Como funcionam as franquias de marketing digital consideradas de baixo investimento e retorno rápido?

Guilherme Barbosa

As franquias de baixo investimento, também conhecidas como franquias baratas ou microfranquias, são uma excelente oportunidade para empreendedores que pretendem começar um negócio com pouco dinheiro e muita vontade de colocar a mão na massa. Isso porque a maioria destes negócios tem uma operação enxuta e depende, muitas vezes, apenas do esforço do franqueado para ter um retorno rápido do investimento inicial.

Mas como isso funciona?

Geralmente, antes de virar uma franquia, a empresa já possui um modelo de operação testado no mercado, com estratégias de desempenho que tornam o tempo de recuperação do investimento inicial mais fácil de ser calculado. Além disso, a maioria das franquias de baixo investimento garantem essa restituição em prazos que não ultrapassam um ano após a abertura do novo negócio.

É claro que ter um investimento inicial mais baixo ajuda no retorno rápido, por isso antes de fechar negócio e adquirir uma microfranquia é preciso prestar atenção aos detalhes da operação e de desempenho do negócio.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o tempo previsto para o “payback”, ou retorno do investimento, deve ser informado pela franqueadora e o investidor deve avaliar quais as condições e de que forma ele deve trabalhar para que o prazo estimado seja, de fato, aquele previsto.

Segundo especialistas, o tempo de retorno do investimento deve ser calculado levando em conta a seguinte métrica: investimento total dividido pelo resultado líquido mensal. Aí entram as variáveis como escolha do ponto de venda, momento de mercado e/ou do segmento, além da dedicação do franqueado e cumprimento das regras e estratégias da franquia. Nesse cenário:

  • cabe ao franqueador: oferecer treinamento de qualidade, suporte e estratégias de mercado para facilitar a conversão do franqueado, bem como fornecer documentos como faturamentos mensais, custos e demais orçamentos, significativos na hora de calcular o tempo do retorno do investimento inicial.
  • cabe ao franqueado: focar na performance da sua franquia, realizar uma pesquisa do mercado/ segmento na sua região, seguir as orientações e estratégias do franqueador e escolher um negócio com o qual tenha afinidade.

Cuidados na hora de comprar uma franquia de baixo investimento

Como em qualquer outro negócio, as franquias de baixo investimento exigem dedicação total e muito trabalho para um retorno rápido, e mesmo com um investimento baixo é um risco para o investidor.

Fazer uma pesquisa extensa e conversar com outros franqueados que seguem o modelo da franquia na qual você pretende investir pode ser uma boa forma de garantir o retorno esperado e entender se você, como investidor, tem afinidade com aquele negócio, suas estratégias e dia a dia de trabalho.

Franquia de Marketing Digital

O modelo de negócio da Franquia de Marketing Digital da 3MIND, por exemplo, permite que o franqueado trabalhe com uma franquia home based, ou seja, depois do investimento inicial ele só precisa de um computador e um telefone para prospectar novos clientes e cuidar do pós-venda. Todo o serviço oferecido é realizado pelo time de especialistas da franqueadora, que também oferece um treinamento para que o franqueado entenda esse serviço e possa vendê-lo para sua rede de contatos. Simples não? Se tiver interesse em investir em uma franquia de marketing digital acesse a nossa apresentação e compreenda os detalhes do modelo, clique aqui.

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

Compartilhe

© 2019 3MIND – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Responder
Olá, meu nome é Victor! 😊

Nós já ajudamos mais de 100 escritórios de pequeno a grande porte a construir sua autoridade.

Como podemos lhe ajudar?