Direito Criminal: Como captar clientes na advocacia criminal através do marketing jurídico?

Guilherme Barbosa

O primeiro passo para usar as ferramentas de marketing jurídico para captar clientes para um escritório de advocacia especializado em Direito Criminal é entender como funciona a ferramenta do Google, plataforma que atualmente gera retorno para diversas áreas da advocacia. Mas a grande dificuldade que ainda temos é entender se a palavra que o usuário está procurando tem como finalidade a busca de um serviço jurídico, e por fim o fechamento de um novo negócio para o escritório de advocacia.

Nem sempre a pessoa que procura Advogado Criminalista (um dos termos mais comuns identificados), está procurando o serviço prestado por um advogado criminalista. Pode ser apenas um trabalho de faculdade ou uma pesquisa para um senso. Existem muitas palavras que não tem uma correlação direta com o fechamento de um negócio ou captação de um novo cliente.

Mas como saber quais palavras podem efetivamente trazer negócios para o meu escritório de advocacia?

Para isso usamos as ferramentas de marketing jurídico! Colocamos um código no Google Tag Manager e automatizamos para que a ferramenta filtre todas as pessoas que buscarem por essa palavra e clicarem na área de contato do site, ou no plug-in de WhatsApp para falar com o advogado sobre o problema dela. Assim eu sei que essa pessoa era realmente um possível cliente, ou seja, aquela palavra estava certa para o seu público-alvo.

Isso tudo faz parte do funil de vendas do marketing jurídico e para ter entre 5 e 10 contatos é necessário que o seu site tenha pelo menos 100 acessos otimizados, a depender do assunto e de um longo período de validação e monitoramento das palavras. Muitas pessoas acessam sites e fazem pesquisas, mas não estão prontos para comprar um produto ou contratar um serviço, essa proporção é geralmente de 90% dos usuários contra 10% de possíveis clientes interessados no seu negócio. Por isso é muito difícil obter um contato efetivo.

Como especialistas em marketing jurídico, separamos quatro palavras-chave na área de Direito Criminal que podem ajudar com a captação de novos clientes para o seu escritório de advocacia. Esse texto foi feito com base no vídeo Direito Criminal x ações de marketing jurídico, como fazer?, disponível no nosso canal do YouTube, que também está recheado de outras dicas sobre marketing jurídico nas mais diversas áreas da advocacia.

ADVOGADO CRIMINALISTA

Além da palavra-chave Advogado Criminalista, você pode usar a sigla do seu Estado. Essas são palavras mais caras, pois muitos advogados já compram em suas ações, ainda sim, propiciam bons resultados.

AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Essa palavra mostra um senso de urgência maior do usuário, por isso facilita o fechamento de negócios e a captação de novos clientes. A tendência é que a pessoa que está procurando essa palavra entre em contato se sentir a confiança necessária através do site e mídias do seu  escritório de advocacia.

CRIME VIRTUAL

Essa palavra tem sido muito procurada, sempre acompanhada de alguma ação: como denunciar, como me defender. Talvez seja interessante criar uma área específica para essa demanda no seu escritório de advocacia e buscar maneiras mais simples de ajudar os clientes com essas denúncias. E até mesmo produzir conteúdos para explicar em que momentos deve ser feita ou não a denúncia de um crime digital e quais canais oficiais podem ser usados para isso.

ADVOGADO ESTELIONATO

Essas palavras abrem precedentes para vários outros crimes, como advogados de furto assim como inúmeros outros crimes com os quais estão relacionadas. Por não ser tão genérica como Advogado Criminalista também filtra melhor possíveis clientes para o seu escritório de advocacia.

No fim das contas o segredo é testar! É preciso investir, comprar algumas palavras-chave, produzir um conteúdo de qualidade com base nessa estratégia de marketing jurídico, testar a conversão de cada palavra comprada e depois entender quais delas realmente atingem pessoas com o potencial de tornarem-se clientes do seu escritório de advocacia.Faça os testes e compartilhe conosco o seu resultado! Caso tenha mais alguma dúvida nessa área ou em qualquer outra questão relacionada ao marketing jurídico deixe nos comentários que vamos fazer um conteúdo sob medida para você!

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

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