Advocacia Criminal para iniciantes

Advocacia criminal: advogado iniciante

Guilherme Barbosa

No episódio 22 do 3MINDCAST o advogado criminalista, André Colares, fundador do MindJus Criminal compartilha os insights práticos dos + de 400 Criminalistas conectados na maior plataforma do Brasil. Nesse artigo separamos alguns pilares fundamentais para o sucesso na advocacia criminal: entre eles a troca de experiência entre advogados (sem reservas), a criação de oportunidades e a advocacia colaborativa.

SEGREDO DO SUCESSO NA ADVOCACIA CRIMINAL

Para responder essa pergunta seguimos a lógica inversa de um pensador inglês que define os três caminhos para o fracasso: não compartilhar conhecimento, não praticar o que se ensina, não perguntar.

Compartilhe conhecimento: divida tudo o que você sabe, transborde, no mundo o princípio da reciprocidade acaba te atingindo. Essa é a bandeira da advocacia colaborativa, unindo habilidades e somando forças conseguimos ir mais longe.

Honestidade de conduta: conseguir sustentar na prática aquilo que você fala, é necessário que “a sua mão acompanhe o seu verbo”

Perguntar o que se ignora: ter humildade para saber que não se sabe tudo e permitir que o outro, até mesmo aquele com menos experiência te ajude a ser e fazer melhor o seu trabalho.

Com isso não tem como errar!

APRENDIZADOS PRÁTICOS NA ADVOCACIA CRIMINAL

A troca de experiência transforma, e é muito comum escutar do seu pai como é importante aprender com o erro do outro.

Compartilhar um fracasso ou uma derrota é tão importante como compartilhar a vitória, porque você oferece ao seu colega um caminho a seguir ou não seguir.

Para isso é preciso se desprender do julgamento alheio. Essa é a premissa fundamental da troca de experiência que acaba exponencializando a sua sabedoria, gerando valor para si e para o outro!

CASOS VITRINE NA ADVOCACIA CRIMINAL

“Sorte é o encontro da oportunidade com a preparação.”

Por isso atuar em casos midiáticos apresentando um bom trabalho pode ser uma grande vitrine. Por isso é necessário estar preparado para apresentar nesse cenário um patamar de trabalho suficiente para te alavancar e te levar para outro patamar.

Aparecer na mídia é uma boa vitrine para vender o seu trabalho e encarar a advocacia como um negócio é fundamental nesse contexto. Ainda que você pague para trabalhar assim como você paga para aparecer em determinadas mídias permitidas pela OAB (google como exemplo), vale o investimento se a oportunidade permitir essa visibilidade.

Cursos de Marketing JurídicoPowered by Rock Convert

ADVOCACIA CRIMINAL PARA INICIANTES

  1. Apresentar um trabalho de qualidade para todos os clientes, pois você nunca sabe de onde virá a oportunidade da sua vida.
  2. Atuar como dativo, se coloque à disposição independentemente do valor, vá ao júri e apresente o máximo que você puder. Busque praticar uma defesa plena para aquele indivíduo, seja contundente, agressivo e dignifique o cliente que está confiando no seu trabalho como advogado criminal.
  3. Saia do escritório e conecte-se com pessoas. Os clientes vão vir do meio social, do Rotary, da Maçonaria, da Igreja. Se você não tiver essa característica de engajamento no meio social, procure um sócio que tenha. O advogado não precisa ser bom em tudo, ele precisa se conectar com as pessoas certas.
  4. Seu escritório de advocacia precisa ser um time com diferentes habilidades para prosperar no mercado atual.
  5. Trabalhe com parceiros de outras áreas da advocacia e da mesma área também, e compartilhe conhecimento e clientes. Crie parceiros e relacionamentos em todos os segmentos!

3 PILARES DA ADVOCACIA CRIMINAL

Liberdade: dominar a arte do habeas corpus

Nulidade: perspectiva do processo penal

Narrativa: conseguir construir uma história

3 PILARES DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Produção escrita: importante que suas peças divulguem o escritório de advocacia, o processo é público e você não pode ter medo de entregar para o cliente o que foi escrito para a defesa dele.

Performance oral: habilidade na sustentação oral do tribunal do júri.

Relacionamento e construção de autoridade: é o que vai trazer para dentro do escritório oportunidades de atuação.

COMO INOVAR NA ADVOCACIA CRIMINAL

Não há como viver no mercado contemporâneo sem pensar em inovação. No mundo da tecnologia quem está antenado agora já está desatualizado, recomeçamos dia a dia. Para se manter atualizado trazemos algumas dicas:

1. Consumir conteúdos como podcasts ajuda muito a abrir a cabeça do advogado, trocar ideias sobre tecnologias e novas formas de fazer direito e ir se inteirando do mercado, buscando informações.

2. Se arriscar também é fundamental. Queimar a ponte e se colocar em uma situação onde não é mais possível retroceder, a zona de conforto é o pior ambiente para permanecer, para buscar inovação é preciso buscar o desconforto.

3. Combinatividade: buscar uma combinação inédita, pegando várias coisas que já existem e adaptá-las para a sua área e para uma nova perspectiva, aprimorar nas suas experiências positivas e negativas. Inovar não é inventar a roda, é construir uma combinação inédita de coisas já existentes.

4. Marketing Jurídico Digital: para conquistar novos mercados e captar clientes online o marketing jurídico digital é uma ferramenta que está sempre se inovando. Saiba mais no conteúdo abaixo:

Receba conteúdos e estratégias atualizadas de Marketing Jurídico gratuitamente!

Sobre o autor
Guilherme Barbosa

Guilherme Barbosa

Especialista em marketing com ênfase no universo Jurídico. Criador e mentor de novos negócios (startups), e expert em Inteligência analítica e Big Data (PUC-PR). Minha paixão - transformar números, dados e intuições em estratégias eficientes.

Compartilhe
Responder
Olá, meu nome é Victor! 😊

Nós já ajudamos mais de 100 escritórios de pequeno a grande porte a construir sua autoridade.

Como podemos lhe ajudar?