Ferramentas de marketing digital para advogados trabalhistas

Guilherme Barbosa

Este conteúdo foi feito para os advogados trabalhistas que estão buscando formas de aumentar a carteira de clientes e gerar mais negócios para seus escritórios de advocacia. Como especialistas em marketing digital para advogados trazemos alguns insights do dia a dia da 3MIND para poupá-los dos erros que estão por vir em suas estratégias de marketing jurídico. O conteúdo deste post foi baseado no vídeo Advocacia Trabalhista, como captar clientes, disponível em nosso canal do YouTube.

Confira alguns exemplos práticos de erros que cometemos no dia a dia e como não fazê-los:

1. Nem tudo que parece óbvio para você, é óbvio para o seu cliente.

Um bom exemplo para comprovar essa afirmação é uma pesquisa rápida que fizemos no Google Trends sobre Reforma Trabalhista. Como a reforma aconteceu em 2017, imaginávamos que não teriam mais pesquisas relevantes relacionadas ao tema. ERRADO!

Existiu sim um pico em 2017, mas as pesquisas com foco na Reforma Trabalhista continuam até os dias de hoje, sempre com uma quantidade relevante de usuários que podem ser possíveis clientes para o seu escritório de advocacia.

Com isso percebemos que nem tudo que parece óbvio para o advogado, é para o cliente, por que eles não trabalham com isso. Ainda existe muita pesquisa sobre férias, plano de carreira, remuneração, entre outras.

Faça uma pesquisa no Google Trends com palavras-chaves simples como férias e jornada de trabalho e o próprio Google vai te mostrar o que está sendo pesquisado, como está sendo pesquisado, e qual pesquisa está em ascensão e isso vai mostrar o foco do conteúdo para produzir para o público-alvo do seu escritório de advocacia.

Depois dessa pesquisa você define um conteúdo e pública no seu blog ou nas redes sociais. Lembre-se: sempre fale o que as pessoas estão procurando, responda às dúvidas dos usuários. Isso gera curtidas, engajamento, comentários, dúvidas e compartilhamentos. Ganhando a atenção dos usuários e iniciando um relacionamento, parte fundamental do marketing digital para advogados, você deu o primeiro passo para a assinatura de um contrato para o escritório.

2. Entenda quem é o seu público-alvo e fale com ele, não atire para todos os lados.

No próprio Google Trends você pode pesquisar diferentes palavras-chaves e com elas diferenciar o público-alvo do seu escritório de advocacia. Por exemplo: se você pesquisar sobre jornada de trabalho, você vai encontrar pesquisas sobre jornada 12x36, jornada parcial e jornada intermitente.

O trabalhador, ou seja, o cliente pessoa física que busca informações sobre a jornada de trabalho 12X36 para entender como vai ser o seu dia a dia e os seus direitos, por outro lado, é o empresário que busca informações sobre jornada intermitente, para ver como pode ou não pode fazer esse contrato.

Com isso você pode focar o conteúdo de marketing digital respondendo a pergunta do seu público-alvo. Seja ele, físico, jurídico ou ambos.

3. Não faça um post com a nítida intenção de “vender” o seu serviço..

O conteúdo é a base do marketing digital para advogados, isso porque apenas um conteúdo informativo e consultivo não fere o código de ética da OAB. Com isso em mente, esqueça a mercantilização dos seus serviços.

Veja o matéria completa sobre como trabalhar o marketing jurídico sem ferir o código de ética da OAB.

Se você vai falar sobre jornada de trabalho parcial, você pode prestar uma informação e ser útil para a sociedade. Como o empresário sabe se o contrato trabalhista da sua empresa de jornada de trabalho parcial está de acordo com as regras da reforma trabalhista? Esse é o caminho para garantir a autoridade do seu escritório de advocacia na internet.

Dentro disso, se você não criar consistência nesse conteúdo, esqueça, sua estratégia de marketing jurídico não vai funcionar. O que queremos dizer com isso: você precisa postar sempre, seja um texto, um vídeo ou um podcast. Escolha um canal no qual você consiga ter consistência.

O marketing digital para advogados não tem resultado sem trabalho, sem demonstrar conhecimento. Sua autoridade só é notada digitalmente se esse conhecimento for compartilhado, SEMPRE. Quem sabe expõe, é assim que você começa a jornada para uma autoridade digital do seu escritório de advocacia.

O volume de pesquisas na internet é gigantesco, isso mostra que existem pessoas com dúvidas que podem virar clientes. O segredo do marketing digital para advogados é acertar a resposta para as perguntas destes usuários e conectar-se com eles, criando um relacionamento que pode virar um contrato para o seu escritório de advocacia.

Gostou dos nossos insights? Compartilhe com a gente alguns dos seus erros que podemos desenvolver um conteúdo sob medida para você!

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

Compartilhe

© 2019 3MIND – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Responder
Olá, meu nome é Victor! 😊

Nós já ajudamos mais de 100 escritórios de pequeno a grande porte a construir sua autoridade.

Como podemos lhe ajudar?