- Chatbot: o que é?
- Como funciona?
- Os chatbots vieram para substituir o atendimento humano?
- Vantagens do chatbot para o escritório
- Os melhores chatbots para o seu escritório
- Conclusão
Você já ouviu falar em chatbot? Claro, se já tentou contratar um serviço online, ou reclamar sobre um produto, com certeza já passou por aquele contato inicial com uma marca onde você precisou “falar com um robô”, certo?
Os chatbots são exatamente utilizados para identificar de forma rápida e direta o problema do cliente/consumidor, para encaminhar essa pessoa para o melhor setor dentro da empresa que possa resolver o problema dessa pessoa.
Muitas empresas adotam o chatbot em seus setores, tanto no atendimento inicial, para ajudar o cliente a chegar no ponto exato de sua necessidade, assim como para atendimentos de pós-venda, ou demais setores.
O chatbot também é uma ótima forma de manter o atendimento com o cliente rápido, ou seja, quando ele manda uma mensagem, não precisa ficar horas esperando por uma resposta do profissional jurídico, caso o mesmo não possa responder a esse cliente na hora exata.
Essa tecnologia tem muitos pontos benéficos para o escritório, ajudando no atendimento, na solução e identificação de problemas e pontos de melhora, como em garantir mais agilidade e pontualidade em atendimentos.
Se o seu escritório ainda não utiliza um chatbot, que tal continuar a leitura e descobrir um pouco mais sobre as funcionalidades de um chatbot, além dos melhores para o seu escritório?
Chatbot: o que é?
O chatbot, também conhecido como chatterbot, é exatamente o que a palavra indica, ou seja, robôs que conversam.
De forma mais simplificada, os chatbots são desenvolvidos com o objetivo de se comunicar com os usuários, onde, na maioria das vezes eles utilizam tecnologias, como as inteligências artificiais, para proporcionar uma experiência mais próxima da real para os usuários.
Como citado anteriormente, o chatbot é muito utilizado no atendimento ao cliente, ajudando, de forma automatizada, a resolver os problemas dos usuários, visando reduzir a necessidade do envolvimento de atendentes humanos.
O processo de desenvolvimento desses robôs de atendimento foi feito com base na utilização de tecnologias como deep learning, um tipo de machine learning que treina computadores para agirem como seres humanos, e machine learning, técnica que treina os computadores para agirem como seres humanos.
Alguns exemplos de suas funcionalidades são o reconhecimento de fala, reconhecimento facial, dentre outros.
Como funciona?
Como já citado no tópico acima, o chatbot é um programa automatizado que interage com os clientes e os contatos de um escritório/empresa.
Dessa forma, podemos identificar que todos os chatbots são formados por 3 elementos essenciais, sendo eles o canal, o conteúdo, e o software.
Podemos ver que, o canal em um chatbot, significa o local em que a conversa vai ser realidade, podendo ser por WhatsApp (a mais comum), Facebook, Messenger, Telegram, Instagram, dentre outros.
Já quando pensamos no conteúdo, estamos nos referindo aos recursos utilizados no ato da conversa, como textos, emojis, arquivos de mídia, etc.
E, o software, se refere ao programa que irá comandar esse chatbot, estabelecendo as regras dessa conversa do programa com o usuário.
A utilização dos chatbots está se tornando cada vez mais comum, isso se dá pelo fato de que esses robôs podem responder e interagir com os usuários durante as 24 horas do dia, nos sete dias da semana, diferente dos humanos.
Não existem limitações de tempo ou local para um chatbot, isso torna sua implementação mais atraente para algumas empresas que podem não ter condições e recursos financeiros para manter seus funcionários trabalhando o tempo todo.
Dessa forma, precisamos deixar claro 3 coisas referentes ao funcionamento de um chatbot:
- O chatbot pode funcionar por meio de regras, ou seja, só aceitará respostas pré-determinadas;
- O chatbot pode funcionar por meio de NLP, Natural Linguage Porcessing, ou seja, uma inteligência artificial que aprende com as respostas dos usuários;
- O chatbot também pode funcionar de forma híbrida, ou seja, por meio de mensagens pré-determinadas e regras, assim como por meio da utilização de uma inteligência artificial.
Os chatbots vieram para substituir o atendimento humano?
Apesar do que muitas pessoas pensam, até o momento o chatbot não veio para substituir o atendimento humano.
Isso se dá ao fato de que, nem todo problema poderá ser resolvido pelo robô.
Ou seja, dependendo do tipo de chatbot que você utiliza, o atendimento humano pode sempre ser necessário.
Alguns usuários podem ter problemas mais complexos do que outros, ou então problemas novos que ainda não constam na base de dados do chatbot, por isso o atendimento humano é necessário.
E claro que, alguns usuários sempre preferem falar com um humano do que com um robô, então, mesmo que o chatbot seja uma evolução muito benéfica, o atendimento humano ainda se faz muito necessário.
Vantagens do chatbot para o escritório de advocacia
Claro que não poderia deixar de citar as vantagens que o chatbot pode trazer para o escritório, e se você ainda não sabe quais são, não deixe de dar uma olhadinha abaixo:
Atendimento mais ágil
A velocidade da resposta pode ser um fator decisório na hora de um cliente realizar uma compra, ou seja, ele vai sempre medir a competência do seu escritório pelo tempo que você leva para respondê-lo.
Além disso, a velocidade de resposta pode ser crucial quando se trata de conseguir um novo cliente, já que caso você demore demais, esse usuário pode conseguir um tratamento melhor na concorrência.
Por isso, a utilização de um chatbot para melhorar a velocidade do atendimento é uma ótima forma de mudar a maré do seu escritório, já que como citado anteriormente, um chatbot pode funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Com a padronização de informações e a utilização de inteligências artificiais, alguns problemas simples de serem resolvidos, já não precisam de horas e horas para serem solucionados.
Você também não irá precisar se sobrecarregar para conseguir atender a todos os clientes de uma vez, já que o chatbot fará isso por você, só necessitando a sua intervenção em casos mais complexos e fora do campo de conhecimento do robô.
Automação de mensagens
Existem diversos problemas em um atendimento ao cliente, isso porque não podemos controlar a todo momento o que todos os seus atendentes falam para cada cliente.
Na situação apresentada acima, muitas divergências de informações podem acontecer nesses atendimentos, ou até mesmo o fornecimento de informações incorretas para o cliente, que pode ser um dos principais motivos que levam ao cancelamento de um serviço.
Com o uso de um chatbot você consegue automatizar suas mensagens, ou seja, pré-aprovar o conteúdo ao qual aquele robô irá utilizar com os clientes, tornando o atendimento mais centrado e assertivo.
Além disso, o robô não deixará de seguir aquele roteiro, portanto você precisa pensar em um bom texto, que realmente solucione a dúvida apresentada pelo cliente, buscando não ser necessária uma intervenção humana.
Mais assertividade na coleta de dados
Assim como no atendimento inicial ou de cadastro de clientes, o chatbot também é utilizado em atendimentos de pós-vendas, assim como também em pesquisas de satisfação.
Esse ponto é muito importante ser considerado antes de você aderir a um chatbot para o seu escritório, já que a coleta de dados é muito importante para manter a ficha do cliente atualizada no escritório.
A mensuração de resultados e planejamentos é feita com dados, e, caso esses dados sejam divergentes, isso pode atrapalhar na gestão dos clientes.
Quando um chatbot é programado para o atendimento ao cliente, as informações serão armazenadas conforme o roteiro estabelecido pelo profissional, dessa forma a coleta de dados divergentes é quase que impossível.
Maior satisfação para os clientes
Esse ponto nos faz analisar dois polos diferentes de clientes, um é daqueles que se sentem satisfeitos por terem seus problemas resolvidos rapidamente, enquanto o outro polo se refere àqueles clientes que preferem o atendimento humano ao robotizado.
Apesar disso, utilizar um chatbot no atendimento do seu escritório trará satisfação para os seus clientes, já que o tempo de espera no contato será muito menor, além disso, dúvidas básicas, que são o grande motivo do contato de diversos clientes, podem também ser resolvidas bem rápido.
O que a maioria dos clientes não gostam é de perder tempo e sentir que o advogado não se importa com eles, assim, priorizar tempo de resposta e solução de problemas, assim como o esclarecimento de dúvidas, é muito importante.
Os melhores chatbots para o seu escritório
Já que você já sabe o que é e como funciona um chatbot, que tal conhecer os melhores para o seu escritório?
1. Leadster
Sendo uma das melhores opções quando pensamos em marketing e vendas, a ferramenta de marketing conversacional da leadster vem com o objetivo de atender grande parte das necessidades das empresas e escritórios de advocacia que buscam por um chatbot como solução.
Essa ferramenta proporciona um grande aumento na geração de leads do escritório, assim como um grande aumento na taxa de conversão dos sites e landing pages.
Essa ferramenta tem muitos diferenciais comparados a outras ferramentas, onde sua abordagem ativa, personalização de conversas, dashboards com métricas de desempenho e qualificação de leads dão destaque a marca.
Além disso, a plataforma também oferece integrações co mais de 200 outras soluções, como RD Station, PipeRun, Pluga, WordPress, Zapier e Exact Sales.
E claro que, a leadster oferece uma conta gratuita com as mesmas funcionalidades da paga, com apenas a diferença pelo limite de leads gerados ao mês. A versão paga, com a funcionalidade de geração de leads ilimitados, custa em torno de R$ 189 reais por mês e claro que você pode testá-la por 14 dias de forma gratuita.
2. Zendesk
Essa é uma das melhores ferramentas de chatbot quando pensamos em atendimento e suporte ao cliente.
Essa é uma das pioneiras do mercado, oferecendo chatbot para sites, WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail e voz/telefone.
E, apesar da empresa não oferecer uma versão gratuita, é possível optar pelo teste gratuito, ou seja, sem custos, em todos os tipos de plano, que inicial com o valor de 49 dólares ao mês.
3. amoCRM
Ao pensarmos em um chatbot específico para o WhatsApp, logo pensamos em amoCRM.
Sem a necessidade da utilização de códigos, os chatbots disponibilizados pela empresa podem ser integrados ao WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram.
E claro que, a ferramenta ainda conta com relatórios de atividades, pontuação de leads para qualificação, funil de vendas e integração com Google Analytics, MailChimp, LinkedIn, Skype e diversas outras plataformas conhecidas.
Todos os pagos da amoCRM são pagos, e os valores são a partir de 15 dólares por mês, por usuário. Além disso, a empresa oferece um teste gratuito de 14 dias para explorar a ferramenta completa.
4. ManyChat
Se pensarmos em qual a melhor empresa de chatbot para todos os canais de comunicação, como WhatsApp, Facebook, dentre outros, vale muito a pena considerar o ManyChat.
A empresa oferece uma interface amigável, em que você mesmo poderá criar o seu bot ou personalizar alguns modelos oferecidos por eles. A ferramenta foi projetada especialmente para o Facebook Messenger, então pode ser a melhor opção se você procura um chatbot para Instagram e Facebook.
O suporte da ferramenta abrange funcionalidades de marketing, vendas e suporte ao cliente, pode ser iniciado por seu escritório com uma versão gratuita, porém mais básica do que a paga, com apenas 2 sequências de perguntas, om limite de canais e limites de contatos.
E claro que, o plano pago oferece mais funcionalidades, é limitado e começa com o preço de 15 dólares ao mês para quem decidir contratá-lo.
Além da mensalidade, o ManyChat oferece a possibilidade de resposta em SMS e e-mail, com pagamento conforme a utilização do serviço. A ferramenta também oferece a possibilidade de integração com outras plataformas, como MailChimp, Hubspot, Google Sheets e Zapier.
Conclusão
Apesar do chatbot, para algumas pessoas, parecer complexo ou até sem funcionalidade, ainda vale muito a pena pensar em utilizá-lo no seu escritório.
As vantagens de aderir a um chatbot são maiores do que as desvantagens, já que garantir uma boa experiência agradável do cliente na jornada do cliente é essencial ao escritório e ao advogado.
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