5 passos para captar clientes na Advocacia com Marketing Jurídico

Guilherme Barbosa

Como especialistas em marketing jurídico nos deparamos diariamente com inúmeros advogados que estão começando suas ações de marketing digital e ainda tem muitas dúvidas, principalmente sobre como captar clientes para seus escritórios de advocacia.

Com base no vídeo 5 passos para atrair clientes com Marketing Jurídico, disponível em nosso canal do YouTube, compartilhamos 5 pilares essenciais para ter sucesso no marketing jurídico sem ferir o código de ética da OAB. E o melhor de tudo, se você mandar muito bem no conteúdo vai crescer organicamente, sem precisar investir nisso.

Hoje o Facebook entrega o seu conteúdo para apenas 1,2% dos seus seguidores, ou seja, se você tem 500 seguidores, apenas seis ou sete usuários irão visualizar os seus posts organicamente (sem investimento), então quanto mais atrativo e interessante for o seu conteúdo, melhor ele irá performar e aumentará as chances das pessoas curtirem e compartilharem o seu post. Veja como fazer isso:

CONTEÚDO

Única forma de estar seguro e não ferir o código de ética da OAB! O conteúdo deve ser informativo e consultivo, sem mercantilização e pode ser feito em texto, vídeo ou áudio (podcast), você escolhe.

Atualmente, para aparecer na primeira página do Google organicamente (quando as pessoas pesquisam algo relacionado a área de atuação do seu escritório) pode levar até anos de muita dedicação na produção dos conteúdos e aplicação das técnicas de SEO..

Veja também o conteúdo completo de como aparecer na primeira página do Google.

O trabalho do marketing jurídico é fazer a publicidade do conteúdo do seu escritório de advocacia por meio das redes sociais, assim você faz com que o conteúdo alcance as pessoas e o Google comece a olhar para o seu site ou suas redes sociais com mais propriedade.

CONSISTÊNCIA

Sem consistência não chega em lugar nenhum, não é mesmo? Faça um por semana, um a cada quinze dias ou um por mês, mas seja consistente. Por muito tempo não conseguimos produzir os mesmos dois conteúdos em vídeo, que publicamos no YouTube da 3MIND em texto, porque consome muito tempo e naquele momento não era viável em nosso projeto. Há pouco tempo que conseguimos efetivamente resolver este problema, ampliando nossa equipe e possibilitando incluir esta nova fase em nosso planejamento estratégico de marketing digital. 

Escolha o seu canal de comunicação, defina uma meta de produção de conteúdo e seja consistente. Se você gosta de falar em vídeo, ótimo! O YouTube valoriza muito a consistência e é uma das plataformas digitais de retorno na advocacia. Isso porque você consegue se conectar com as pessoas e elas conseguem consumir o conteúdo com facilidade. O consumo de conteúdo em vídeo é uma tendência mundial, quem poderia imaginar o estouro do TikTok durante a pandemia? Fique de olho nas oportunidades!

SEJA INTERESSANTE

Fale sobre o que as pessoas estão procurando. Há pouco tempo fizemos um conteúdo sobre como captar clientes na advocacia trabalhista. No Google Trends, ferramenta gratuita de marketing digital, você consegue entender como são feitas as pesquisas do usuário.

A reforma da Previdência, por exemplo, gerou e continua gerando inúmeras dúvidas. No empresarial existem muitas perguntas sobre contratos, por exemplo. Busque isso, entenda as ferramentas e responda o que as pessoas estão perguntando. Essa é uma estratégia básica de marketing jurídico que ajuda muito na captação de clientes.

Se o advogado escreve sobre o que ele quer ler e não exatamente sobre o que as pessoas precisam, ele não prenderá a atenção do usuário, vai apenas “fazer bonito” para outros amigos advogados.

FOCO

Tenha foco! Se um dia o site ou as redes sociais do seu escritório de advocacia falam sobre questões trabalhistas, no outro dia abordam direito do consumidor e no terceiro falam de direito de família, seu marketing jurídico vai virar uma bagunça.

O usuário vai se perguntar: no que ele é especialista? Hoje tem especialista para tudo, ninguém opera joelho com clínico geral. Se você vai falar de trabalhista com viés empresarial fale só sobre isso.

Mapeie as perguntas que os empresários fazem quando procuram o seu escritório de advocacia, assim você vai ter ideias frescas na hora de produzir o conteúdo. Busque essas dúvidas no Google Trends, veja como é feita essa pesquisa e responda essa pergunta.

Não perca os insights dos seus clientes, anote TUDO e aplique nas suas estratégias de marketing jurídico.

ENGAJE

Não tenha vergonha de pedir para que as pessoas compartilhem o seu conteúdo informativo e consultivo que não fere a OAB. Mostre que você está disponível para os seus seguidores. Assine seu conteúdo com: Deixe seu comentário que eu terei prazer em responder. Isso não é uma consultoria gratuita e vai engajar os usuários, podendo gerar negócios para o seu escritório de advocacia.

Seja orientativo e esqueça a mercantilização: me ligue, vamos marcar uma reunião -- isso não pode. Mas você pode se aproximar do consumidor e mostrar o que você sabe. Gere conexão, relacionamento e daí virão os resultados, é isso que vai diferenciar o seu escritório da concorrência.Gostou das nossas dicas para começar as estratégias de marketing jurídico do seu escritório de advocacia? Simples e direto do jeito que a gente gosta. Coloque elas em prática e conta pra gente como foi, estamos à disposição caso precise de alguma ajuda para começar esse processo!

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

Compartilhe

© 2019 3MIND – Todos direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.

Responder
Olá, meu nome é Victor! 😊

Nós já ajudamos mais de 100 escritórios de pequeno a grande porte a construir sua autoridade.

Como podemos lhe ajudar?