Como começar uma estratégia de marketing digital para advogados iniciantes ou em transição?

Marketing digital para advogados em transição de área jurídica

Guilherme Barbosa

Como especialistas em marketing jurídico, ouvimos muito a seguinte pergunta: Por onde começar na advocacia? Tanto por advogados iniciantes ou advogados em processo de transição de área jurídica. Nesse conteúdo trazemos alguns insights de como usar as ferramentas de marketing digital para advogados iniciantes ou em transição de área para conquistar uma autoridade digital.

Para advogados iniciantes a pergunta mais importante é: qual expertise você conseguiu assimilar na faculdade ou estágio e você considera um diferencial? Aí mora sua primeira oportunidade de começar uma autoridade digital.

Para advogados em transição a pergunta é diferente: qual foi a sua melhor causa jurídica? Use esse conhecimento como diferencial estratégico, certamente outras pessoas e  advogados não detém essa experiência e com isso você começa a validar sua autoridade digital.

Depois de responder essas perguntas é fundamental entender como as mídias funcionam. Para isso dividimos as mídias em duas categorias:

  • Mídias ativas ou Motores de busca: mídias em que nós usuários buscamos ativamente por respostas ou soluções de problemas. Como por exemplo Google e Youtube.
  • Mídias Reativas: nas quais os usuários são impactados pelas informações, mesmo sem estarem procurando ativamente por elas. Como, por exemplo, redes sociais como Facebook e Instagram.

Certamente a mídia ativa é a que mais gera resultado no marketing jurídico, porque é muito mais fácil vender algo para alguém que está procurando solucionar um problema. Mas ainda assim é importante que o escritório de advocacia esteja presente nas redes sociais, que hoje servem também como um reforço da sua credibilidade, o efeito é semelhante ao de olhar comentários em sites de reserva de hotéis (Booking) ou de imóveis como Airbnb 

Escolha a rede social foco pela plataforma que você advogado tem mais familiaridade, gerando mais engajamento com os usuários. Se você gosta de escrever, o Linkedin pode ser uma boa opção, já se gosta de gravar vídeos o melhor lugar é o YouTube. Agora se você se sente à vontade expondo fotos e fatos do seu cotidiano, certamente o Instagram é uma boa opção. Não se esqueça que criar conexões verdadeiras é o maior objetivo da presença nas redes sociais, e elas só acontecem quando há uma troca genuína entre você e o seu público-alvo.

Importante! Você, advogado, precisa responder os comentários das redes sociais, fomentando o engajamento, iniciando um diálogo e oferecendo valor aos usuários, iniciando dessa forma um relacionamento digital que pode converter na captação de um cliente. Esse usuário também pode se tornar um parceiro e fã que compartilha seus conteúdos, aumentando a sua entrega nas redes sociais.

CONSTRUÇÃO DE AUTORIDADE DIGITAL

Alguns indicadores começam a aparecer quando o Advogado se torna uma autoridade digital, a exemplo de convites para palestras, para consultas jurídicas (na qual a consequência ao prestar um bom atendimento é a contratação), sem contar que seu nome e conteúdo começam a ser  mencionados em outros blogs e sites, ampliando sua exposição e as chances de conexão com outros parceiros de trabalho, principalmente Advogados em outras áreas.

Na advocacia as parcerias são o segundo pilar que mais geram negócios para escritórios de advocacia. Por isso é importante ter uma área de foco, na qual você não vai conflitar com outros escritórios, e sim vê-lo como um parceiro que pode solucionar um problema que ele não pode.

Inclusive, produzimos um conteúdo recente falando sobre como os grandes escritórios prospectam clientes na Advocacia, compartilhando uma lista com as 10 principais formas de geração de negócio. 

Ficou claro como começar um posicionamento estratégico de marketing digital para advogados iniciantes ou que buscam mudar de área? Conta pra gente se ficou alguma dúvida, vamos adorar preparar um conteúdo sob medida pra você!

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

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