Em entrevista com uma das maiores especialistas em Marketing Jurídico e Gestão em escritórios de Advocacia em todo País, no vigésimo episódio do 3MINDCAST compartilhamos estratégias de marketing para advogados terem sucesso na internet.
Daniela compartilha desde insights práticos sobre a forma de gerenciar o escritório com foco em geração de negócios e crescimento, até o chamado “indicador negocial” que ela utiliza e recomenda para as ações nas redes sociais pelos Advogados, nas palavras dela “se não gera negócio, não vale a pena”. Confira o episódio completo abaixo e veja os principais insights do bate-papo no conteúdo a seguir.
O que faz a diferença para um advogado ter sucesso ou não na internet?
O que faz muita diferença é o comprometimento do advogado com a estratégia de marketing jurídico, é muito fácil terceirizar, mas a advocacia é um instrumento fundamentalmente relacional. Por isso o advogado precisa compartilhar sua visão nos canais jurídicos. Pode terceirizar as ações de marketing, mas é preciso conversar com o parceiro no momento da implementação. Por isso o fundamental é que o advogado acompanhe a produção de conteúdo e seja feito a quatro, seis ou até oito mãos.
Qual é a maior dificuldade que o profissional de marketing tem com os advogados?
Os advogados não foram formados para serem empreendedores, por isso muitos advogados não fazem marketing e não se vêem na pele de um empreendedor. Também existe uma visão conservadora na profissão, não só da OAB, mas da própria formação. Eles vendem uma ideia de que basta tirar a OAB que o advogado vai ficar rico.
O cliente hoje está empoderado de informação, ele compara preço e solução, mas isso não define como ele decide. O Cenário atual o serviço jurídico virou commodity, por isso o advogado precisa fazer marketing para se diferenciar de outros colegas.
Todo modelo de negócio jurídico pode fazer marketing, mas precisa encontrar o diferencial competitivo e comunicar isso de forma clara nos canais jurídicos. O advogado precisa entender os conceitos de marketing, deixar o orgulho de lado (pois não é a propaganda ostensiva do mercado tradicional). O profissional de agências de marketing jurídico precisa abrir cabeças e mostrar para o advogado que existe muito espaço para divulgar os serviços de um escritório de advocacia de forma ética.
O que faz a diferença na hora do cliente escolher o advogado atualmente?
A relação de confiança não mudou, o cliente contrata o advogado que ele confia. A propaganda ostensiva não traz um cliente qualificado para o advogado, cada cliente tem um ponto de valor: segurança, preservação de um patrimônio, um parceiro que lute por ele na justiça para obtenção de um benefício.
Ao advogado cabe uma humanização, cada vez mais difícil de se encontrar no mercado. O advogado que acredita que terá uma presença digital e só vai atender entre 9h e 18h precisa rever seus conceitos de advocacia. Ele precisa estar disponível para o cliente quando o cliente está disponível, não ao contrário.
Em que momento acabam as “dúvidas” e começa a consulta paga?
A dúvida é genérica, um advogado tem que olhar essa dúvida como uma oportunidade de negócio. A função do marketing para advogados é atrair o cliente para ele levantar a mão e fazer uma pergunta. Se o advogado não responde ele está perdendo uma oportunidade de fechar contrato.
Cabe ao advogado ter a solução para o problema e as competências necessárias para fechar o contrato jurídico. No momento que ele vai responder sobre uma dúvida de um caso complexo, ele pode explicar que é irresponsabilidade dele responder uma dúvida específica e individual sem uma análise mais aprofundada, por isso vou me debruçar sobre o seu caso e trazer uma solução para você. Nesse momento o advogado gera valor sobre o serviço prestado e consegue iniciar uma consulta paga.
Como o advogado pode dar o primeiro passo para inovar em ações de marketing?
A desculpa de não ter tempo é a desculpa do profissional que não vai ganhar dinheiro nunca. Como diz o ditado “quem trabalha muito não tem tempo de ganhar dinheiro”. O advogado precisa passar por um momento de autoconhecimento e se ver como um empresário jurídico, para isso ele precisa se auto-desenvolver e enxergar o que ele quer.
Com isso ele pode se envolver muito mais no estratégico do escritório de advocacia. Muitos advogados não sabem o que é gestão, não sabem que isso é possível para um escritório de advocacia.
Quando falamos de publicidade e marketing precisamos lidar com o código de ética e seccionais de cada estado, o advogado fica no meio sem entender o que pode e não pode fazer no marketing para advogados.
Antes de inovar em ações de marketing o advogado precisa ver o escritório de advocacia como uma empresa, entender estratégias de gestão e mudar todo um pensamento construído durante a formação do curso de Direito.
Qual é o indicador de resultado para redes sociais para advogados?
O indicador que o advogado deve seguir é o indicador negocial, não é o número de likes, número de seguidores ou engajamento. Se o objetivo da publicação é fazer o usuário entrar em contato com o advogado no direct e isso deu certo, esse é o indicador que deve ser olhado, isso que vai gerar negócio e gerar caixa para o escritório de advocacia.
Nas redes sociais para advogados não tem certo e errado, tudo depende do resultado que o advogado está buscando para o escritório de advocacia. Poucas pessoas têm feito o uso correto de uma ferramenta poderosa que é o Instagram, muitos advogados estão atirando para tudo quanto é lado e não se posicionando como autoridade em uma área jurídica.
Os canais digitais têm como objetivo trazer audiência para o site do escritório de advocacia para que as pessoas conheçam o trabalho do advogado e comecem um relacionamento, podendo se tornar clientes.
Veja também um conteúdo completo sobre Redes Sociais para Advogados.
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