha tem um alcance muito amplo, são cerca de 3 bilhões de pessoas. 

A intenção desse tipo de campanha é gerar mais engajamento com anúncios mais atraentes, relevantes e criativos. Os mecanismos do Google Ads te ajudam a encontrar seu público-alvo através da compreensão de intenção de busca do cliente. É um ótimo tipo de campanha para quem quer alcançar objetivos como gerar conversões de venda em alta escala, conquistar novos clientes e se reconectar com clientes valiosos.

Estrutura dos Anúncios 

Agora que já conhecemos todos os tipos de anúncios é importante olharmos como vamos construí-los. Para isso é necessário entender a estrutura e o que você vai precisar para criar um bom anúncio.

Podemos dividir os anúncios padrões do Google Ads em quatro partes distintas e complementares. Antes de veicular qualquer anúncio é legal você verificar bem todo os pontos para tenha uma experiência melhor e resultados que correspondam a suas expectativas.

1 – URL Final – Caminho final, é para onde o usuário vai ser direcionado após o clique. O endereço final não precisa aparecer no anúncio, mas fica a critério da empresa colocar ou não.

2 – Título – Linha principal do anúncio, descreva bem seu produto ou a oferta que deseja colocar. Tem espaço para 60 caracteres que serão divididos em 2 linhas de 30 caracteres cada, separadas por um hífen.

3 – Caminho – Link mais curto, ou até fictício, que inclui automaticamente o endereço cadastrado na URL final. Você também pode incluir 2 subcategorias com 15 caracteres cada.

4 – Descrição – Usadas para descrever melhor do que se trata seu anúncio, são as linhas que vem logo abaixo do título e tem tamanho máximo de 80 caracteres. 

Dicas para a Produção de Anúncios

Um conceito básico que devemos utilizar na produção de um bom anúncio é: entregue ao seu cliente o que ele busca. Faça ele pensar que aquele anúncio foi feito pra ele. Quanto mais assertivo você for, melhores serão os resultados dos seus anúncios.

O título deve conter a palavra-chave principal que você está trabalhando. Assim você não terá erro e irá impactar as pessoas que estão buscando aquilo que você está divulgando.

Outro fator legal que você pode usar no seu anúncio do Google Ads é criar segmentações. Por exemplo, se você colocar no seu anúncio “Exclusivo para Advogados” você estará qualificando seus contatos e eliminando clique indesejados e, assim, gastando menos com cliques desqualificados.

Escreva as letras iniciais do título com letras maiúsculas para chamar mais atenção ao seu anúncio. E use todos os caracteres disponíveis para cada espaço de conteúdo, aproveite ao máximo o espaço disponibilizado. Veja mais algumas dicas segmentadas:

Título

No título sempre procure ser bem claro pois é a parte que mais chama a atenção do cliente. O título deve refletir o que o usuário está buscando. Seja direto e use as suas principais palavras-chave.

Descrição

Apesar da descrição ter um espaço um pouco maior, 80 caracteres, ainda é muito pouco para descrever algo mais elaborado. Porém, prefira utilizar técnicas de copywriting ou gatilhos mentais. Sempre lembrando que precisa ser uma mensagem clara, direta e persuasiva. Se possível insira argumentos que possam definir a escolha do cliente.

URL de Visualização

É legal utilizar a própria URL do domínio da empresa nesse item. Ele fica com uma cor diferente e chamativa, e isso pode ser um diferencial na hora de conquistar um clique. 

URL de Destino

Esse é o destino final, é para onde as pessoas que clicaram no seu anúncio vão. Se tiver qualquer tipo de problema nessa URL, pode acabar estragando todo o planejamento do seu anúncio. Prepare, otimize e escolha essa URL com cuidado. 

Envie o cliente para uma página que tenha total significado com a busca dele. Caso ele caia em alguma página diferente daquilo que ele procura, os resultados não serão bons. Uma boa dica é criar uma landing page que entregue valor e que consiga converter melhor o usuário. 

Extensões de Anúncios

Para complementar o conteúdo dos anúncios é possível criar extensões. Assim, você poderá colocar informações adicionais que podem ser essenciais na hora de uma conversão final. Os tipos de extensão são atualizados frequentemente pelo Google, então é importante sempre ficar ligado nos tipos de extensões que são válidas. Veja algumas delas:

  1. Aplicativos: destaque seu app Android ou IOS dentro do seu anúncio.
  2. Avaliações: coloque comentários positivos de clientes sobre o seu produto ou serviço.
  3. Snippets Estruturados: conjunto organizado de destaque, como diferentes tipos de produtos ou serviços.
  4. Chamada: inclua um telefone para contato ou também contato via whatsapp.
  5. Sitelink: inclua também outros links das páginas semelhantes ou complemntares de seu site.
  6. Frases destaque: crie chamadas curtas para reforçar os diferenciais do seu serviço ou produto.
  7. Local: inclua o endereço da sua empresa através do Google Meu Negócio ou Maps,
  8. Extensões automáticas: o Google Ads cria automaticamente com a intenção de melhorar o desempenho do seu anúncio.

O que não pode ter nos Anúncios

Como toda propaganda existe uma regulamentação, regras que precisam ser seguidas para obter um bom resultado no Google Ads e para que seu anúncio seja veiculado normalmente. Para que você não tenha problemas na criação e veiculação dos seus anúncios fique atento a esses tópicos e as diretrizes da própria ferramenta. 

  1. Superlativo: Para evitar um discurso enganoso a plataforma também não permite que você utilize superlativos como “o melhor de todos” em seus anúncios. Caso você realmente seja o melhor de todos é necessário que essa informação esteja clara em seu site e nas avaliações dos clientes.
  2. Espaçamento: As palavras devem ter espaçamento adequado e também pontuação correta. Caso exista espaços sobrando entre as letras ou excesso de pontuação, seu anúncio pode não ser veiculado.
  3. Repetição: Usar repetição para apelar em uma divulgação também não é permitido pelo Google. Por exemplo, não é permitido repetir uma palavra três vezes ou mais numa mesma linha de conteúdo. Por isso a mensagem deve ser mais direta possível, sem repetições.
  4. Falsas promessas: Se prometeu, tem que cumprir. Partindo dessa premissa o Google também avalia se você está oferecendo algo enganoso. Então evite promessas que sejam difíceis de cumprir ou que não dependam apenas do seu serviço ou produto.
  5. Linguagem Imprópria: os anúncios não devem conter linguagem agressiva ou imprópria que possa ofender os usuários de alguma maneira. Palavras ofensivas, xingamentos ou erros de grafia também podem causar problemas para a veiculação do seu anúncio.
  6. Pontuação e símbolos: O Google Ads não permite que você use pontuação para atrair a atenção do usuário. Essencialmente o título não pode conter ponto de exclamação. A ferramenta também não permite que você repita ou que se utilize de símbolos para chamar atenção. Também não é possível substituir letras ou números por outros símbolos que possam confundir o significado real do texto.
  7. Frases inaceitáveis: Frases clichês e que não descrevam o seu produto ou serviço também podem afetar seu anúncio. O Google Ads não autoriza frases aleatórias que não tenham a ver com o objetivo do seu negócio. 

Como criar uma campanha de Google Ads para advogados

Bom, agora que você já sabe bastante sobre o Google Ads chegou a hora de colocar a mão na massa e criar sua própria conta para começar a criar seus anúncios na web. O primeiro passo que você deve ter em mente é que você precisa configurar uma conta Google válida para se inscrever na plataforma.

Como criar uma conta

Primeiramente acesse o site oficial do Google Ads, https://ads.google.com, e clique no botão “Começar Agora”. Em seguida, você será direcionado para uma próxima tela que vai pedir um e-mail válido do Google. Faça o seu login e entre na plataforma. 

Agora é a vez de você adicionar informações da empresa, coloque o nome e a URL da empresa. Adicione também o tipo de conta (individual ou comercial), dados com CNPJ ou CPF, data de nascimento, endereço comercial e formas de pagamento dos anúncios.

Depois é só aceitar os termos de uso do Google Ads e clicar em Registrar. Pronto, sua conta já está criada, é só começar a usar a plataforma.

Crie uma campanha

Com uma conta criada, agora o próximo passo é criar campanhas. Na tela inicial do Google Ads você vai ver uma visão geral da sua conta. Como você acabou de criá-la certamente estará em branco, porém será nessa tela inicial de visão geral é que você encontrará um resumo de todas as suas ações na plataforma.

Na barra lateral esquerda da tela você vai ver um menu. Logo abaixo de visão geral, você vai clicar em campanhas. É nessa aba que você vai criar e gerenciar suas campanhas. Para criar uma campanha clique no botão azul (+). O próximo passo será escolher a meta, ou objetivo, que sua campanha quer alcançar. 

A ferramenta te dá a seguinte opções: Vendas, Leads, Tráfego do site, Consideração de produto e marca, Alcance e conhecimento da marca, Promoção de App ou Criar uma campanha sem meta. Pense em qual meta se encaixa melhor para você e escolha uma delas.

Na sequência você vai ter que escolher um tipo de campanha, uma daquelas que falamos um pouco acima no texto. As opções são: Rede de Pesquisa, Rede de Display, Google Shopping, Video, Smart e Discovery. Perceba qual faz mais sentido para sua empresa no momento e escolha.

Agora, você terá que escolher as configurações com segmentação e público-alvo. Escolha as datas de programação do anúncio, segmentação por local, idioma e público-alvo, orçamento e lances. Se quiser, você pode complementar com extensões de anúncio. 

Crie um Grupo de Anúncios

Após seguir os passos anteriores. Chegou a hora de criar um grupo de anúncios. Você terá a opção de criar um conjunto de anúncios padrão ou dinâmico. 

Insira seu site e as palavras-chave que pretende usar. A própria ferramenta vai te dar sugestões de palavra-chave correspondentes que você pode usar. Clique em salvar e continuar.

Crie um Anúncio

O próximo passo é a criação do próprio anúncio. Lembre-se que você pode criar vários anúncios dentro de um conjunto de anúncios ou dentro das campanhas. Relembre os tópicos anteriores que falamos sobre estrutura dos anúncios, dicas para melhor desempenho e o que não fazer nos anúncios.

Após preencher todos os campos do anúncio, você terá opção de criar um novo anúncio para esse conjunto de anúncios ou simplesmente salvar e continuar. O último passo para você ter seu anúncio online e sua campanha no ar é fazer uma revisão completa. 

Confira se está tudo configurado e de acordo com os seus objetivos. Clique em publicar e já terá sua primeira campanha de Google Ads pronta para ir para a web. Apenas aguarde a aprovação do Google, você pode confirmar o status no seu próprio painel inicial, Visão Geral. 

Como funciona a cobrança e o pagamento?

O Google Ads te dá duas opções básicas de pagamento. Através de boleto bancário ou cartão de crédito. Você pode comprar créditos e deixá-los disponíveis para gastar em suas campanhas ou ser cobrado no cartão de crédito quando atingir um limite configurado na plataforma. 

Boleto Bancário

Efetue um pagamento manual para seus custos no Google Ads. Para isso você vai ter que ter uma conta na plataforma com endereço comercial no Brasil. Selecionar o Real (BRL) como moeda e acesso de administrador aos pagamentos da conta.O valor mínimo para comprar créditos é de R$ 40.

Cartão de Crédito

Se o seu cartão de crédito for internacional ou tiver autorização do banco para este tipo de transação você poderá ser cobrado quando atingir um limite, que pode ser ajustado nas configurações de pagamento. Defina o seu cartão de crédito como forma principal de pagamento e faça pagamentos automáticos. Também é possível fazer pagamentos manuais inserindo créditos para sua conta de anúncios no Google Ads.

Outras ferramentas que podem ajudar

Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta do Google para monitoramento de tráfego de um site. Pode ser instalado em qualquer site através de um código de rastreamento. É uma ferramenta incrível para buscar entender seu público e como estão os acessos do seu site. É interessante fazer a integração do o Google Ads para conseguir informações mais completas do seu ciclo de marketing e dos resultados de suas campanhas.

Google Meu Negócio

Gratuita e fácil de usar é mais uma ferramenta essencial para empresas que desejam marcar presença na web. Preencha o cadastro da sua empresa com endereço, site, telefone, características, fotos, vídeos, horário de funcionamento e atualizações de conteúdo. É o local onde seus clientes farão avaliações do seu negócio no Google. Então é muito importante que você tenha tudo preenchido de forma correta e clara.

Google Shopping

Criado em 2011, o Google Shopping facilita a vida de usuários que buscam determinado produto diretamente na pesquisa do Google. E, também, facilita anunciantes de lojas virtuais a encontram o público certo para seus produtos. O objetivo principal é exibir produtos relevantes para os usuários da busca, que também vão poder compará-los com produtos semelhantes e verificar os preços em diversas lojas. 

Google Tag Manager

O Google Tag Manager é o gerenciador de tags do Google. Com ela você consegue inserir apenas um código no seu site e, assim, monitorar e instalar diversos serviços. É uma ferramenta fundamental para empresas de desejam ter uma ótima organização de tags e serviços instalados no site. O Tag Manager ajuda a dar autonomia e praticidade para equipes de marketing.

Google Search Console

Antigo Google Webmaster Tools, é uma ferramenta complementar ao Google Analytics. Lá você vai poder ótimos insights e entender como o Google vê seu site, analisar como os usuários chegam até lá e resolver problemas relacionados. A plataforma confirma e rastreia a presença do seu site na web, corrige problemas de indexação de conteúdo, oferece dados de tráfego de pesquisa e mostra quais site tem links para o seu.

Google Optimize

Plataforma de otimização de sites focada em alavancar as conversões. Voltada para profissionais de marketing e web designers, o Google Optimize permite teste contínuos de desempenho em diferentes áreas do seu site como páginas de blog, formulários, links, botões, landing pages, imagens e outros. Existe a versão gratuita e a versão paga chamada de Optimize 360, que oferece algumas opções a mais.

Customer Match

O Customer Match é uma funcionalidade do próprio Google Ads que permite que você utilize uma lista de e-mails para criar públicos segmentados. Com essa ferramenta você pode inserir listas de e-mail ou leads nas campanhas e anúncios que desejar. Essa possibilidade aumenta suas chances de conversão pois você estará direcionando seus anúncios para um público específico e que já conhece seu produto ou serviço.

Remarketing

O remarketing é a maneira mais fácil para sua empresa se conectar com clientes que já interagiram com seu site ou aplicativo. Consiste em continuar exibindo anúncios para o usuário que já foi impactado com seu conteúdo, produto ou serviço uma vez. O objetivo principal do Remarketing é aumentar as conversões entregando valor para quem tem grandes chances de contatar sua empresa.

Lookalike

O Lookalike é um público-alvo semelhante a uma segmentação que você já criou anteriormente. Na tradução literal significa “sósia”, ou seja, algo muito parecido. No marketing digital a segmentação Lookalike cria públicos-alvo semelhantes aos que você já usa para gerar um maior alcance e melhorar o engajamento. Por ser um público semelhante aos que já são seus clientes, as chances de conversão são maiores. 

Anunciar no Google dá bons resultados?

Para se obter bons resultados no Google Ads é necessário ter um planejamento bem elaborado, um cuidado de monitorar os anúncios e performance de palavras-chave pelo menos semanalmente. O sucesso na plataforma está diretamente vinculado à sua capacidade em compreender o público alvo e se comunicar de uma forma que ele entenda.

Que o Google representa a maioria esmagadora das buscas pela internet todo mundo já sabe, cerca de 80 a 90% dos consumidores realizam uma pesquisa antes de efetivar uma compra ou contratação de serviços. A pergunta que não quer calar: seu escritório está lá quando o usuário procura por um advogado em sua área de atuação?

“Mas para estar na primeira página do Google não é preciso um trabalho de SEO?” (Search Engine Optimization, traduzindo para uma linguagem informal – adequar detalhes estratégicos no seu site para que ele apareça nas primeiras colocações).

Essa indagação é uma meia verdade. Sim, para estar nas primeiras posições do Google é necessário um esforço considerável, mas o que vamos tratar hoje é justamente a forma existente para fazermos isso “da noite para o dia”, explorando os famosos links patrocinados: o antigo Google Adwords e o atual Google Ads.

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Veja no exemplo acima, dos 397.000 resultados possíveis, nós estamos em primeiro, por justamente fazer uso desse canal de marketing.

Fui convencido, preciso anunciar no Google Ads. Como fazer isso?

Dividi o processo de construção das campanhas de marketing jurídico em 3 etapas:

  1. Planejamento
    Aqui vamos tratar sobre o estudo de mercado, pesquisa, etc.
     
  2. Estruturação de Campanha
    Falaremos sobre como os anúncios devem ser construídos, como se colocar na posição do cliente e também de uma parte um pouco mais técnica que são os tipos de correspondência das palavras-chave.
     
  3. Monitoramento
    Nessa etapa separamos as crianças dos adultos. Fazer um monitoramento adequado exige disciplina, perspicácia e dedicação. Mas fique tranquilo(a) que vou passar a receita do sucesso pra você.

Planejamento

Invista um bom tempo nessa etapa, o sucesso das próximas fases depende de um bom planejamento e imersão no conteúdo. Conhecendo bem o público-alvo, o produto e o mercado, fica muito mais fácil construir anúncios relevantes e fazer as segmentações necessárias. Sugiro dedicar pelo menos de 2 a 4 horas.

1. Pesquisa

Comece simples. Utilize a técnica dos “baby steps“, ou seja, dê pequenos passos. Sugiro começarmos com um levantamento de palavras chave “provisório”, quando eu digo palavras-chave entenda “como eu buscaria se eu fosse um cliente procurando um escritório de advocacia?”. Esse brainstorming é bem importante para você não ser contaminado com resultados padrões ou palavras muito abrangentes. Vamos para um exemplo prático?

Vou construir uma campanha para um escritório de advocacia com foco em trabalhista, quais seriam os termos buscados?

“fui demitido, quanto tempo recebo o acerto”
“como reverter justa causa”
“assédio moral no trabalho”
“advogado trabalhista”

Não crie uma lista exaustiva, liste os primeiros termos que vierem à cabeça, você já vai entender o porquê.

De posse dessas palavras, vamos para o Google. Agora faremos uso do: “Pesquisas Relacionadas“, aquelas que aparecem lá no final quando você faz qualquer busca:

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Perceba que só com a variação – Advogado Trabalhista – nós já conseguimos gerar 8 novos insights. Abra uma planilha no Google Sheets e vá armazenando eles, repita o processo com os outros termos pensados ali em cima. Só com esse processo nós já conseguiríamos levantar 32 novas palavras-chave. Veja como eu coloco na planilha, é sem formatação mesmo, dado cru, ele é só um armazenamento temporário até partirmos para o keyword planner

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Fique à vontade para levantar quantas palavras julgar necessário, pois vamos filtrá-las agora. Ao acessar o Keyword Planner – se não souber como fazer isso vale a leitura do texto que sugerimos anteriormente – entre na aba para ver volumes de pesquisa e cole os dados da planilha. Vai encontrar algo parecido com isso:

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Depois disso vamos encontrar a tela de previsões, com o orçamento e cliques estimados. Aquela bolinha azul representa o ponto da quantidade de cliques, você pode trocar a métrica ou ir definindo a quantidade que mais se encaixa no orçamento:

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Aqui precisamos tirar o primeiro insight… faz sentido esse investimento?

Vamos pela seguinte linha de raciocínio:

  • 1,5 mil cliques por 320 reais;
  • digamos que 8% desses cliques se tornem leads (clientes que efetivamente entraram em contato com o seu escritório) = 120 oportunidades de negócio;
  • vamos considerar uma conversão conservadora de 3% = 4 Contratos
  • estimando um ticket médio baixo (valor médio/receita por cliente) de R$ 3.000,00 e um custo operacional de 30% = geramos R$ 8.400,00 de retorno. 
  • ROI (Return over Investment) de 2600%

Conhece alguma aplicação do mercado financeiro com esse retorno? Pois é, dependendo de diversos fatores relacionados ao seu atendimento, perfil de cliente objetivado, etc., sem dúvida o investimento vale a pena! 

Por já termos vasta experiência utilizando o Google Ads para escritórios com foco em diferentes áreas de atuação jurídica, sabemos que em algumas situações o ROI não justifica e, neste caso, saída é buscar outros meios de divulgação digitais.

O Google Ads é o que chamamos de base de funil, ou seja, o cliente está ativamente buscando um escritório para resolver o seu problema… já passou por todas as fases do AIDA (Atention, Interest, Desire, Action) e está pronto para fechar o contrato. Isso tem seu custo… geralmente o CPC (cost-per-click) do Ads é muito superior ao das mídias sociais, no entanto, a diferença está no perfil que geralmente apresenta-se com a necessidade de solução imediata. 

2. Estudo do Público-Alvo

Agora você deve se perguntar: “quanto eu sei sobre o serviço que desejo anunciar?”

Conhece seu público-alvo? Como ele se comporta? Quantos anos tem? Qual o posicionamento político-econômico? Essas perguntas vão te levar a um processo um pouco mais avançado, sobre a criação de personas. 

Se você é um entusiasta ou um profissional de marketing, sugiro a leitura do texto como criar personas da resultados digitais.

Se você é o advogado que vai realizar as campanhas, não vejo necessidade de se aprofundar tanto, basta responder aquelas perguntas acima e já terá uma boa ideia de como deve redigir os textos dos anúncios.

Estruturação de Campanha

Sabendo com quem nós devemos nos comunicar, já temos como escrever o texto dos anúncios. Mas antes disso, vamos tratar de duas coisas que impactam diretamente no seu resultado: copywriting e empatia.

1. Copywriting

Esse é um tema sensacional, utilizado amplamente por marcas de sucesso, mas precisamos ter muita cautela, já que a divulgação com caráter explicitamente comerciais são vedadas pela OAB. 

O copywriting consiste em transmitir a mensagem de uma forma a despertar o desejo e a curiosidade no leitor, dentre diversos outros gatilhos mentais. Afinal, quais nós advogados podemos utilizar? Vou listar e explicar alguns deles:

  • Reciprocidade
    Nós temos o instinto, a tendência natural de retribuir aquilo que nos oferecem. Se você oferece genuinamente uma ajuda, um suporte, uma orientação, é muito provável que as pessoas se sintam em “dívida” com você, e tendem a retribuir através de uma contratação. Apenas cuide para não cair na “consultoria grátis”, essa prática é veementemente vedada pela OAB.
     
  • Prova Social
    Outra tendência humana, nós buscamos a experiência do outro como referencial para as decisões. Afinal, se foi bom para ele, provavelmente seja bom para mim também. Exemplo: “Mais de 6000 aposentadorias defendidas“, o slogan dos nossos clientes da Melo Advogados.
     
  • Afeição/Afinidade
    Como é mais fácil tratar com alguém que se parece muito com a gente né? Pois é, esse também é um importante gatilho, falar de uma forma que seu público entenda e se identifique é fundamental. Por isso o exercício de criação das personas.
     
  • Autoridade
    Esse é muito mais difícil de construir com apenas uma frase, aqui depende do trabalho que você faz em SEO, mídias sociais e outras campanhas offline. Nós tendemos a demonstrar respeito por aqueles que julgamos serem conhecedores de determinado tema, passando a confiar muito mais naquela pessoa/marca.

2. Empatia

Agora vamos fazer um misto do que já falamos sobre o gatilho da Afeição/Afinidade com a identificação do público alvo.

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Empatia basicamente é se colocar na posição do outro, tentar compreender como se sente e transmitir o recado de forma a conversar diretamente com a parte do cérebro límbico do outro. Filosófico né? Parece muito distante da nossa realidade mas é justamente esse o principal equívoco dos escritórios.

Será que precisamos sempre usar o juridiquês? Vamos citar a Melo Advogados novamente. Estamos fazendo um trabalho de mídias sociais para eles, o foco é o direito previdenciário, ou seja, nosso público são idosos e idosas. Falar o nosso melhor português não vai gerar empatia, muito pelo contrário, vai criar um distanciamento entre as partes. Não seria melhor conversar com eles como se fôssemos velhos amigos?

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Até pra quem responde, fica muito mais suave a comunicação e nos ajuda a criar uma conexão com o público.

Mas como aplicar isso ao Google Ads? Exemplo prático:

“Cálculo de rescisão contratual” ou “Dúvidas no cálculo do acerto?”

3. Correspondência das Palavras-chave

Compreender o funcionamento da “correspondência palavras-chave” é fundamental para melhorar sua taxa de cliques, uma vez que você diz para o Google como ele deve relacionar os termos inseridos com as pesquisas realizadas dentro daquela nuvem de palavras relativas àquele tema.

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Ampla

É a mais abrangente de todas elas, pode ver que nem inseri na relação acima. Como ela trabalha? Basicamente toda palavra ou sentença que sejam sinônimos dela, podem ativar o resultado de busca. Isso acaba trazendo muito “lixo”, curiosos, ou pessoas habituadas a clicar no primeiro site e só quando chegam na página de destino percebem não ser o que buscavam. Não recomendo o uso desse formato, mas se quiser “garimpar” novas palavras, pode ser uma boa saída. É representada somente com o texto, sem qualquer sinal:

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  • Buscas que ativam a palavra:
    Marketing para advogados
    Marketing para escritórios de advocacia
    Publicidade para Advogados
     
  • Buscas que não ativam a palavra:
    Marketing no facebook
    Melhores Advogados de Curitiba

Ampla Modificada

Excelente custo-benefício na captação de novos termos e compreensão de como o usuário busca o seu produto. Recomendo começar as campanhas com elas e depois que tiver consolidado as palavras-chave poderá ir substituindo pelas novas palavras com correspondência de frase. É representada com um + na frente das palavras, ela trava a palavra na busca, por exemplo:

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  • Buscas que ativam a palavra:
    Advogado INSS em Curitiba
    Contato de advogado especialista em INSS
     
  • Buscas que não ativam a palavra:
    Advocacia INSS
    Advogado em Curitiba

Frase

A correspondência de frase é um pouco mais assertiva que a anterior, ela trava a frase dentro das aspas, podendo inserir termos antes ou depois, mas não no meio dos termos. Exemplo:

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  • Buscas que ativam a palavra:
    Advocacia previdenciária em Curitiba
    Contato de escritório de advocacia previdenciária
     
  • Buscas que não ativam a palavra:
    Escritório de advocacia especialista em previdenciária

Exata

É representada entre colchetes e é a correspondência mais específica que existe, não quer dizer que é a melhor, você pode cair no vacilo de usar apenas a exata e não ter impressões suficientes e acabar nem gastando o orçamento previsto. O que significa em redução de cliques, por consequência vendas.

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  • Buscas que ativam a palavra:
    Advocacia previdenciária
     
  • Buscas que não ativam a palavra:
    Escritório de advocacia especialista em previdenciária
    Advocacia previdenciária em Curitiba
    Melhor Escritório de Advocacia Previdenciária

Monitoramento

Agora que as campanhas estão estruturadas, vamos passar uma rotina de verificações que vão garantir a melhora constante dos resultados.

1. Click Through Rate (CTR)

Certo, esse é um termo que eu infelizmente não tenho como trazer um sinônimo mais amigável. Vou explicar o que significa mas você vai conviver com ele diariamente no painel.

CTR é calculada pela razão entre o número de cliques pela quantidade de impressões (vezes que seu anúncio apareceu numa busca), exemplo:

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  • 50 cliques divididos por 312 impressões = 0,1602×100 = 16,02%

Quanto maior for a CTR, melhor você está perante aos olhos do Google. Por que? Porque isso significa que o seu anúncio é relevante para quem busca, e a velha máxima do Google é justamente entregar aquilo que o usuário procura.

Nesse caso acima temos uma performance impecável, um CTR é considerado bom a partir dos 7~8%. Esse é um caso real aqui na 3MIND, foi um anúncio que construimos para o nosso cliente Vinicius Tersi, advogado especialista em direito tributário internacional.

2. Índice de Qualidade

O índice de qualidade é influenciado por três fatores:

  1. CTR (eu avisei que era importante)
    Como dito acima, o CTR é um indicador de qualidade, logo ele faz parte do índice.
     
  2. Relevância
    O seu anúncio é coerente com as palavras chave-que escolheu? É importante conter as palavras-chave no título e no corpo do anúncio justamente por isso.
     
  3. Página de Destino
    Qual é a experiência do usuário na página de destino? A performance do site está dentro do aceitável? É responsivo (adaptável para o celular)? O usuário permanece algum tempo dentro dele?
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                                   Retirado da Matéria da Resultados Digitais

Seguindo as recomendações acima, é muito provável que seu IQ seja superior a 8.

3. Locais

Muita gente deixa isso passar, principalmente em campanhas nível nacional. Mas será que vale a pena manter um estado na sua segmentação que tem um CTR baixo? Vale a pena monitorar semanalmente os resultados e ir eliminando as regiões que não trazem retorno, isso vai refletir em uma melhora no CTR, por consequência uma melhora no Índice de Qualidade e, por consequência, de novo, reduzir o custo do clique, reduzindo o custo do clique você tem mais cliques com o mesmo orçamento, mais cliques igual a mais contratos, uffa! Fim.

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Veja no mapa acima como está a nossa segmentação de locais para o Vinícius Tersi, excluímos as regiões com piores desempenhos e o CTR está na casa dos 16%.

4. Programação de Anúncios

Faz sentido para o seu escritório manter os anúncios veiculando o tempo todo? Será que uma pessoa decide contratar um escritório de advocacia especializado em empresarial, domingo de tarde? Pode ser que sim, mas só os números vão dizer isso.

Perceba no exemplo abaixo como no domingo houve várias impressões mas nenhum clique. Vale a pena manter?

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5. Dispositivos

Aqui o raciocínio é o mesmo, monitorar os resultados de impressões e cliques. A briga nesse caso é entre os desktops, celulares e tablets.

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No caso acima percebemos que o tablet não tem um bom desempenho, podemos fazer um ajuste de lance para abaixar os valores para esse dispositivo, fazendo com que apareça com menos frequência.

Como mensurar resultados no Google Ads?

Parte fundamental dos seus processos de marketing digital é saber medir seus resultados. E no Google Ads não é diferente. Sem dúvidas você querer saber se suas campanhas estão dando certo, quantas pessoas foram impactadas, quantos novos contatos gerou ou quantas vendas vieram a partir de suas campanhas. 

É claro que essa visão de mensuração de resultado vai depender efetivamente de que tipos de campanhas você está fazendo e de como está medindo essas conversões. Por isso é importante verificar como está construído seu funil de vendas para conseguir mensurar melhor seus resultados.

No Google Ads existem uma variedade de métricas que facilitam a mensuração de resultados, vamos as principais:

1 – Índice de Qualidade

O IQ é uma avaliação feita pelo Google sobre a qualidade das palavras-chave que você escolheu ou sobre os anúncios que você criou e páginas de destino dos anúncios. O índice vai de 0 a 10, isso significa se o seu IQ estiver 10, está tudo perfeito e seu anúncio tem total relevância para a web. Significa também que o usuário que clica em seu anúncio tem uma ótima experiência de visita ao seu site.

2 – Taxa de Cliques (CTR)

Conhecido como CTR, a taxa de cliques é o cálculo do número de cliques divididos pelas impressões do anúncio. Serve para te mostrar se seu anúncio está atrativo para o público-alvo e se está alcançando seus objetivos. Caso sua taxa de visualizações esteja alta mas a taxa de cliques esteja baixa é provável que seu anúncio precise de ajustes de textos, títulos, imagens ou talvez você precise melhorar sua segmentação de público.

3 – Custo por Clique Médio (CPC Médio)

Uma das métricas mais importantes é o custo por clique. Através dele você consegue saber quanto está custando cada clique do seu anúncio. E o CPC Médio te ajuda a avaliar quanto vai custar para você atingir um determinado número cliques ou pessoas. Você também consegue ter uma ideia bem clara de quantos cliques pode atingir por dia, por mês e por orçamento de campanha.

4 – Custo por Aquisição (CPA)

Também conhecida por custo por conversão essa métrica é muito boa para que você descubra quanto realmente está custando impactar um cliente através dos seus anúncios no Google Ads. A conversão pode ser um novo lead, uma nova venda, uma visualização ou uma ligação por exemplo. Isso vai depender de seus objetivos de campanha.  

ROI – Retorno sobre o Investimento

Sem dúvida é a principal métrica que uma empresa deve ter. Saber qual está sendo o seu retorno sobre seu investimento é primordial para que sua empresa consiga mensurar a eficácia de suas campanhas no Google Ads. Além disso, realizar este cálculo para todas as suas ações online permite que você tenha controle total e absoluto sobre seus investimentos e quais são os retornos que ele tem trazido para a empresa.

Metodologia 3MIND para Google Adwords

A 3MIND usa uma metodologia bastante apurada para seus clientes de Google Ads. Fazemos uma pesquisa completa de palavras-chave que podem fazer sentido para seu negócio de acordo com o briefing passado pelo cliente. Após análise inicial, também analisamos seus concorrentes potenciais e passamos um diagnóstico preliminar para o trabalho de Google Ads.

Realizamos, também, o monitoramento diários de suas campanhas sempre tentando otimizar e melhorar suas conversões na plataforma. Emitidos relatórios mensais ou semanais das campanhas dos clientes com o intuito de ficarmos mais próximos de melhores resultados.

O cliente pode acompanhar o desempenho em tempo real de suas campanhas através de um dashboard online com visão ampla de tudo o que o cliente está fazendo na web.

Quer conhecer mais do nosso trabalho? Entre em contato com a nossa equipe através do plugin do WhatsApp. E para saber mais sobre marketing jurídico e como o Google Ads pode ajudar na divulgação dos serviços do advogado inscreva-se gratuitamente no curso Marketing Essentials!

Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

CEO e Founder da 3MIND. Especialista em Marketing Jurídico e expert em Inteligência analítica e big data. Minha paixão é transformar dados, conhecimento e intuições em estratégias eficientes para escritórios nos mais diferentes portes e momentos - das pequenas às grandes bancas.

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