Afinal, por que a técnica chamada de Copywriting encaixa como uma luva para o marketing jurídico? Simples, porque ela segue uma linha totalmente contrária à prática de “fazer propaganda“.
Mas como assim Guilherme, se eu não fizer “propaganda”, como eu mostrarei ao meu público-alvo que sou o advogado apropriado para atendê-lo? Vamos ao que interessa, vou te mostrar alguns exemplos para você colocar em prática nas ações do seu escritório!
Copywriting se entende por muitos como uma técnica de redação comercial, ou talvez técnica de redação persuasiva. Sei lá, pouco importa a definição correta (você encontrará várias), o importante é você entender como colocar executá-la.
A parte mais importante do entendimento de aplicação desta técnica é a seguinte:
“Pessoas se conectam entre si por emoção, tendo como base o prazer ou a dor.”
Vamos ao entendimento com uma aplicação na prática:
Supondo que o seu escritório atenda o público Previdenciário, pergunte-se a si mesmo: quais são os “medos ou sensações de prazer” por trás de um senhor ou uma senhorinha que está se aposentando? Classifico o medo no universo jurídico como aquilo que você tem mas NEM sempre conta ao advogado, por vergonha ou por achar que não seria bem interpretado, enfim, cada um com as suas “manias/crenças”.
Listo abaixo alguns “MEDOS” que podemos supor que muitos dos nossos velhinhos tem a respeito da aposentadoria, tais como:
Medo de não conseguir se aposentar;
Ficar sem dinheiro no final da vida;
Não conseguir uma renda e se tornar um peso para a família;
Sentir-se “pobre” e sofrer com a angústia de uma vida injusta;
Ser incapaz de custear suas despesas médicas no momento que mais precisa;
Medo de não ter onde morar;
É óbvio que cada pessoa pode se conectar por um medo diferente, e o cenário ideal é sempre dialogar com o próprio público-alvo, fazendo perguntas que levem aos piores medos possíveis (aquilo que ninguém conta).
Agora vamos a um comparativo no cenário de PRAZER, na qual eu comparo com os mesmos sonhos de quando jogamos na mega sena, lembra? Comprar uma casa grande, um carro novo, fazer uma viagem com a família, ajudar os filhos, etc. Parece bem mais fácil né? Mas tenha calma, se você escolher focar no prazer, tenha cuidado para não tornar a sua ação um daqueles anúncios que as pessoas batem o olho e já pensam “ixeeee, é furada”.
O ideal é criar cenários imaginativos e coerentes com a aposentadoria de 90% da população (pensando que ela poderia sair um pouco acima do que você esperava), vamos aos exemplos:
Aumentar o valor da aposentadoria;
Ter “dinheiro de sobra” para ajudar a família;
Poder pagar um bom plano de saúde no momento mais importante;
Ter condições de passear e fazer viagens em família;
Apoiar filhos e netos na formação profissional (estudos/faculdade).
Percebe como é mais fácil se conectar pela emoção? Nos faz pensar, imaginar e sentir medo ou prazer, exatamente o que nos faz entrar em ação. Agora vamos falar de algumas “palavras mágicas” que ajudam a construir os Copys e torná-las atrativas ao seu público:
Como funciona… (como é uma das mais utilizadas);
Como fazer…
Como seria…
Como acelerar…
O que mudou em…
O que mudou para…
E se…
E agora…
Imagine…
Afinal…
Este pequeno erro pode…
Descubra como…
Vamos supor que você…
Não espere para..
Você pode estar e nem sabe…
Outras 3 dicas importantes:
1. Procure utilizar a palavra você, quanto mais pessoalidade na frase, melhor;
2. Utilize números específicos, ajudam a reforçar a veracidade da informação – 23 dias, 32%, R$ 1.528,30…
3. Lembre-se de que o seu Copy deve despertar a curiosidade, é sempre mais fácil de impactar.
4. Produza o conteúdo como se estivesse conversando com a sua “Tia”, ou seja, amigável e sem juridiquês.
5. Não deixe transparecer que você quer vender algo em nenhum momento, entregue valor, o retorno positivo do público-alvo é consequência.
Caso você decida fazer uma ação no Facebook utilizando a técnica de Copywriting, sugiro muito que você antes de executar leia este artigo com dicas exclusivamente para o Face, fará toda diferença no seu resultado.
Agora, vamos ao exemplo aplicado com COPYS utilizando as referências acima de dor e prazer:
Emoção positiva: aumentar o valor da aposentadoria:
Copy 1 – E se você pudesse aumentar o valor da aposentadoria, como seria?
Copy 2 – Adicional de 25% na aposentadoria, será que você tem direito e não sabe?
Copy 3 – Você pode ter esse benefício na sua aposentadoria mas talvez não saiba.
Emoção negativa: medo de não se aposentar:
Copy 1 – Este pequeno erro pode comprometer seu pedido de aposentadoria.
Copy 2 – Não espere para dar entrada após a reforma, pode comprometer o seu benefício.
Copy 3 – Afinal, como acelerar a resposta no seu pedido de aposentadoria?
Vale lembrar que a coerência do que será abordado no conteúdo, ou seja, se de fato você entregará a informação com base no título que utilizou, só cabe a você. Nossa missão aqui é ajudá-lo a tornar suas ações mais impactantes, mas o restante do conteúdo é fundamental para que a estratégia surta o efeito desejado.
Detalhe importante:
Gastamos 50% do tempo exatamente no título da ação, não descarte nada, faça um brainstorming com todas as suas ideias e após no mínimo 30 min de “rabiscos”, comece a juntar as peças que mais se encaixaram, certamente no começo você terá mais dificuldade, mas ao longo da prática ficará bem mais fácil, pode apostar.
“Acredita, se você não chamou atenção, é por que não foi criativo o suficiente”.
No vídeo, explico de forma complementar como executamos essa técnica, utilizando inclusive os termos “Posição x Interesse” como embasamento teórico desta prática, sugiro muito que assista, vale a pena:
O que fazemos na 3MIND é justamente a criação destes COPYS para diversas áreas de atuação jurídica.
Deixe o seu comentário ou entre em contato enviando suas dúvidas sobre Copywriting, terei o maior prazer em orientá-lo.
Abs.
Guilherme Barbosa
Especialista em Marketing Jurídico
Podemos ajudar?
Somos uma plataforma de tecnologia jurídica registrada no CNPJ nº 49.165.270/0001-70. Conectamos pessoas que precisam da Justiça a advogados nas mais diversas áreas do direito.
Quer encontrar um especialista em seu caso? Clique aqui e nos permita ajudá-lo(a), conhecemos os melhores advogados do Brasil.
Nossa sede fica em Curitiba mas estamos presentes em todos os Estados do Brasil, conectados com advogados especialistas em mais de 128 causas e áreas do direito.
É Advogado e gostaria de ajudar clientes a obterem seu benefício nas especialidades acima? Conectamos anualmente mais de 328.000 pessoas que precisam da justiça! Fale com a gente e faça parte da nossa comunidade de Advogados especialistas.