A inovação na advocacia está acontecendo da mesma forma como acontece com muitos outros setores. O universo jurídico, porém, é mais apegado à tradicionalidade do que qualquer outra área, mesmo assim, está sendo impactado pelo universo digital.
Um exemplo disso é a advocacia 4.0, assim como o surgimento das legaltechs e lawtechs, que impulsionam cada vez mais o uso de tecnologia na área do direito, fazendo com que eles atuem em conjunto.
Os profissionais estão cada vez mais atentos às novidades tecnológicas no mercado jurídico porque elas ajudam a melhorar a gestão do escritório e até mesmo resolvem problemas judiciais.
Só não usufrui dessas facilidades quem realmente não quer ou quem simplesmente não compreende como a inovação está mudando a advocacia.
Só que dentro de uma sociedade cada vez mais tecnológica e conectada, deixar de acompanhar essa evolução é a receita perfeita para cair no ostracismo.
A tecnologia veio para facilitar a nossa vida de várias maneiras, principalmente no trabalho, e os profissionais de direito podem aproveitá-la.
Neste artigo, vamos explicar sobre a inovação versus o direito e a tecnologia, compreender o conceito de inovação no direito, quais são os erros que a impedem e como aplicá-la.
Inovação versus direito e tecnologia
Desde os anos 2000, muita coisa mudou por conta da internet e do avanço tecnológico cada vez mais rápido. Se não tivéssemos evoluído tanto nesse conceito, seria impossível realizar algumas atividades comuns nos dias de hoje.
Por exemplo, não seria possível estudar e trabalhar remotamente, criar uma conta bancária por aplicativo ou até mesmo contratar os serviços de um advogado de um jeito mais simples e prático.
Assim como o trabalho de uma empresa de vistorias para transferência ficou muito mais moderno e simplificado, os profissionais do direito podem aproveitar as facilidades compatíveis com sua área.
Os advogados podem ser contratados pela internet e atender várias demandas jurídicas sem precisar sair de casa. As inovações também desburocratizaram os processos em vários sentidos.
Tanto é que, hoje em dia, existem startups jurídicas no Brasil. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, atualmente existem mais de cem empresas no ramo.
O maior diferencial dessas organizações é sua estrutura e atuação, por meio de tecnologia que trazem mais agilidade para os processos jurídicos. Em vista disso, não restam dúvidas de que elas são essenciais para o mercado jurídico.
Entenda o que é inovação na advocacia
Não é necessário fazer muito esforço para entender de que maneira inovação está sendo inserida no âmbito do direito. Se você observar como os processos são realizados hoje em dia, vai notar a grande diferença com o passado.
Da mesma forma, como o escritório de confecção de moletons não utiliza tantos papéis em seu cotidiano, as folhas impressas nos escritórios de advocacia foram substituídas por procedimentos eletrônicos.
Os documentos podem ser elaborados de qualquer lugar, por isso, mesmo que a inovação pareça um conceito muito complexo, devido à diversidade de soluções tecnológicas, fica muito mais fácil entender como ela revoluciona esse mercado.
O fato é que está simplificando o dia a dia dos profissionais, no entanto, existem alguns erros que estão simplesmente impedindo que ela aconteça.
Erros que impedem a inovação no direito
Muitos profissionais da área do direito acreditam que conhecer as ferramentas digitais é o suficiente para inovar nos escritórios, mas isso não é verdade.
Algo muito comum entre a maioria das empresas jurídicas e profissionais da área é criar um perfil em diferentes redes sociais, como:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- YouTube.
De fato, elas são muito importantes para se comunicar com as pessoas, mas a inovação na advocacia só acontece quando ocorre uma mudança de mentalidade, pois é ela que realmente ajuda a alcançar a transformação digital.
Ao contrário de uma empresa de rastreamento de animais domésticos, o setor jurídico é mais resistente às novidades, o que faz com que seus processos fiquem engessados em tradições e costumes incompatíveis com os dias de hoje.
Qualquer profissional que realmente queira inovar em seu escritório deve abandonar concepções antigas e abrir a mente para novas práticas que estão revolucionando o mercado e a maneira como os processos jurídicos são executados.
Dicas para aplicar a inovação na advocacia
Antes de começar a adotar ferramentas e estratégias, a inovação na advocacia parte da cultura da empresa. Para isso, é necessário repensar comportamentos, regras e outros aspectos adotados no escritório.
É assim que a cultura da inovação na advocacia será realmente implementada de modo geral e não apenas como uma alternativa pontual.
Uma das metodologias que podem ajudar a implementar essa mudança é o Golden Circle, desenvolvido por Simon Sinek. Seu propósito é facilitar a transição de um processo clássico para um processo inovador.
Uma empresa especializada em treinamentos de brigada de incêndio usa esse método para sistematizar maneiras diferentes de pensar e agir no negócio, e tudo começa de dentro para fora.
Dentro de um escritório de advocacia, uma forma de aplicá-lo é oferecer mais liberdade para que os colaboradores possam fazer sugestões. Com isso, as mudanças não vão partir apenas dos líderes e podem ser muito mais eficazes.
Quando todos participam da mudança, os resultados vão impactar a empresa como um todo, inclusive os clientes.
É necessário ir além das tendências tecnológicas para que a inovação na advocacia realmente faça parte do seu escritório, e durante esse percurso, é fundamental adotar novas práticas que quebrem paradigmas do direito tradicional.
Vai ficar muito mais fácil gerar resultados diferenciados, e o primeiro passo para essa inovação é fazer uma mudança de gestão, de modo que ela seja capaz de difundir a cultura em todos os níveis da corporação.
Por exemplo, na hora de atrair clientes, é possível fazer algumas implementações que mudam a maneira de chegar até eles, do mesmo modo como acontece com empresas de vigilâncias desarmadas.
Durante muito tempo, a propaganda boca a boca entre os clientes de um escritório foi o principal meio para que os advogados conseguissem atrair novas oportunidades.
Atualmente, com o advento da internet, esse tipo de comunicação não é mais suficiente, principalmente por conta das redes sociais que mudaram muito a maneira como as pessoas interagem umas com as outras.
Com base nessas mudanças, o escritório precisa pensar em novas maneiras para captar seus clientes, delimitando pontos importantes.
Um deles está relacionado à essência do escritório, sendo necessário definir sua missão, visão e valores. Toda vez que surgir uma novidade, será possível fazer uma análise mais abrangente para identificar se ela faz sentido ou não.
Assim como um fabricante de placas personalizadas, o escritório também precisa definir seu posicionamento e as áreas em que atua.
Você pode pensar na área médica, pois quando uma pessoa tem um problema no coração, procura o cardiologista.
Na área do direito, a mesma definição é importante, assim sendo, estabeleça quais são as especialidades do escritório e se aprofunde nelas. É assim que o público vai enxergá-lo como autoridade no assunto, sendo mais fácil atrair potenciais clientes.
Uma das estratégias de marketing mais importantes é a definição da persona, que nada mais é do que um personagem semi fictício que representa as características de seu cliente em potencial.
Todas as estratégias de marketing de um fabricante de painéis front light são direcionadas para a persona e seu escritório precisa fazer a mesma coisa.
Caso contrário, você perderá muito tempo, dinheiro e esforço se comunicando com pessoas que não se interessam ou não precisam contratar seus serviços.
Dentre as características da persona que você precisa conhecer está a idade, profissão, estado civil, gênero, escolaridade, problemas e necessidades. Sabendo quais são elas, fica mais fácil oferecer as soluções adequadas.
Por fim, é muito importante criar uma estratégia de marketing jurídico para se relacionar com possíveis clientes.
Quando uma pessoa procura uma empresa de sistemas de controle de acesso, não está preocupada apenas com o preço do serviço, tanto é que muitos consumidores estão dispostos a pagar mais para ter uma experiência positiva com a organização.
Da mesma forma, a partir do momento em que seu escritório estabelece uma relação promissora com o público, é natural que ele seja procurado quando eles tiverem alguma dúvida ou realmente precisarem de auxílio.
Várias estratégias de marketing digital podem ser usadas pelos escritórios de advocacia, como no caso do marketing de conteúdo, que ajuda a produzir materiais relevantes e respeita as imposições da OAB.
Considerações finais
Portanto, o conceito de inovação na advocacia está presente em muitos aspectos do cotidiano e setores do mercado, e com o direito não é diferente.
Inovar é necessário para se manter relevante, acompanhar as mudanças da sociedade e facilitar o trabalho dos profissionais e empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Podemos ajudar?
Somos uma plataforma de tecnologia jurídica registrada no CNPJ nº 49.165.270/0001-70. Conectamos pessoas que precisam da Justiça a advogados nas mais diversas áreas do direito.
Quer encontrar um especialista em seu caso? Clique aqui e nos permita ajudá-lo(a), conhecemos os melhores advogados do Brasil.
Nossa sede fica em Curitiba mas estamos presentes em todos os Estados do Brasil, conectados com advogados especialistas em mais de 128 causas e áreas do direito.
É Advogado e gostaria de ajudar clientes a obterem seu benefício nas especialidades acima? Conectamos anualmente mais de 328.000 pessoas que precisam da justiça! Fale com a gente e faça parte da nossa comunidade de Advogados especialistas.