Importância do seu nicho na advocacia: Como escolher o seu?

Os advogados que prestam serviços para nicho de mercado têm boas chances de se destacar em meio aos concorrentes, fazendo até mesmo com que se tornem irrelevantes.

A nova geração de profissionais tem acesso a oportunidades, mas precisa saber aprender e aproveitá-las ao máximo. A primeira coisa é entender qual é o problema do cliente, de acordo com a perspectiva dele.

É praticamente impossível conquistar uma pessoa de qualquer área se o profissional não entende do assunto relacionado ao problema dela. Isso significa que para prospectar um cliente, é necessário conhecer o universo dele.

Aliás, esse entendimento também é fundamental na hora de prestar um serviço e investir em estratégias de fidelização. Só que muitos profissionais têm dificuldades para conquistar clientes pessoa jurídica.

Existe uma crença de que as organizações só contratam profissionais de renome, e embora isso seja verdade em alguns casos, nem sempre é assim que acontece.

Às vezes, alguns profissionais simplesmente precisam compreender um pouco mais sobre o nicho e saber se comunicar com ele.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre a tendência de nicho na advocacia, como os profissionais podem defini-lo e quais são as principais tendências atualmente.

Compreendendo o nicho na advocacia

De acordo com uma pesquisa realizada por um escritório de advocacia brasileiro, o país alcançou o impressionante número de 1 milhão de advogados atuantes no Brasil, número registrado em agosto de 2018.

Por conta disso, a tendência é que os escritórios se especializem em áreas de atuação novas e que nem mesmo sejam estudadas durante o curso de Direito. No meio de toda essa mudança, surgem os nichos de mercado.

Por exemplo, o advogado vai atender apenas clínicas especializadas em exame ocupacional periódico. Investir em nicho é muito diferente de fazer uma especialização por área de atuação.

O nicho faz com que o profissional resolva problemas específicos de seus clientes, o que exige muito mais do que uma expertise. 

Independentemente da área de atuação, é fundamental saber resolver problemas específicos dos clientes, como:

  • Alinhamento contratual;
  • Acompanhamento de contratos;
  • Assessoria para casais homoafetivos;
  • Prevenção de litígios.

A consultoria jurídica pode atuar no alinhamento contratual de empreendimentos em determinado setor, por exemplo, no setor de moda.

O advogado também pode acompanhar contratos de aluguel e consultoria jurídica, tendo como objetivo resolver e minimizar conflitos entre vizinhos dentro de um condomínio.

A assessoria jurídica para casais homoafetivos, como o próprio nome sugere, cuida dos interesses desse público dentro da área de sucessões e direito da família.

Quanto à consultoria jurídica preventiva, serve para evitar litígios com clientes que realizaram algum procedimento em laboratórios clínicos e hospitais.

Assim como o profissional pode atuar com farmácias especializadas em remédio homeopático para rinite, é possível escolher um sub nicho. Por exemplo, no ramo de restaurantes que vendem comida vegana e livre de soja ao mesmo tempo.

Como definir um nicho na advocacia?

Antes de mostrar como você pode escolher um nicho de advocacia, primeiro é necessário entender que existem alguns desafios nesse processo.

Quando o profissional está prestes a fazer essa definição, precisa ter em mente que será visto, a partir de agora, como uma autoridade no assunto. Portanto, não basta apenas escolhê-lo, é necessário aprender sobre ele.

Também é muito importante ter responsabilidade quando for falar de um tema que envolve a especialidade em questão, além de se atentar para esse fator quando prestar atendimento ao cliente.

Se o advogado disser algo equivocado, pode simplesmente prejudicar o cliente, além de manchar a própria imagem.

Alguns profissionais encaram o nicho de atuação como uma escolha natural e até mesmo intuitiva. Tanto é que existem aqueles que se especializam logo no início e outros que vão procurar essa especialização, quando percebem um aumento na demanda.

Por exemplo, se muitas clínicas de acupuntura para ansiedade contratar os serviços de um advogado, independentemente de qual seja a necessidade, talvez seja o momento de optar por este nicho.

Mas, nem sempre as coisas são tão simples, na verdade, para a maioria dos profissionais, esse processo é um pouco mais complexo. Um advogado generalista se depara com várias possibilidades na hora de focar em sua carreira.

Isso complica um pouco a escolha, e se este for o seu caso, o ideal é começar a fazer uma avaliação do mercado. Veja quais são os ramos do direito que estão em alta e entre eles, quais são do seu interesse.

Também é interessante fazer pesquisas para conhecer um pouco mais sobre as demandas mais comuns, quem são as pessoas que procuram, quais são as necessidades, se existem lacunas e até mesmo problemas que parecem não ser atendidos.

Isso pode fazer com que o profissional descubra que um fabricante de divisória de vidro para sala tem muita necessidade de ser bem assessorado.

É necessário estar com a mente aberta para fazer pesquisas e ter ideias de nichos promissores. O fato é que os advogados que atendem demandas muito específicas, acabam se tornando exclusivos na hora de prestar os serviços.

Em outras palavras, quanto mais lixado for o profissional ou o escritório, menor será a concorrência que ele vai enfrentar.

Podemos usar como exemplo os escritórios de advocacia especializados em direito migratório, cuidando de todos os assuntos pertinentes a pessoas estrangeiras que vieram morar no Brasil ou brasileiros que foram morar no exterior.

Agora, nada impede o profissional de atuar em áreas mais tradicionais, ele só precisa se lembrar de que a escolha do nicho precisa ser feita por meio de uma observação dos problemas e demandas que mais costumam aparecer.

É o caso, por exemplo, de um advogado que percebe que muitas empresas de rastreamento veicular possuem uma demanda que poucos advogados atendem e com isso, encontrar uma boa oportunidade para atuar.

Tendências de nichos para os próximos anos

Escolher um nicho dentro do setor de advocacia pode ser um processo muito desafiador, como falamos anteriormente. Uma das formas de facilitar esse trabalho é observar como está o mercado e quais são suas tendências.

A verdade é que existe uma grande variedade de opções e muitas são promissoras, tanto é que alguns nichos podem transformar o profissional em algo exclusivo.

De qualquer forma, dentre as principais tendências temos a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados); compliance, direito digital, direito previdenciário e trabalhista, adoção por casais homoafetivos e direito condominial.

Antes mesmo de decorar o seu local de trabalho com armário escritório com chave, outros nichos possíveis e que são muito promissores para os próximos anos é o direito das mulheres, direito da diversidade e inclusão e direito penal.

No direito penal, o foco pode ser a violência doméstica contra a mulher e em crimes de ódio, além disso, outro nicho que está crescendo bastante é o de direito da saúde.

Mas, não é porque estas são tendências que o profissional deve manter o foco de sua escolha apenas entre elas. Existem muitas outras opções que precisam ser consideradas e analisadas pelo advogado.

Pesquise e analise os aspectos mais interessantes e compatíveis com o seu gosto pela profissão, pois é a melhor forma de fazer uma escolha consciente.

Se você sente que atender as imobiliárias especializadas em aluguel de espaço empresarial pode ser uma boa opção e algo que te agrade como profissional, certamente a escolha será benéfica para a carreira.

Dicas para se destacar no mercadoDicas para se destacar no mercado

Quando o advogado escolhe seu nicho na advocacia, precisa colocar algumas estratégias em prática e assim seu escritório passará a ser mais conhecido pelo público que pretende impactar.

Procure conhecer o seu perfil de cliente ideal e para que tipo de pessoa suas estratégias de marketing devem ser direcionadas. Esta é uma etapa importante e que exige muito foco e cuidado.

Embora os profissionais dessa área não possam divulgar o seu trabalho como qualquer outra empresa, a exemplo de uma loja de móveis para escritório planejado moderno, algumas estratégias são permitidas.

O marketing digital reúne algumas possibilidades que os advogados podem usar, como no caso do marketing de conteúdo. Além disso, é fundamental ter um blog e um site para estabelecer uma comunicação eficiente com o público.

Definir um nicho promissor e investir em boas estratégias de marketing digital, sem dúvidas vão trazer muitas oportunidades para a sua carreira.

Considerações finais

Portanto, escolher um nicho na advocacia é uma forma de se especializar em um setor e com isso prestar um atendimento mais adequado para as necessidades do cliente.

Existem muitas possibilidades, mas com as dicas que demos ao longo deste conteúdo, vai ficar mais fácil encontrar aquele que mais combina com seu perfil profissional e que vai trazer bons retornos ao longo da carreira na advocacia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Editor 3MIND Jurídico

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Comments 2

  1. Mariele says:

    Sensacional. Eu passei por isso, precisa procurar o seu nicho que sinta a vontade e aprofundar no estudo para especialização do conteúdo.

    • Editor 3MIND Jurídico says:

      Oioi Mariele. Tudo bem? Sim, é muito importante que o profissional do direito se encontre na carreira, dessa forma todas as estratégias de marketing, e planos e metas do escritório se tornam mais claras. É muito mais fácil saber e ter dominância do que você fala se você se especializar em uma área. Agradeço por seu comentário, e caso tenha alguma dúvida, é só deixar outro.

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